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Como aumentar o ticket médio de um restaurante self service com uma ideia extremamente simples
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Nunca é esforço demais descobrir como aumentar o ticket médio de um restaurante self service: essa descoberta é sempre útil, agindo a favor da lucratividade do seu negócio, e por isso trouxemos nesse artigo uma ideia extremamente simples, mas poderosa, a respeito.

Embora seja um tipo de negócio ótimo para se trabalhar, e que não raramente atrai clientes por si só, alguns pontos difíceis podem surgir, como não saber como fazer com que cada cliente gaste mais.

Para evitar que isso aconteça ou continue a acontecer em seu restaurante, continue a leitura até o final.

Relembrando o que é um restaurante self service e como se ganha dinheiro com ele

Se você ainda está pensando em abrir um restaurante self service, vamos relembrar brevemente que se trata de um modelo de negócio muito famoso no Brasil, e de funcionamento que não poderia ser mais simples: o próprio cliente se serve.

Para o proprietário e seus sócios (caso exista sociedade) a grande vantagem está em ter uma operação mais simplificada, na qual não é preciso contratar garçons, por exemplo. Via de regra, basta ter a equipe da cozinha, da limpeza, uma pessoa para o caixa e alguém para ficar na balança, sendo que nesse último caso já existe até mesmo um robô para fazer o atendimento.

Vale lembrar, entretanto, que isso não coloca por terra o trabalho de outros atendentes: eles devem estar por perto caso o cliente peça uma bebida por fora ou precise ter outra necessidade atendida.

No que diz respeito à forma de ganhar dinheiro com esse negócio, existem duas alternativas:

COBRAR UM PREÇO FECHADO

Sendo que nesse caso o cliente paga um determinado valor e come o quanto quiser, tendo que pagar a mais somente pela bebida e a sobremesa, caso essa seja oferecida por fora (muitas vezes é colocada como cortesia).

Para garantir o lucro, é comum que os restaurantes self service que trabalham dessa forma cobrem as proteínas por fora, considerando seu peso.

COBRAR PELO PESO DO PRATO

Essa outra opção, também amplamente trabalhada, já permite que o cliente controle o quanto irá comer com base no preço que pretende pagar: quanto mais pesado o prato, maior será o valor final, principalmente se houver bebida.

Não é raro encontrar empreendedores que enxerguem muitos pontos negativos nessa segunda forma de cobrar, porém é sim possível saber como aumentar o ticket médio de um restaurante self service que esteja nesse contexto.

Basta seguir a dica do próximo tópico.

Como aumentar o ticket médio de um restaurante desse tipo

E essa dica nada mais é do que uma ideia que um dia algum dono de restaurante teve e que, hoje, pode te ajudar a aumentar sua lucratividade: criar produtos que gerem o desejo de compra e possam ser levados para casa.

Não: não estamos falando da comida que você já faz hoje e pode ser transformada em marmitex.

Estamos falando de produtos exclusivos para o seu negócio, que o cliente pode experimentar no dia a dia e, se desejar, levar para casa em versões exclusivas, disponibilizadas apenas em seu restaurante.

Alguns exemplos são:

MOLHOS PARA SALADAS

Todo restaurante self service trabalha com saladas, e nada impede que sua equipe crie um molho exclusivo para ser oferecido no lugar dos disponíveis no mercado.

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Se realmente forem especiais e caírem no gosto de todos, disponibilize-os para venda em embalagens próprias.

SUCOS

As bebidas em geral, incluindo os sucos, são fundamentais para quem quer saber como aumentar o ticket médio de um restaurante self service, justamente por já serem cobrados “por fora”.

Assim como no caso dos molhos, crie receitas de sucos irresistíveis que só poderão ser encontradas no seu estabelecimento, em diversas versões para que o cliente possa levar para casa: congelados, prontos para consumo e, quem sabe, em tamanho família também.

MASSAS E ALIMENTOS PRÉ-COZIDOS

Se você já percebeu que existem determinados alimentos em seu buffet self service que possuem uma grande saída, e pelos quais os clientes sempre perguntam, que tal explorar essa oportunidade?

Experimente vendê-los no estilo “rotisseria”.

Veja um exemplo nessa matéria do Diário Comércio Indústria & Serviços.

Mais dicas a esse respeito…

Ou seja: nossa dica valiosa é criar produtos exclusivos, mas que carreguem o sabor do seu restaurante e possam fazer com que o cliente acabe gastando mais no final, para continuar sentindo em casa a experiência que seu estabelecimento proporciona.

Mas, lembrando que ticket médio é justamente o valor médio gasto por cada pessoa, e que é importante sempre tentar deixá-lo maior, existem ainda outras dicas que podemos te dar.

Caso não tenha, no momento, o caixa suficiente para investir nesses produtos que levarão sua marca no rótulo, comece pelo mais simples: deixe no caixa, visível para os clientes, chocolates, balas e doces diversos, que ajudem a aumentar aquela vontade de comer doce após o almoço.

Não se esqueça, também, de que atender aos desejos de uma parcela específica de pessoas pode transformá-las em clientes, o que não agiria necessariamente no ticket médio, mas com certeza aumentaria seus lucros.

Um exemplo, nesse caso, é acrescentar no cardápio, mesmo que não sejam todos os dias da semana, opções veganas. Os produtos orgânicos também são cada vez mais buscados, ou seja: o cliente está cada vez mais interessado em conhecer a procedência do que está consumindo, de modo a garantir que não está fazendo mal aos animais ou ao meio ambiente. Estude também esse assunto.

Viu como são ideias realmente simples?

É incrível quando um estabelecimento consegue criar produtos como os mencionados acima, mas isso não é uma obrigatoriedade e você pode começar de outras formas a aumentar o ticket médio do seu restaurante self service.

Não se esqueça, porém, de buscar saber qual é o seu ticket médio atual, antes de querer deixá-lo maior. Para isso, é imprescindível que você controle MUITO bem seu financeiro e seu fluxo de caixa.

Para conseguir cuidar dessa tarefa sem erros, conheça as Planilhas de Gestão Financeira, que te permitirão entender literalmente tudo o que entra e sai do seu restaurante no que diz respeito a vendas, e muito mais.

Qualquer dúvida, é só falar com a nossa equipe clicando aqui.

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