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Não é nenhum exagero dizermos que todo dono de restaurante sempre se questiona sobre como aumentar as vendas, e quando chega o final de ano sem dúvidas esse questionamento aumenta. Você como empreendedor certamente deve se fazer essa pergunta com certa frequência, principalmente no último trimestre, então que tal descobrir algumas dicas para otimizar seu lucro nessa época do ano?

Nesse post te mostraremos como se preparar para o final de ano, além de como atrair e encantar clientes novos e antigos.

Confira a seguir.

A importância do fim de ano para restaurantes

Antes de irmos às dicas, uma pergunta: você já parou para pensar na real importância que o fim de ano tem para o seu restaurante?

Esse é um ponto relativamente simples, afinal nessa época surgem centenas de pessoas e empresas procurando por um lugar bacana e com boa comida para confraternizar, mas oferece resultados que vão muito além: é na preparação para o final de ano que você tem a possibilidade de perceber o quão unida e preparada sua equipe é, e o quanto sua gestão é eficiente.

E aqui vale frisar que fica a seu critério decidir o tipo de grupo que irá atender, se criará ou não pacotes especiais para isso, se irá oferecer novos pratos, se fará algo especial durante todo o mês de dezembro ou somente na véspera de Natal, por exemplo. No decorrer do conteúdo iremos utilizar exemplos que se encaixam em muitas dessas opções, mas não se sinta preso a elas.

Posto isso, vamos à parte mais interessante.

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Como preparar seu restaurante para o fim de ano

TREINE E, SE NECESSÁRIO, AUMENTE SUA EQUIPE

Um volume maior de clientes durante o final de ano irá aumentar suas vendas, mas também irá exigir muito mais da sua equipe, sendo fundamental que ela esteja preparada para os mais diversos imprevistos.

Realize treinamentos em todas as áreas, desde a recepção até a cozinha, e se preciso contrate alguns colaboradores temporários para que todos possam dar conta do recado. Para mais dicas a esse respeito, confira nosso post sobre como melhorar o atendimento do seu restaurante.

NÃO DEIXE PARA FAZER PEDIDOS DE ÚLTIMA HORA AOS SEUS FORNECEDORES

Você com certeza já consegue entender seu estoque e todas as características que o envolvem, e talvez já tenha até mesmo uma ideia do volume de compras que precisa fazer para o fim de ano, mas mesmo assim é imprescindível que você se adiante em relação aos seus fornecedores.

Não só em relação a buscar os melhores em termos de preço e qualidade, mas principalmente no que diz respeito a fazer seus pedidos com certa antecedência e programar a entrega, garantindo que todos os pratos poderão ser produzidos.

Aprenda mais sobre o assunto em 13 Dicas práticas de Controle de Estoque do seu Restaurante.

ORGANIZE O ESPAÇO DO SEU RESTAURANTE

Se você possui um espaço privativo, com poucas mesas, pode deixá-lo mais adequado às confraternizações de fim de ano, até mesmo incluindo uma mesa grande com diversos lugares para acomodar famílias e grupos pequenos.

Uma boa ideia também é disponibilizar um telão com projetor e microfone para que os responsáveis pelas empresas que escolherem seu restaurante para a festa de fim de ano possam fazer discursos e mostrar uma retrospectiva, por exemplo.

Dicas de como aumentar as vendas do seu restaurante atraindo e encantando clientes

Agora que você já conhece a importância do final de ano para o setor e sabe como se preparar para essa época, é hora de conhecer ainda mais dicas de como aumentar as vendas do seu restaurante, mais especificamente focando em atrair e encantar os clientes:

ENVIE CONVITES EXCLUSIVOS

Uma das grandes vantagens de trabalhar o marketing digital corretamente nos restaurantes é poder formar uma lista própria de clientes, com seus respectivos e-mails, telefone e outros dados.

E o objetivo dessa lista, ou um dos, é poder informar a todos quando há novidades ou alguma promoção rolando, e claro que suas preparações de fim de ano não poderiam ficar de fora dos avisos. Envie convites por e-mails, SMS ou WhatsApp comentando sobre a programação e os serviços ofertados, permitindo que cada cliente cadastrado se sinta exclusivo e sendo informado em primeira mão.

PENSE EM UM CARDÁPIO ESPECIAL

Não é preciso pensar em nada mirabolante, mas não perca a oportunidade de sentar com sua equipe para juntos definirem um cardápio especial de fim de ano, que pode incluir desde o clássico peru assado até criações da casa.

Pensem também nas bebidas que serão servidas: em uma confraternização corporativa, por exemplo, as pessoas tendem a apreciar mais as bebidas alcoólicas, sendo interessante conversar com o responsável de cada empresa sobre o que poderia ser disponibilizado.

NÃO DEIXE A DECORAÇÃO DE FORA

Por fim, como a cereja do bolo, a decoração merece toda a atenção.

Obviamente o carro chefe mesmo no final do ano será seu cardápio, mas desfrutá-lo em um ambiente que remete ao encerramento de um ciclo se torna ainda mais especial. Decore seu restaurante tanto para o Natal quanto para o Ano Novo, caso vá servir uma ceia de réveillon.

E mais:

Além de tudo que foi citado até aqui, é importante que você:

  1. Esteja preparado para receber grupos de diversos tipos e tamanhos (amigos, famílias, colegas de trabalho);
  2. Pense em maneiras criativas de entreter seus clientes (será que vale a pena contratar um DJ ou optar por música ao vivo?);
  3. Considere levar a experiência também para o início do ano.

Que tal ao invés de somente servir uma ceia de Natal e de Ano Novo seu restaurante também preparar um brunch para o primeiro dia do ano para que seus clientes tenham mais uma experiência incrível? É apenas uma ideia, mas não deixa de ser super válida.

Após refletir sobre todos esses pontos e definir como exatamente seu estabelecimento irá trabalhar no fim de ano, não se esqueça de cuidar da divulgação, afinal é importante enviar convites para a sua lista, mas também convidar outras pessoas que estão buscando um lugar para comemorar e podem te encontrar nas redes sociais.

E se você quiser se aprofundar ainda mais sobre esse assunto assista uma aula gratuita sobre esse tema tão importante para aumentar o lucro do seu restaurante:

Como Aumentar as Vendas no Final do Ano

Quer mais dicas de como aumentar as vendas do seu restaurante? Entre em contato para que possamos marcar uma conversa e te dar toda a ajuda necessária. E para saber um pouco mais sobre lucratividade, confira o post com Dicas Práticas para você Aumentar os Lucros do seu Restaurante.

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