por -
5 planilhas essenciais que todo restaurante deve ter! A 5ª é a mais importante!
5 (100%) 1 vote

banner-estoque-360

Quando você abriu seu estabelecimento, já sabia a maneira correta de geri-lo? A gestão em si pode ser uma tarefa difícil para quem não encontra as ferramentas certas para ajudar nesse processo, por isso trouxemos nesse artigo 5 planilhas essenciais que todo restaurante deve ter. Aliás, mesmo que você já tenha suas próprias planilhas para ajudar em algumas áreas, continue a leitura para conhecer aquelas que de fato foram criadas já pensando em áreas específicas do seu negócio.

Saiba mais no decorrer do artigo.

A importância de utilizar planilhas para auxiliar na gestão do seu restaurante

Mas, afinal, qual a necessidade de conhecer as planilhas essenciais que todo restaurante deve ter?

Essa deve ser a pergunta que você está se fazendo agora, e a resposta é simples: como mencionamos acima, elas são importantes para que a gestão do seu negócio aconteça como o esperado. Além disso, as que apresentaremos a seguir foram pensadas para que você possa otimizar seu tempo, evitando ter que inserir fórmulas e campos, como acontece quando se cria uma planilha do zero.

E fica aqui uma outra pergunta: você faz algum controle MANUAL em seu restaurante, utilizando cadernos, por exemplo?

Se sim, está na hora de automatizar esse processo, seja na área financeira, em relação ao estoque ou até mesmo na produção dos seus pratos.

Você verá que tudo fica muito mais simples quando se utiliza as ferramentas corretas.

As planilhas essenciais que todo restaurante deve ter

Vamos, enfim, às 5 planilhas que todo restaurante deve ter e o que você precisa saber sobre elas:

PLANILHA DE CONTROLE DE COMPRAS

Como o próprio nome deixa a entender, essa é a planilha destinada para quem precisa de um controle eficaz nas compras do restaurante, não importando se elas são feitas mensalmente, uma vez por semana ou mesmo todos os dias.

Completamente automatizada, ela possui colunas para que você:

  • Cadastre a data da compra;
  • Insira o número da nota fiscal recebida;
  • Diga a qual grupo o insumo comprado pertence. Por exemplo: embalagens;
  • Cadastre o insumo em si, com sua devida quantidade e unidade de medida;
  • Informe com qual fornecedor realizou a compra;
  • Informe o preço pago;
  • Diga o nível de importância que esse insumo possui em seu negócio, e muito mais.

Além disso, em poucos cliques você consegue ter acesso aos relatórios de compra, que também podem ser vistos por dia, individualmente, ou selecionando vários dias ao mesmo tempo, para ter uma visão mais clara de determinado período.

PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA

Já a planilha de fluxo de caixa é essencial para que você consiga controlar literalmente tudo que entra e sai do seu restaurante no que diz respeito a dinheiro.

O ideal é que ela seja preenchida todos os dias para que nenhum número deixe de ser cadastrado, e entre esses cadastros estão:

  • O saldo do dia anterior;
  • O saldo das suas contas bancárias jurídicas;
  • Recebimentos via dinheiro e cartão;
  • Valores investidos em compras;
  • Impostos;
  • Encargos, entre outros.

Aliás, para que os recebimentos via cartão (tanto crédito quanto débito) sejam cadastrados corretamente, é importante que a Planilha de Fluxo de Caixa seja trabalhada junto à outra planilha, voltada para vendas através de cartões.

Saiba mais sobre essas duas planilhas essenciais que todo restaurante deve ter no vídeo abaixo:

PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE

Como funciona o controle do seu estoque HOJE, principalmente no que diz respeito às auditorias?

Com a Planilha de Controle de Estoque o cadastro de itens comprados se torna muito mais rápido e organizado, e na hora de auditar uma ou mais áreas basta imprimir a página certa e comparar as quantidades encontradas no estoque físico com as que constam no estoque virtual.

As informações que devem ser preenchidas na página que será impressa são:

  • Nome da empresa;
  • Data da auditoria e setor auditado;
  • Responsável e supervisor.

Ficou com dúvidas?

Veja abaixo como a planilha irá te ajudar:

PLANILHA PARA CÁLCULO DE PREÇO

A Planilha de Cálculo de Preço do KG ou Buffet Livre de um restaurante self service, por sua vez, irá te ajudar a calcular o preço ideal que deve ser cobrado no dia a dia do seu negócio.

É nela que você fará todo o planejamento de cardápio, comparando o que está sendo planejado com o que de fato foi executado. Entre as informações que devem ser preenchidas estão:

  • As receitas que compõem o cardápio do dia;
  • As categorias às quais pertencem e o custo de produção;
  • O preço de venda praticado;
  • A data e o dia da semana.

Observe, porém, que essa planilha não pode ser utilizada “do nada”: é impossível preenche-la corretamente se você não tiver utilizado a ficha técnica em cada uma das receitas cadastradas, pois é justamente essa ferramenta que te dará o custo mencionado acima.

PLANILHA DE CURVA ABC PARA ESTOQUE

Por fim, outra das planilhas essenciais que todo restaurante deve ter é a Planilha de Curva ABC para Estoque, que podemos seguramente dizer que é a mais importante para o seu negócio.

Cada planilha mencionada anteriormente tem sua devida importância e também deve ser utilizada, mas essa, em especial, te permite observar seus números por um outro ângulo, mostrando se seu dinheiro de fato está sendo investindo da forma correta nas compras.

Como isso é possível?

Simples: a planilha mostra quais são os itens A, B e C do seu estoque. Ou seja: os mais e menos importantes em termos de compras visando faturamento. Você sabia, por exemplo, que 20% dos itens que você adquire são responsáveis por 80% do que você fatura?

Logo, investir dinheiro demais em outros itens não é necessário, valendo a pena guardá-lo ou investi-lo de forma inteligente.

Para descobrir quais são os itens ABC do seu estoque e como influenciam seu faturamento, torne-se aluno do Treinamento Estoque 360º.

Com ele você aprenderá a ter controle total sobre essa importante área do seu restaurante através de vídeo aulas e planilhas automatizadas. Clique no link acima para obter mais informações ou, se preferir, entre em contato para conversar com a nossa equipe.

banner-estoque-360