Ebook-do-Matheus-Lessa

Passar muito tempo refletindo sobre como atrair mais clientes para o restaurante é algo que praticamente qualquer empreendedor desse segmento faz com frequência, e não são poucas as soluções que eles, e você, podem encontrar. Uma delas é utilizar o conceito pet friendly a favor do negócio.

Saiba mais sobre ele a seguir.

O que é o conceito pet friendly?

Sempre que você ouvir que determinado local é pet friendly significa que ele aceita animais, e essa é a explicação mais simples a respeito desse conceito.

Aliás, locais desse tipo estão crescendo cada vez mais no país, indo de shoppings a restaurantes e comércios em geral, se apoiando em um desejo de milhares de pessoas: poder sair de casa com um animal de estimação e entrar em qualquer lugar com ele.

Um dado que reforça ainda mais a importância da adoção dessa iniciativa é que em uma pesquisa do SPC Brasil, citada nesse artigo do blog SEBRAE, 62% das pessoas entrevistadas afirmaram sentir falta de locais onde possam permanecer com seus animais. Ou seja: de fato é um assunto a ser pensado por quem busca alternativas de como atrair mais clientes para o restaurante, não é mesmo?

como-atrair-e-fidelizar-clientes-para-o-restaurante-sendo-pet-friendly

Mas, fica aqui uma importante ressalva:

Para transformar seu restaurante em um espaço pet friendly, não basta simplesmente gostar de animais: é preciso buscar saber se realmente pode fazer isso, buscando orientação dos órgãos municipais e da Vigilância Sanitária, afinal a higiene deve ser colocada em primeiro lugar. Leia mais sobre esse ponto nesse artigo da Fispal.

Como atrair mais clientes para o restaurante com essa iniciativa

Quando se fala em restaurantes pet friendly, se envolve todo tipo de animal doméstico: cães, gatos, aves e até mesmo répteis, sabia?

Mas, como na grande maioria dos casos as pessoas saem de casa somente com cães, as dicas abaixo são voltadas para quem quer recebê-los:

INFORME SEUS CLIENTES

É impossível atrair mais clientes para o restaurante sem informá-los que agora o seu estabelecimento é pet friendly, então crie algum tipo de comunicado a respeito.

Pode ser um aviso fixado na porta e outro nas redes sociais do restaurante. Apenas não se esqueça de informar, também, que o público em geral continuará sendo bem recebido.

CRIE UM ESPAÇO ESPECIAL PARA OS PETS

É importante informar que todos continuarão sendo bem recebidos por que muitas pessoas não gostam de animais ou são alérgicas a eles. Logo, criar um espaço exclusivo para os pets, deixando o restante para as pessoas usufruírem, é uma ótima ideia!

Esse espaço pode ser composto por brinquedos, vasilhas com água e até mesmo cantinhos macios para que possam dormir.

PERMITA QUE OS ANIMAIS FIQUEM SOLTOS PERTO DE SEUS DONOS

Caso não seja possível separar um espaço apenas para os pets, permita que eles circulem próximo aos seus donos ou fiquem junto a eles, presos nas cadeiras. Essa primeira opção pode parecer inusitada demais, mas alguns restaurantes já fazem isso, e estão obtendo ótimos resultados.

O único porém é que é preciso ver o que a Vigilância Sanitária diz a respeito, caso você não tenha uma área separada com mesas, que combine com essa ideia. Lembre-se que pessoas alérgicas ou que não gostam de animais irão querer sentar um pouco afastadas, e que os pets jamais devem se aproximar de onde são preparados os alimentos.

CRIE UM CARDÁPIO EXCLUSIVO PARA OS ANIMAIS

É isso mesmo que você leu: existem muitos estabelecimentos que, como uma forma de agrado, criam “pratos” para consumo exclusivo de cachorros, o que sem dúvidas ajuda a fidelizar os clientes.

Estude, também, a possibilidade de criar um cardápio que possa ser consumido tanto por humanos quanto por animais. E, mais uma vez, frisamos: isso é possível, e muitos locais já lucram com essa ideia.

TRABALHE ALGUM TIPO DE PARCERIA COM PET SHOPS E CLÍNICAS VETERINÁRIAS

Se você quer realmente saber como atrair mais clientes para o restaurante sendo pet friendly, pense em como pode ajudar esse público com necessidades comuns que ele tem, como encontrar um bom veterinário e um bom local para os bichinhos tomarem banho.

Há clínicas veterinárias e pet shops perto do seu estabelecimento? Então faça uma parceria com eles, analisando o que é melhor para cada lado. É possível que os profissionais parceiros ofereçam cupons de desconto para banho a todos os clientes que almoçarem durante determinado mês com seus cachorros em seu restaurante, por exemplo.

Ações como essa darão visibilidade para todas as marcas envolvidas.

ESTABELEÇA REGRAS

Por fim, para criar um ambiente pet friendly que seja bom e agradável para todos, não deixe de estabelecer regras e cuidar para que sejam cumpridas.

Muitas delas devem estar ligadas à limpeza, não sendo inadequado exigir que os clientes com animais levem saquinhos e lenços umedecidos para pequenas emergências que podem surgir.

É preciso ter funcionários específicos para lidar com os pets?

Agora que você já sabe como atrair mais clientes para o restaurante com o conceito pet friendly, é hora de colocar no papel detalhes de como será a operação em si. E sim: será preciso ter ao menos um funcionário somente para cuidar da limpeza das áreas nas quais os animais circularem, lembrando que essa pessoa não deverá ter nenhum contato com a área da cozinha.

Já se o seu restaurante começar a receber um grande volume de pessoas com pets e nele existir uma área específica para esses últimos, como na dica dada mais acima, uma dica extra é contratar uma pessoa que possa dar atenção especial a eles, podendo ser até mesmo um adestrador.

E então, acredita que seja uma boa ideia levar esse conceito para o seu negócio?

Por ser algo novo, não deixe de fazer um planejamento criterioso, que envolva o espaço físico que será ocupado, o investimento necessário e até mesmo uma pesquisa de público. Todos esses pontos são abordados no ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, que é voltado para quem está abrindo um negócio de alimentação e também poderá te ajudar nesse processo.

Clique no link acima ou no banner abaixo para saber mais, e se ficar com qualquer dúvida entre em contato.

Ebook-do-Matheus-Lessa

Informações rápidas
SOBRE O MATHEUS LESSA
MENTORIA
PODCAST
ENTREVISTAS

ARTIGOS

palestras
GESTÃO: COMO CRIAR UM CARDÁPIO VENDEDOR NA PRÁTICA PARA O SEU RESTAURANTE
GESTÃO: COMO DIMINUIR OS DESPERDÍCIOS E AUMENTAR SEUS LUCROS DO SEU RESTAURANTE COM UMA GESTÃO 360° DO SEU ESTOQUE
MARKETING & VENDAS: COMO USAR O PODER DO MARKETING DIGITAL PARA ATRAIR E FIDELIZAR CLIENTES PARA O SEU RESTAURANTE
Contato

(41) 99679-8647

atendimento@domineseurestaurante.com.br

Ingredientes do Sucesso Consultoria
CNPJ: 27.792.478/0001-58
Av. Sete de Setembro 2775, Curitiba – PR