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A instalação de câmeras em bares e restaurantes é um assunto que, por vezes, gera polêmica por conta de inúmeros fatores. Mas a verdade é que essa instalação não só contribui para a segurança como um todo, como também vai além, podendo inclusive ser utilizada como um grande diferencial em seu negócio.

Continue a leitura até o final para saber mais.

Os motivos que levam à instalação de câmeras em bares e restaurantes

Quando falamos nos motivos que levam a esse tipo de instalação, imediatamente pensamos no fator SEGURANÇA que, inclusive, está ligado tanto ao próprio dono e seus colaboradores quanto aos clientes.

Afinal, quando há câmeras instaladas é possível evitar, por meio da intimidação causada pelo equipamento:

FURTOS POR PARTE DOS FUNCIONÁRIOS

Infelizmente isso pode acontecer, tanto no caixa quanto no estoque, e ter câmeras estratégicas nessas áreas previne contra o furto.

ROUBOS POR TERCEIROS

Outra situação que pode ser corriqueira para donos de bares e restaurantes que não se previnem é a que envolve roubos causados por terceiros, sendo que os mesmos também se tornam mais intimidados ao saberem que o local é vigiado de alguma forma.

BRIGAS

O mesmo acontece no que diz respeito aos casos de brigas diversas, principalmente quando a casa está muito cheia por conta de algum evento. Com a instalação das câmeras se torna possível identificar os responsáveis, que certamente não causarão mais transtornos.

E, claro: em todos esses contextos seus clientes se sentem muito mais seguros e confortáveis, o que é um ponto a mais a seu favor.

Porém, para que essa segurança e esse conforto sejam REAIS, é preciso se atentar a alguns detalhes, como falaremos no próximo tópico.

Os cuidados que você deve ter ao instalar câmeras em seu bar ou restaurante

Agora você já sabe que realmente existem muitas vantagens em se ter câmeras em bares e restaurantes, mas há também algumas obrigações que você não deve deixar de lado quando se trata desse assunto.

Há, inclusive, cidades nas quais a instalação dos equipamentos nesse tipo de estabelecimento é obrigatória, sendo importante verificar se isso ocorre na sua região, pois a não instalação equivale à não obtenção do alvará de funcionamento.

Feito isso, na hora da instalação em si, você deve se atentar e:

NÃO INSTALAR CÂMERAS COM ÁUDIO

Seja no salão ou mesmo em áreas mais reservadas, como o escritório ou o estoque.

NÃO INSTALAR CÂMERAS EM TODO O ESTABELECIMENTO

Áreas como os banheiros não devem, de forma alguma, ser filmadas, prezando pela privacidade de funcionários e clientes.

NÃO UTILIZAR IMAGENS SEM PERMISSÃO

Supondo que você queira fazer uma campanha de divulgação na qual precise de imagens internas, por exemplo, avise seus clientes e funcionários com antecedência, para que estejam cientes e, caso não concordem, simplesmente pense em outra maneira de se promover.

COLOCAR AVISOS SOBRE A PRESENÇA DE CÂMERAS

Por fim, ainda falando sobre avisar clientes e funcionários, não se esqueça de fixar avisos sobre a presença das câmeras. Pode ser o famoso “sorria, você está sendo filmado” ou mesmo algo como “esse ambiente é monitorado por câmeras”… Não importa necessariamente sua escolha, desde que as pessoas possam saber que estão sendo filmadas.

O ideal, se possível, é colocar um aviso no salão e outro na entrada ou área de espera.

Muito além da segurança: o que mais as câmeras em bares e restaurantes oferecem

Instalar uma câmera em seu bar ou restaurante requer mais cuidados do que você imaginou?

Se sim, não se preocupe, e foque em todos os benefícios dessa iniciativa para você, sua equipe e todo o público que atendem. Vale citar, ainda, que existe outro grande benefício ganho nesse processo: a fidelização dos seus clientes.

Sim, acredite: além de se destacar dos concorrentes que não visam à segurança, você ainda pode ganhar ainda mais a confiança das pessoas que entram em seu estabelecimento ao utilizar câmeras de forma estratégica.

Há, por exemplo, restaurantes que deixam telas ligadas no salão transmitindo em tempo real tudo o que é feito na cozinha, para que os clientes possam acompanhar o preparo de seus pedidos. Ao observar o trabalho da equipe, seu cliente se sentirá muito mais próximo da sua marca, e sem dúvidas irá amar a experiência.

Se no seu imóvel não é possível deixar uma parede de vidro separando a cozinha do salão ou mesmo transformar sua cozinha em uma “ilha” para que todos possam ver o processo de criação de seus chefs e cozinheiros, vale a pena apostar nas câmeras como aliadas.

E, por falar em produção de pedidos, outra dica que não poderíamos deixar de dar e que também irá te ajudar MUITO no processo de fidelizar os seus clientes é criar um cardápio que realmente seja único, destacando ainda mais seu negócio no que diz respeito aos demais da sua região.

Isso não significa que você precisa ter criações próprias e ignorar pratos e drinks clássicos, mas tente dar seu toque de alguma forma, além de precificar cada um deles da forma correta, respeitando os seus números e o bolso do seu cliente. Não se esqueça, também, de colocar todas essas informações (itens disponíveis no seu bar ou restaurante e respectivos preços) de forma inteligente no cardápio, de modo a guiar os pedidos fazendo-os favorecer seu lucro.

Como isso é possível?

Simples: através da aplicação da Engenharia de Cardápio, que dá destaque aos pratos e drinks certos, além de apresentar cada informação de modo a encantar a todos. As fotos, por exemplo, devem ser usadas de maneira estratégica, retratando o que realmente é feito em sua cozinha e aumentando o desejo de compra.

Pode parecer que não, mas acredite: um cardápio bem feito em todos os sentidos também fideliza, e o Treinamento Cardápio Vendedor foi criado justamente para te ajudar nesse processo.

Com ele você irá, entre outras coisas:

  • Aprender o que é uma ficha técnica e os tipos que existem;
  • Descobrir como precificar corretamente tudo que vende;
  • Aprender a aplicar a Engenharia de Cardápio para criar um cardápio realmente vendedor.

Quer saber mais? Então clique no banner abaixo, e se tiver qualquer dúvida converse com a nossa equipe.

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