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Os períodos sazonais podem afetar QUALQUER negócio positivamente, mas também podem ser drásticos para quem não se preparar da forma certa. Para evitar que você passe por isso, separamos nesse artigo 5 dicas para superar a sazonalidade no restaurante e, assim, garantir que seu lucro não seja afetado, independente da época do ano.

Saiba mais no decorrer da leitura.

Os “tipos” de sazonalidade que existem e podem afetar seu restaurante

Antes de dar sequência, porém, vamos falar um pouco sobre os tipos de sazonalidade que podem afetar seu restaurante?

Podemos dizer que são basicamente dois tipos: o que está ligado aos produtos que são utilizados para o preparo dos pratos em sua cozinha, e ainda aquele que está ligado à queda de movimento.

Esse último é ocasionado, por exemplo, pelos chamados “momentos de crise” nos quais o poder de compra dos clientes diminui e eles passam a comer menos fora de casa, e também quando a alta temporada, nos casos de locais turísticos, acaba. Já o primeiro diz respeito à falta de alguns produtos no mercado por conta da época do ano ou mesmo por conta de queda de produtividade.

Como agir quando os produtos que você precisa estão em falta?

E quando o movimento cai, por diversos motivos?

Leia as dicas abaixo para saber o que fazer.

Dicas para superar a sazonalidade no restaurante que você deve adotar agora mesmo

O ideal é que seja feito um planejamento anual, já considerando as épocas em que o movimento tende a cair e em que alguns produtos deixam de ser fornecidos, além de todas as informações que você e sua equipe precisam para criar as soluções antes mesmo que o problema apareça.

Mas, tendo ou não esse planejamento, essas dicas devem ser colocadas em prática:

DICA 1 – TENHA UM BOM RELACIONAMENTO COM SEUS FORNECEDORES

Ter um bom relacionamento com todas as pessoas envolvidas com o seu restaurante é primordial, mas também é seguro dizer que com os fornecedores essa relação deve ser ainda mais especial.

Através dela você poderá entender muito mais sobre a sazonalidade dos produtos que utiliza, podendo entender quando e por que estarão em falta. E, uma vez que seu fornecedor também entenda sobre seu negócio, poderá te ajudar a escolher os melhores itens para substituir os que não estarão disponíveis por um tempo.

DICA 2 – FIDELIZE SEUS CLIENTES

Falar sobre fidelização de clientes é sempre importante, e nas dicas para superar a sazonalidade no restaurante também, sabia?

Clientes fidelizados sempre irão optar pelo seu restaurante em primeiro lugar, independente do tipo de sazonalidade que afete seu negócio: caso não possam comer fora com frequência pelo fato de o poder de compra ter diminuído, por exemplo, sempre que surgir a oportunidade irão primeiro ao seu estabelecimento, e não na concorrência.

Lembre-se que fidelizar também significa criar uma boa relação, pautada também na transparência: se um determinado ingrediente está em falta, explique a respeito, sugira outros pratos, enfim… Surpreenda seu cliente de forma positiva.

DICA 3 – ESTOQUE COM ANTECEDÊNCIA TUDO O QUE FOR POSSÍVEL

Alguns produtos irão faltar durante o ano, isso é fato, mas evite que seu restaurante passe por grandes problemas com isso estocando uma maior quantidade de tudo que for possível estocar com antecedência.

Certifique-se da data de validade e de ter o espaço apropriado e converse com seus fornecedores sobre a possibilidade.

Leia também: 13 dicas práticas de controle de estoque do seu restaurante

DICA 4 – CRIE PROMOÇÕES

Ainda no caso em que seu restaurante se torna mais vazio por conta da época do ano ou outro motivo, adote a criação de promoções como forma de atrair clientes e manter a casa mais cheia possível.

Mas não se esqueça: toda promoção deve ser muito bem ESTUDADA antes de sair do papel, caso contrário poderá fazer com que você tenha prejuízo.

DICA 5 – CRIE UM CARDÁPIO SAZONAL

Outra das dicas para superar a sazonalidade no restaurante é criar um cardápio sazonal, utilizando aqueles produtos próprios da época e, assim, criando um motivo a mais para que as pessoas queiram frequentar seu estabelecimento para provar algo novo.

Vamos falar um pouco mais sobre essa estratégia no próximo tópico.

Os cuidados com o cardápio sazonal

Lembra do planejamento, que mencionamos mais acima?

Ele também é MUITO importante na hora de criar um cardápio sazonal, pois não basta simplesmente escolher uma fruta do momento, por exemplo, e criar algo com ela, sem nenhum critério ou informação para se basear.

Aproveite a boa relação construída com seus fornecedores para perguntar tudo sobre essa fruta podendo, assim, saber até quando o prato criado poderá ficar no cardápio, antes que ela deixe de ser vendida novamente.

Outra dica importante: JAMAIS mude todo o seu cardápio para agregar produtos sazonais!

Nada impede que seja criado um cardápio menor focando somente nos produtos de verão que fazem sucesso na região em que o restaurante está, mas, pelo fato de esse cardápio ser “passageiro”, o anterior deve ser mantido.

Na dúvida, não se esqueça que menos é mais: elabore somente um ou dois pratos sazonais, quem sabe com base numa pesquisa junto aos clientes, divulgue-os e colha os feedbacks depois, para saber qual foi o nível de aceitação.

Parece complicado demais?

Não se preocupe: com o Treinamento Cardápio Vendedor você irá obter todo o conhecimento necessário para colocar essa dica em prática, aprendendo muito mais também sobre sazonalidade e como lidar com ela para continuar lucrando.

Um dos pontos principais do treinamento é o uso da Ficha Técnica como ferramenta para padronização e PRECIFICAÇÃO de cada prato produzido em sua cozinha, portanto você aprenderá, ainda, a colocar o preço certo nos itens elaboradores especialmente para esse cardápio sazonal, por menor que ele seja.

Quer saber mais? Então clique nesse link para ver todas as informações sobre o treinamento e saber o que alguns alunos têm a dizer sobre ele.

Se ficar com qualquer dúvida, entre em contato clicando aqui e converse com a nossa equipe, teremos imenso prazer em te ajudar a transformar seu negócio e lucrar independente da época do ano.

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