por -
10 dicas de como cortar gastos no restaurante
5 (100%) 2 votes

banner-estoque-360

Como cortar gastos no restaurante sem comprometer toda a operação? Essa é uma pergunta que, sem dúvidas, é feita por muitos donos de estabelecimento desse tipo diariamente, e a boa notícia é que chegar a esse resultado é muito mais simples do que possa parecer. Acompanhamento constante de algumas áreas e pequenos ajustes em outras, por exemplo, já são mais do que suficientes para otimizar o orçamento.

Veja a seguir 10 dicas que listamos especialmente para te ajudar nessa tarefa.

Dicas de como cortar gastos no restaurante

DICA 1: TENHA CRITÉRIOS NA HORA DE CONTRATAR E TAMBÉM DEPOIS DA CONTRATAÇÃO

Altos índices de contratação e demissão custam dinheiro para qualquer empresa, por isso um dos segredos para cortar gastos é justamente contratar de forma certeira, mas para isso é preciso utilizar alguns critérios.

Entre em contato com empresas nas quais o candidato trabalhou anteriormente, crie um check-list para contratação e o que mais julgar necessário. Não se esqueça, porém, de dar andamento mesmo após contratar, e nessa hora um dos melhores critérios para manter a pessoa alinhada aos seus objetivos é fornecer treinamentos constantes e estar aberto a ouvir dicas e sugestões, valorizando a opinião do colaborador.

DICA 2: ADOTE PADRÕES EM SUA OPERAÇÃO

Seu restaurante não possui nenhum Procedimento Operacional Padrão (POP)? Se não possui, é hora de começar a estabelecer alguns padrões, o que com certeza irá contribuir para que a rotina de todos os envolvidos seja bem mais simples.

Além disso, adotar esses procedimentos te ajudará também a ter um controle maior dos seus custos, mostrando se há algum ponto no qual a economia deve ser maior.

DICA 3: CRIE UM CARDÁPIO INTELIGENTE E NÃO ABRA MÃO DA FICHA TÉCNICA

Um cardápio bem feito não precisará ser refeito, certo? Então crie um cardápio que de fato te ajude a vender e encante os seus clientes, como é ensinado nesse treinamento.

Já no preparo de cada prato ou bebida desse cardápio, não abra mão da Ficha Técnica, pois é ela que te permite saber quanto de cada ingrediente de fato vai na receita e qual o custo total da mesma, ajudando a chegar no preço de venda perfeito e não perder nem um centavo durante o processo.

DICA 4: ACOMPANHE DE PERTO O CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA

Se há uma dica de como cortar gastos no restaurante que não podemos esquecer de dar, é essa!

Mesmo que você acredite que não esteja gastando tanto, avalie com mais critério esses dois pontos, pois muitas vezes há como economizar ainda mais, seja reutilizando água da chuva para algumas atividades ou colocando sensores de movimento para as luzes, por exemplo.

DICA 5: TENHA UM PLANO DE MANUTENÇÃO EM RELAÇÃO AOS EQUIPAMENTOS

Outra forma de cortar gastos em seu negócio é fazer o possível para evitar ter que comprar ou concertar os equipamentos que já possui.

Portanto, além de fazer suas compras com um fornecedor de confiança, adote um plano de manutenção e de tempos em tempos verifique se há algo que aparentemente precisa de reparos. Se houver, dê prioridade e, assim, não deixará que a situação piore a ponto de ter que comprar um equipamento novo.

DICA 6: INVISTA EM UMA BOA GESTÃO DE ESTOQUE

Você sabia que provavelmente tem em seu estoque produtos que poderão ser perdidos por falta de uso? Isso significa que a compra dos mesmos foi feita sem estudo, e isso com certeza significa, também, dinheiro jogado fora.

dicas-de-como-cortar-gastos-no-restaurante

Uma boa gestão de estoque serve, entre outras coisas, para evitar cenários como esses, otimizando suas compras em cada centavo.

DICA 7: VERIFIQUE CONSTANTEMENTE SUAS CONTAS

Acima falamos sobre o consumo de água e energia, mas para saber como cortar gastos no restaurante de verdade é preciso considerar outras contas ligadas ao seu negócio.

Quanto é gasto com contabilidade todo mês? E com o banco?

Converse com seu contador a respeito e veja onde é possível economizar.

DICA 8: TENHA CUIDADO COM A ASSINATURA DE CONTRATOS

Todo e qualquer contrato deve ser lido com cuidado antes de ser assinado, pois muitas vezes envolve números e cláusulas que te farão ter gastos indesejados, como no caso de contratos que são renovados automaticamente.

Leia cada um com cuidado e, se preciso, peça que seu contador ou advogado também faça uma leitura criteriosa.

DICA 9: NÃO CRIE PROMOÇÕES SEM ESTUDAR ESSA DECISÃO

Promoções são ótimas para atrair clientes, mas para surtir bons resultados e não levarem ao gasto indesejado de dinheiro (sem nenhum retorno) é preciso que sejam pensadas com cuidado.

Não que você precise parar de utilizá-las, mas pense se realmente está valendo a pena e qual é o real objetivo de cada promoção.

DICA 10: VEJA SE REALMENTE VALE A PENA CONTRATAR UMA EMPRESA PARA CUIDAR DO SEU MARKETING

Um bom marketing é essencial para qualquer negócio, mas nem por isso é preciso contratar uma empresa para cuidar dessa área, e essa é uma dica poderosa de como cortar gastos no restaurante.

Muita coisa você mesmo pode estudar e colocar em prática, sabia? Muitas empresas se vendem prometendo milhares de curtidas e seguidores para o seu negócio, por exemplo, mas não explicam que esses números na maioria das vezes pouco ou nada importam, o que ilude o empreendedor e faz com que ele gaste dinheiro sem ter resultados efetivos.

A boa gestão de estoque é uma das melhores formas de cortar gastos

Como você conseguiu perceber nas dicas acima, a gestão de estoque bem feita é essencial para que você consiga cortar gastos desnecessários, evitando ainda o desperdício de insumos.

Para muitos donos de restaurante, porém, essa é uma área difícil de ser administrada, quando na verdade bastam alguns cuidados simples para que todo o processo de gestão, desde a compra até a ida do produto para a cozinha, seja melhorado e favoreça o financeiro.

Para entender mais sobre o assunto, aprender a gerir seu estoque com excelência e, com isso, conseguir economizar muito mais dinheiro em seu negócio, conheça o Treinamento Estoque 360º clicando no link abaixo.

Se ficar com qualquer dúvida, é só entrar em contato.

banner-estoque-360