por -
Como montar um delivery de sucesso: dicas essenciais para seguir
3.67 (73.33%) 3 votes

Ebook-do-Matheus-Lessa

Se você já pensou ao menos uma vez em como montar um delivery, certamente já tem em mente que esse tipo de negócio tem grandes chances de alcançar o sucesso. Mas para que isso aconteça é preciso que você saiba exatamente como começar, quais pontos devem merecer mais atenção e quais dicas são essenciais para que sua ideia saia do papel com o pé direito, e é por isso que criamos esse post.

Fique conosco até o final para descobrir o que não pode faltar para que o seu delivery esteja entre os melhores.

Por que apostar nos deliverys?

Antes de partir para as dicas de como montar um delivery de sucesso, vamos refletir um pouco sobre por que vale a pena apostar nesse tipo de negócio, e nesse momento você deve abrir sua mente e pensar além do lucro.

Obviamente ele é importante, mas o que o move é ainda mais!

O dia a dia cada vez mais corrido das pessoas contribui significativamente para que quem resolva empreender nesse negócio tenha grandes chances de sucesso, afinal com um tempo cada vez menor para cozinhar a praticidade da entrega em casa ou outro local é muito bem aceita.

O aumento no número de condomínios também é outro fator importante, que beneficia principalmente quem sabe firmar boas parcerias, mas antes da parceria em si conheça quais são as primeiras dicas que você deve seguir.

Afinal, de pouco adianta partir para a divulgação sem antes se atentar ao básico.

Como montar um delivery de sucesso

DÊ A DEVIDA ATENÇÃO AO PLANEJAMENTO

Seu delivery será um braço do seu restaurante ou será criado de modo “avulso”?

O planejamento deve estar presente nas duas situações, mas principalmente nessa última, afinal não basta apenas decidir vender marmitex e ampliar sua cozinha. Qual o investimento necessário? De início, qual a produção que deverá ser comportada? Essas e outras questões devem ser respondidas.

PREZE PELA HIGIENE

Se tratando de um negócio ligado à alimentação, essa dica já deveria estar subentendida por quem quer saber como montar um delivery de sucesso.

Muitas pessoas reservam um espaço nos fundos da casa para começar o negócio, mas isso pode ser um tanto perigoso quanto à higiene, principalmente se houver algum animal na casa.

O armazenamento do estoque também deve ser planejado nesse sentido, para que nenhum alimento fique exposto.

DEIXE CLARAS AS SUAS NECESSIDADES COM A SUA EQUIPE

Você quer saber como montar um delivery que funcione somente aos finais de semana entregando pizzas e lanches? Ele irá funcionar todos os dias no horário do almoço? Qual a quantidade de entregas estimada?

Você precisa saber quais serão suas reais necessidades no dia a dia para poder informar isso à sua equipe e, assim, ter ao seu lado somente pessoas que de fato poderão te ajudar. A pessoa que ficará responsável pelas entregas, por exemplo, precisa saber se será contratada como freelancer ou não.

PROCURE BONS FORNECEDORES

Seu delivery só terá sucesso se você se atentar à qualidade do produto que entrega, portanto invista o tempo que for necessário na escolha de seus fornecedores.

Mesmo que a produção seja pequena, exigindo uma compra menor no início, é preciso saber equilibrar a relação entre o preço pago e a procedência do que é recebido. Por via das dúvidas, se coloque no lugar do seu cliente na hora de negociar: você gostaria de comer algo de baixa qualidade pelo simples fato de ter sido um pouco mais barato?

Dicas extras para montar um delivery de sucesso

  • DEFINIR QUAIS ITENS SERÃO VENDIDOS: afinal seu cliente precisa saber quais escolhas tem;
  • QUAIS OS PREÇOS QUE SERÃO TRABALHADOS, lembrando que eles devem cobrir seus custos e gerar lucro;
  • ONDE O DELIVERY ESTARÁ LOCALIZADO: se em seu restaurante, pizzaria ou lanchonete, em sua casa ou ainda em um local alugado/adquirido somente para esse fim;
  • A PRESENÇA DA CONCORRÊNCIA NOS ARREDORES, bem como das possibilidades a serem exploradas;
  • A DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO: você irá atender somente o seu bairro? Somente condomínios ou obras? Isso precisa ser definido para que você saiba exatamente o que seus clientes querem e como atendê-los.

A forma de divulgação também precisa ser estudada com cuidado, e mesmo que seu delivery seja realmente algo pequeno, “de bairro”, evite ficar somente com os panfletos para mostrar sua marca a outras pessoas. Reserve uma quantia para investir em campanhas nas redes sociais com alcance em sua cidade (afinal é impossível que alguém do seu bairro não seja atingido), faça parcerias com empresas locais, invista em aplicativos e o que mais surgir de oportunidade para permitir que o negócio seja notado.

Isso pode parecer complicado num primeiro momento, afinal você chegou até aqui buscando saber como montar um delivery de sucesso e se deparou com um monte de regras que deve seguir, mas não há como fugir: o processo envolve alguns desafios mesmo depois de estar em andamento, e esse é o primeiro deles.

Não há como começar do jeito certo sem fazer o certo a ser feito, que no caso são as dicas que te mostramos, e sabemos como isso pode ser difícil para quem está começando, por isso criamos inúmeros conteúdos que podem te ajudar.

No vídeo Como Montar um Delivery de Sucesso, por exemplo, você encontrará um resumo do que é importante saber nesse início, e no canal como, bem como em nosso blog, poderá conferir dicas complementares voltadas para bares e restaurantes que certamente te ajudarão, e MUITO, no seu delivery.

Aproveite que agora você já sabe como montar um delivery de sucesso e vá em busca de mais conhecimento nesses canais, e se surgir qualquer dúvida é só entrar em contato na mesma hora para uma conversa.

Ah, e na hora de montar seu cardápio confira o Treinamento Cardápio Vendedor e os pilares que ele engloba para que cada item vendido gere lucro e para que você não tenha problemas com seu estoque ou com compras acima ou abaixo do necessário.

como-criar-um-cardapio-curso