por -
Avalie esse post

Ebook-do-Matheus-Lessa

Se você nunca buscou saber como cadastrar um restaurante no Google Maps de graça, saiba que está perdendo uma chance valiosa de atrair mais clientes para o seu estabelecimento. Não estamos exagerando: através dessa ferramenta, restaurantes que antes não eram do conhecimento de muitas pessoas passam a ser notados e, com isso, conseguem lucrar muito mais.

Saiba mais no decorrer desse artigo e descubra como obter essa vantagem também para o SEU negócio.

O que é o Google Maps e quais são as suas principais vantagens

Antes de saber como cadastrar um restaurante no Google Maps, vamos reforçar o que vem a ser esse termo, pois nem todas as pessoas o conhecem.

O Google Maps nada mais é do que uma das inúmeras ferramentas disponibilizadas pela gigante Google, que há anos ajuda pessoas e empresas com soluções tecnológicas extremamente úteis.

No caso dessa ferramenta, especificamente, é possível literalmente visualizar mapas de praticamente qualquer canto do mundo, permitindo que o usuário consiga se localizar, traçar rotas entre o ponto que está e o ponto no qual deseja chegar, descobrir quais estabelecimentos existem em determinado local, etc.

Para donos de restaurante as vantagens são muitas, incluindo:

FACILITAR O TRAJETO DO SEU CLIENTE ATÉ O ESTABELECIMENTO

Nem sempre somente ter o endereço é suficiente para facilitar a ida até um local, não é mesmo?

Uma vez que seu restaurante esteja cadastrado no Google Maps, seu cliente poderá pesquisar por ele no Google e, ao clicar na opção “mapa”, traçar uma rota a partir do local onde está, conseguindo visualizar o trajeto que deve ser feito e quanto tempo irá durar o percurso de acordo com o meio de transporte escolhido.

APARECER NA PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE

Sim, a partir do momento em que você descobre como cadastrar um restaurante no Google Maps, você também obtém a vantagem de aparecer na primeira página, no topo dos resultados, sempre que alguém fizer pesquisas sobre estabelecimentos comerciais em sua região.

Isso é possível por que os resultados do Google Maps aparecem primeiro, seguidos dos links para os sites.

GANHAR VISIBILIDADE SEM PRECISAR INVESTIR NADA

E, claro, uma das principais vantagens dessa ferramenta para os donos de restaurante é a visibilidade que ela fornece, sem cobrar nada em troca.

Você não paga NADA para criar o cadastro do seu negócio e mantê-lo ativo, e ainda fideliza ainda mais seus clientes.

Leia também: Dicas de como atrair e fidelizar os clientes do seu restaurante.

Mas, enfim, como criar esse cadastro?

Descubra abaixo.

Como cadastrar um restaurante no Google Maps

O primeiro passo para cadastrar um restaurante no Google Maps é acessar o Google Meu Negócio com um email válido do Gmail. Lembre-se, porém, que esse email é o que será utilizado para administrar a conta do seu estabelecimento, portanto evite usar contas que sejam de funcionários, por exemplo.

Na tela que surgir após a inserção do email, digite o nome do seu restaurante, as informações de endereço (estado, cidade, CEP…) e um telefone para contato. Ocorre, porém, de as vezes esse formulário não aparecer automaticamente: nesse caso, clique na engrenagem que consta na parte superior da tela e, em seguida, em “Adicionar Listagem”.

Após preencher os dados pode ser que surjam outras empresas se seu restaurante estiver dentro de um conjunto comercial, ou mesmo que surja o nome do seu negócio, como se alguém já tivesse feito o cadastro e, nesse caso, é possível reivindicar os direitos para administrar o cadastro. Já se o nome não surgir, clique em “Não, essa não é minha empresa”.

Dados preenchidos, e agora?

Bem, agora só resta esperar o envio da correspondência oficial enviada pela Google, contendo seu código de cadastro, para oficializar a participação do seu restaurante no Google Maps e inserir ainda mais informações, como fotos e horário de funcionamento.

Quanto mais completo estiver esse cadastro, melhor! Afinal, dessa forma você passará ainda mais credibilidade aos seus clientes, uma vez que eles terão mais um canal para tirar dúvidas sobre o seu negócio.

Bem simples, não é mesmo?

Não espere mais, clique aqui no Google Meu Negócio e cadastre seu estabelecimento agora mesmo.

O que mais você deve aproveitar do Google Meu Negócio para beneficiar seu restaurante

Agora que você já sabe como cadastrar um restaurante no Google Maps, o próximo passo é clicar no link acima e começar, mas não se esqueça de ler todos os textos disponíveis em cada página ao longo do seu cadastro, pois existem ainda muitas outras vantagens das quais você pode usufruir.

Você sabia, por exemplo, que é possível criar um site igualmente gratuito no Google Meu Negócio?

E que é possível interagir com seus clientes através dos comentários que eles postam?

E que é possível, ainda, editar algumas informações sempre que necessário? Quando for preciso abrir mais tarde, por exemplo, é só alterar o horário de funcionamento, que também irá aparecer nas buscas, evitam que os clientes se decepcionem.

E, reforçamos: tudo isso SEM GASTAR NADA!

É claro que você tem total liberdade para investir e tornar seu restaurante ainda mais conhecido através de ferramentas como o Google Adwords, o que é uma ótima estratégia de marketing, mas sempre vale a pena aproveitar as opções gratuitas de divulgação.

E, por falar em marketing, que tal aprender mais sobre ele do ponto de vista da gestão de um restaurante? Para isso, conheça o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, criado justamente com foco nesse e outros assuntos essenciais para quem está começando a empreender ou deseja saber de forma geral a quais pontos deve dar atenção para ter um estabelecimento que realmente se destaque.

Entre esses assuntos está, ainda, a fidelização do cliente, que você também conseguirá trabalhar agora que já sabe como cadastrar um restaurante no Google Maps de graça.

Quer saber mais informações sobre esse material? Então clique no link acima ou no banner abaixo e confira os principais tópicos que ele aborda. Se ficar com qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato para conversar com a nossa equipe, basta clicar nesse outro link.

Ebook-do-Matheus-Lessa