como-criar-um-cardapio-curso

Que tal descobrir algumas estratégias para aumentar as vendas de um restaurante? Nesse artigo separamos 5 delas, mais algumas informações extras que com certeza te ajudarão a ter um lucro maior, ao mesmo tempo em que estimula seus clientes a gastarem mais.

Tais estratégias são simples de serem aplicadas, e a curto prazo já podem gerar resultados incríveis. Saiba mais no decorrer da leitura

Diminuir custos e aumentar as vendas: uma necessidade para qualquer negócio

Se você chegou até esse artigo e o abriu, é por que realmente busca estratégias para aumentar as vendas de um restaurante, e está no lugar certo para conhecê-las.

O aumento das vendas sem dúvidas é uma necessidade em QUALQUER tipo de negócio, bem como a diminuição dos custos e o uso correto dos recursos dos quais o empreendedor dispõe, e temos certeza de que essa é a sua intenção: gastar menos e lucrar mais.

Um bom primeiro passo, nesse contexto, é buscar formas de atrair novos clientes para o seu restaurante, o que sem sombra de dúvidas representa mais vendas. Algumas promoções e ações criativas de divulgação são um ótimo exemplo de como isso pode ser feito, mas também representam um investimento, mesmo que pequeno.

Considerando esse ponto, buscar fidelizar os clientes que já possui acaba sendo muito mais barato do que atrair outros, como mencionado no artigo Tíquete médio: como gerar valor e fidelizar o cliente do seu restaurante.

Dito isso, vamos às estratégias para aumentar as vendas de um restaurante que podem ser aplicadas agora mesmo, sem envolver nenhum esforço em atrair novas pessoas para seu estabelecimento?

Estratégias para aumentar as vendas de um restaurante: comece a aplicá-las o quanto antes!

TRABALHE COM DELIVERY

Se seu restaurante não trabalha com entregas, considere adotar essa estratégia de vendas.

Afinal, com ela você abrirá uma nova oportunidade para que seus clientes comam seus pratos mesmo nos dias em que não querem ou não podem sair de casa. A partir do momento em que oferecer delivery, lembre-se de não depender apenas de um canal para vender.

Ou seja: ao invés de receber pedidos somente pelo telefone, utilize também WhatsApp e o que mais julgar necessário, como aplicativos. Nesse último caso, estude a possibilidade de criar um para o seu restaurante ou se cadastrar nos que já existem, o que também ajudará a deixar sua marca mais conhecida.

CRIE UMA CONEXÃO COM SEUS CLIENTES

E acredite: criar essa conexão não é difícil como pode parecer.

Basta que você e sua equipe sejam fieis aos valores aos quais o restaurante se propõe, gerando confiança. A transparência também é importante nesse processo, e eis uma forma simples de transmiti-la: apostando na proximidade, mostrando um pouco do dia a dia da sua cozinha e dos cuidados com o salão através de vídeos curtos nas redes sociais, por exemplo.

EXPONHA SUAS BEBIDAS E SOBREMESAS

Se a ideia é vender mais, por que não deixar ao alcance dos olhos dos clientes alguns produtos para gerar desejo de compra?

Exponha suas bebidas de forma atrativa, lembrando o cliente de que elas estão ali, e se possível faça o mesmo com as sobremesas, através de uma vitrine própria para elas. Aliás, os pratos doces, quando bem apresentados, são irresistíveis.

USE SEUS JOGOS AMERICANOS COMO FERRAMENTA DE VENDAS

Nem todos os restaurantes utilizam jogos americanos que podem ser personalizados, pois muitas vezes eles não combinam com o conceito da casa. Mas, se esse NÃO é o caso do seu restaurante, utilize esse item de mesa como ferramenta de venda.

Você com certeza já deve ter reparado nos jogos americanos do Habib’s, por exemplo, e é justamente essa a linha que sugerimos: inserir fotos de alguns produtos, informações sobre eles… O que for capaz de atrair a atenção do cliente.

TREINE SEUS GARÇONS

Se o assunto é conhecer estratégias para aumentar as vendas de um restaurante, o treinamento dos garçons não deve ficar de fora. E aqui não basta apenas instrui-los a atender sempre com simpatia, afinal eles também podem fazer o cliente gastar mais.

Oriente-os a observar quando os copos estiverem vazios para oferecer mais bebidas, ou a falar sobre a melhor sobremesa da casa caso perceba que o cliente quer consumir apenas um prato e ir embora.

Tudo, claro, com muito bom senso: não é para ser chato e muito menos invadir a privacidade dos clientes, mas sim saber a hora e a forma corretas de sugerir algo para consumo.

O seu cardápio também é uma ferramenta fundamental nesse processo

Viu como é possível adotar estratégias para aumentar as vendas de um restaurante que são realmente simples, exigindo apenas um pouco de dedicação e baixos investimentos?

E outra dessas estratégias, não citada acima, é trabalhar seu cardápio de modo a transformá-lo numa verdadeira arma de vendas.

Você sabia, por exemplo, que uma boa foto já é capaz de fazer o cliente pedir um determinado prato? Foto essa que, claro, deve ser correspondente ao prato em si: nada de pegar imagens da internet, ok?

E sabia, também, que ao aplicar a chamada Engenharia de Cardápio suas vendas se tornam muito mais estratégicas, pois a sequência com que seus pratos são apresentados e o destaque que ganham são utilizados para que você lucre mais? É exatamente isso que você leu: a forma como cada item entra no cardápio te ajuda a ganhar muito mais dinheiro.

Quer ver na prática como isso é possível?

Então conheça o Treinamento Cardápio Vendedor, criado justamente para que os donos de restaurantes e demais estabelecimentos voltados para alimentação fora do lar possam ter um cardápio que realmente funcione a favor do negócio, e não como uma mera vitrine organizada de qualquer forma.

Com ele você também irá aprender a aplicar a Ficha Técnica em seus pratos e drinks, o que será o primeiro passo para saber a precificação CORRETA que deve ser aplicada em cada um deles, garantindo seu lucro mesmo que demore a aumentar as vendas.

Vamos começar?

Clique no link acima ou no banner abaixo para saber mais, e se ficar com qualquer dúvida entre em contato e nossa equipe fornecerá toda a ajuda necessária.

como-criar-um-cardapio-curso

Informações rápidas
SOBRE O MATHEUS LESSA
MENTORIA
PODCAST
ENTREVISTAS

ARTIGOS

palestras
GESTÃO: COMO CRIAR UM CARDÁPIO VENDEDOR NA PRÁTICA PARA O SEU RESTAURANTE
GESTÃO: COMO DIMINUIR OS DESPERDÍCIOS E AUMENTAR SEUS LUCROS DO SEU RESTAURANTE COM UMA GESTÃO 360° DO SEU ESTOQUE
MARKETING & VENDAS: COMO USAR O PODER DO MARKETING DIGITAL PARA ATRAIR E FIDELIZAR CLIENTES PARA O SEU RESTAURANTE
Contato

(41) 99679-8647

atendimento@domineseurestaurante.com.br

Ingredientes do Sucesso Consultoria
CNPJ: 27.792.478/0001-58
Av. Sete de Setembro 2775, Curitiba – PR