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Infelizmente nem todos os empreendedores sabem como lidar com as avaliações negativas do restaurante nas redes sociais, o que pode levar a sérios problemas em relação ao modo como as pessoas enxergam a marca.

Sim: pode parecer algo bobo, mas tenha certeza de que se sua gestão não for eficaz também nesse ponto, sua credibilidade pode ir por água abaixo em pouquíssimo tempo.

Hoje em dia todos querem estar nas redes sociais, o que é uma decisão correta, como falaremos mais abaixo nesse mesmo artigo, mas para isso é preciso se preparar para receber também os feedbacks negativos.

Você recebeu alguns ou teme receber e não saber como agir?

Então confira nossas 5 dicas a seguir.

Como lidar com as avaliações negativas do restaurante nas redes sociais

NÃO RESPONDA NADA NO CALOR DO MOMENTO

Você com certeza já deve ter visto por aí, nas próprias redes sociais, muitos prints de conversas nas quais o funcionário do estabelecimento responde de imediato e de forma grosseira, mostrando claramente que não está preparado para responder feedbacks negativos.

Mas acontece que, muitas vezes, esses feedbacks são, na verdade, críticas construtivas que podem ser usadas a ser favor, valendo a pena elaborar uma resposta com CALMA. Mesmo que seja algo não construtivo, tome essa mesma atitude e jamais responda de imediato, pois grandes são as chances de a “raiva” fazer você escrever o que não deve.

NÃO FIQUE SEM RESPONDER

Tire o tempo que for necessário para pensar em uma resposta, mas NUNCA deixe de responder.

Essa é uma das dicas mais preciosas para lidar com as avaliações negativas do restaurante nas redes sociais. Imagine que, ao escrever uma avaliação desse tipo, o cliente certamente está descontente com algo, portanto ignorá-lo apenas deixaria a situação ainda pior, além de mostrar para qualquer pessoa que ler o que foi escrito que você e sua equipe não tomaram nenhuma atitude.

LEMBRE-SE QUE O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO

Voltando aos prints que vemos aos montes nas redes sociais: não raramente eles são repletos de respostas grosserias, com a marca querendo a todo custo ter razão.

Mas, vamos pensar por outro lado: se foi feita uma avaliação negativa, algum motivo houve para isso, e seu cliente está no direito de se mostrar insatisfeito da maneira que achar melhor, cabendo a você saber lidar com a situação.

MANTENHA A EDUCAÇÃO O TEMPO TODO

Infelizmente há os casos nos quais o cliente não tem razão, mas por algum motivo fala de forma negativa do restaurante, e você não precisa excluir o comentário por conta disso, a não ser que contenha palavras inapropriadas, por exemplo.

Nos mais, preze sempre por respostas educadas, valendo inclusive se desculpar mesmo sabendo que sua equipe não fez nada de errado. Mais uma vez: lembre que outras pessoas vão ler, e é fundamental que elas admirem o comportamento do seu restaurante nas redes sociais.

SE ESFORCE PARA RESOLVER QUALQUER PROBLEMA

Educação e empatia são essenciais para lidar com as avaliações negativas do restaurante nas redes sociais, mas será que apenas responder é suficiente? Do ponto de vista do cliente pode ser que não e, de qualquer forma, é sempre válido mostrar que realmente se importa em manter uma boa relação.

Nesse caso, se esforce em mostrar que está cuidando para que o problema apontado na avaliação seja solucionado.

Houve uma reclamação por conta de a comida chegar fria, por exemplo? Alerte sua equipe e considere oferecer algum desconto para esse cliente em sua próxima visita, solucionando o problema, evitando que apareçam outros e gerando fidelização.

A importância das redes sociais para o seu restaurante

Agora que você já conhece algumas dicas para lidar com as avaliações negativas do restaurante nas redes sociais, que tal refletir sobre outro ponto:

A real importância que as redes sociais têm para o seu negócio!

Como citamos no início do artigo, hoje em dia todos querem estar nas redes sociais, mas nem todos se preparam para as consequências dessa decisão ou sabem como ela realmente deve ser utilizada a favor do crescimento de uma marca.

Você sabia, por exemplo, que as redes sociais:

TE PERMITEM MOSTRAR PARA AS PESSOAS UM OUTRO LADO DO SEU NEGÓCIO

Uma vez que você passa a ter um espaço não apenas para vender, mas também para falar sobre seus processos, mostrar o dia a dia do restaurante, entre outras coisas, te aproximando ainda mais do seu público.

SÃO UMA DAS MELHORES FORMAS DE DIVULGAÇÃO QUE EXISTEM ATUALMENTE

É possível trabalhar vídeos, fotos, enquetes e promoções de forma extremamente criativa, interagindo com todos que te seguem e atraindo ainda mais pessoas para conhecer seu negócio.

NÃO EXIGEM GRANDES INVESTIMENTOS PARA SEREM TRABALHADAS

Com a estratégia orgânica certa é possível obter ótimos resultados nas redes sociais, mas não se preocupe caso veja necessidade de partir para a divulgação paga: é possível adequar o valor investido ao seu bolso, ou seja: não é preciso investir grandes quantias.

Mesmo para quem é do food service, como você, vale muito a pena se aprofundar também no marketing digital, mais especificamente nos estudos voltados para a rede social com a qual se trabalha ou pretende trabalhar.

Dessa forma será possível aprender ainda mais sobre como lidar com as avaliações negativas do restaurante nas redes sociais. Esse assunto, por sinal, é fundamental para quem está começando a empreender, bem como outros, como maneiras de se conectar de forma efetiva com o público-alvo, como aplicar técnicas poderosas de marketing no dia a dia do restaurante, como criar um cardápio que realmente gere vendas, e muito mais.

Esses e outros assuntos são abordados no ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, pensado justamente para quem está no início e precisa saber como, exatamente, deve cuidar de diversos detalhes, como os mencionados acima.

Se esse também é o seu caso, comece seu aprendizado AGORA MESMO: clique no link acima, ou no banner abaixo, e obtenha todas as informações sobre esse material.

E se ficar com qualquer dúvida basta clicar aqui para entrar em contato com a nossa equipe.

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