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Como aumentar o movimento de um restaurante
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Se você passa por um local e percebe que ele está cheio, certamente vai deduzir que vale a pena que ele seja conhecido, certo? Afinal, casa cheia sempre foi sinônimo de coisa boa, por isso é importante saber como aumentar o movimento de um restaurante: muito além de ajudar a potencializar os lucros, o que não deixa de ser importante, a falta de mesas vazias te ajudará a passar uma imagem positiva e consequentemente atrair cada vez mais clientes.

E com as ações certas é possível dar esse passo mesmo em tempos de crise, ou seja: é possível aumentar esse movimento em qualquer situação, mesmo que de forma tímida, mas que surtirá um bom efeito a médio e longo prazo.

Preparado para aprender a como aumentar o movimento de um restaurante?

Então vamos lá!

5 dicas de como aumentar o movimento de um restaurante

DÊ UMA CARA FAMILIAR PARA O SEU NEGÓCIO

Você sabia que restaurantes com nomes que remetem à ideia familiar costumam atrair mais clientes?

Sim: isso é real! E se você ainda está no início do seu negócio e existe a possibilidade de alterar o nome, pense a respeito. Entre alguns exemplos já existentes para inspiração podemos citar “Restaurante da Tia Nenzinha” e “Restaurante Mama Julia”.

NUNCA DEIXE O BOM ATENDIMENTO DE LADO

Aliás, quando falamos em atendimento, não basta ser bom: é preciso ser excelente!

Converse sempre com sua equipe sobre isso, citando a importância do “atender bem para atender sempre” e, nesse caso, atender mais. Ninguém gosta de frequentar ou indicar lugares cujo atendimento deixa a desejar, portanto se você administrar bem esse quesito certamente terá clientes voltando sempre e ainda divulgando seu restaurante por aí, atraindo mais gente para provar seus pratos.

Confira aqui nosso post com dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante.

TRABALHE SUA PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS

Como aumentar o movimento de um restaurante hoje em dia sem estar nas redes sociais? Eis uma tarefa difícil, portanto se sua ideia é realmente viver com suas mesas ocupadas, é preciso estar nas redes sociais e fazer bom uso delas.

Sua presença digital não deve ter como objetivo apenas fazer com que as pessoas encontrem seu restaurante: vá além, se preciso contrate alguém apenas para o marketing digital, mas não deixe de fazer postagens de qualidade e que tenham valor para sua audiência.

CRIE PROMOÇÕES E AÇÕES COMPARTILHÁVEIS

Aproveite as redes sociais para também criar promoções e ações criativas, que levem seus seguidores a compartilharem seus conteúdos ou fazerem postagens citando seu restaurante.

Não precisa ser nada de outro mundo: algo como “poste uma foto dizendo que está aqui e ganhe uma bebida” já surte bons efeitos, não afeta seus lucros e ainda contribui para aumentar o movimento.

INVISTA EM DIFERENCIAIS

Além de promoções e ações interessantes, invista em diferenciais que possam aumentar o movimento do seu restaurante, como a criação de um cardápio incrível não encontrado na concorrência e uma decoração bacana.

Ah, e não se esqueça: prezar pela higiene nos banheiros, na cozinha e no salão não é diferencial, e sim uma obrigação de qualquer restaurante.

Como aumentar seus lucros com clientes antigos e novos

Agora que você já sabe como aumentar o movimento de um restaurante, que tal umas dicas extras de como aumentar seus lucros com técnicas a serem aplicadas tanto com os clientes antigos quanto com os novos?

Elas foram retiradas do nosso post 7 dicas práticas para você aumentar os lucros do seu restaurante e estão bem focadas no cardápio, que é sua principal arma de venda:

NÃO TRABALHE COM CIFRÕES

O cifrão é um símbolo monetário, portanto é impossível não olhar para ele sem lembrar de dinheiro, mas se tratando do consumo essa característica não favorece os empresários.

Isso por que ao ler um cardápio com cifrões os clientes, claro, pensam em dinheiro, mas pensam principalmente no “gasto” que irão ter, e isso automaticamente cria um sinal de alerta que tende a levar à economia. Para aumentar seus lucros, mesmo que pouco a pouco, retire cada cifrão do seu cardápio, deixando os números mais amigáveis aos olhos.

EVITE OS NÚMEROS QUEBRADOS

Seja direto ao informar os valores dos pratos em seu cardápio e nunca termine uma informação do menu com o número 9, o que significa não vender nada a 14,99, por exemplo.

Quanto mais “redondo” for o preço apresentado, mais clara será a informação transmitida e maior será a qualidade percebida pelo cliente antes mesmo do prato chegar à mesa. Caso realmente precise demarcar os centavos, ainda seguindo o exemplo acima, utilize 14,95 ao invés de 14,99, pois esse primeiro tende a ser muito mais amigável.

DESCREVA SEUS PRATOS

Para você, o que é mais atrativo: um prato descrito somente como “torta de carne” ou um prato com uma descrição mais detalhada, informando qual a carne utilizada, quais os temperos, etc?

Para os seus clientes, certamente a escolha seria a segunda opção, e quanto mais completa, melhor. Aliás, já no cardápio você pode começar a criar boas sensações, criando o desejo pelo prato: supondo que essa torta seja servida com um purê, seria interessante escrever algo como “harmonizada com um purê aveludado…”

Esteja sempre por dentro do seu mercado e nunca deixe de se atualizar

Já sabendo como aumentar o movimento de um restaurante e como lucrar ainda mais, é hora de conhecer outra dica muito importante: estude SEMPRE!

Tudo bem se não houver tempo ou dinheiro para investir em cursos com frequência, mas isso não é desculpa para não acompanhar o que está acontecendo em seu mercado e como melhorar cada vez mais. Aqui no blog Matheus Lessa, por exemplo, você encontra dezenas de conteúdos gratuitos, tanto em texto quanto em vídeo, para te ajudar a prosperar com o seu negócio.

Seja na criação de um bom cardápio, na elaboração da sua ficha técnica, no treinamento dos seus funcionários, na otimização do seu estoque ou qualquer outro assunto da área, sempre teremos algo interessante para você.

Inclusive se quiser saber ainda mais sobre como aumentar o movimento de um restaurante, é só entrar em contato para uma conversa que certamente mudará seu número de clientes para melhor.
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