por -
Avalie esse post

Ebook-do-Matheus-Lessa

Existem literalmente dezenas de opções de negócio para quem deseja empreender com a alimentação fora do lar, e nesse contexto saber como montar um pub pode ser uma ótima iniciativa para quem quer ter um estabelecimento diferenciado. Se é essa informação que você busca, está lendo o artigo certo, pois daremos todas as dicas que você precisa para começar.

Continue a leitura para saber mais.

Entendendo o que é um pub e suas características

Para saber como montar um pub é preciso, antes, saber o que realmente é um estabelecimento desse tipo e suas principais características. Aliás, se você acredita que estará lidando com um simples bar, está MUITO enganado!

Sim: existem muitos pubs em diversas cidades do Brasil, principalmente nas maiores, mas a verdade é que nem sempre eles se atentam à essência do negócio, que vai muito além de ter um nome que remeta à Inglaterra ou à Irlanda.

De fato esse tipo de estabelecimento possui suas raízes nesses países, principalmente no primeiro, mas dificilmente consegue ser fielmente retratado em outras partes do mundo por conta de sua essência, que está basicamente ligada à cerveja e à junção de amigos e famílias que desejam passar um tempo agradável juntos.

É isso mesmo: os pubs também são, ou ao menos eram, ambientes familiares, e não repletos de festas madrugada à dentro como costumamos ver por aqui. E esse é um dos principais pontos que diferenciam um pub tradicional dos bares: enquanto um possui hora para fechar, os outros preferem agradar ao público e, quanto mais tarde fechar as portas, melhor.

Leia também: O que você precisa saber antes de abrir um bar.

Bem… Se tratando do Brasil, sempre há ressalvas. Mas mesmo assim existem os pontos que você não deve deixar de considerar se realmente quer saber como montar um pub.

Conheça todos eles abaixo.

Dicas de como montar um pub

Se sua intenção é montar um pub que seja o mais tradicional possível, as dicas que deve seguir incluem:

FOCAR NA EXPERIÊNCIA OFERECIDA AOS CLIENTES

Essa na verdade é uma dica válida na montagem de qualquer negócio: não focar necessariamente no lucro, mas sim na experiência oferecida aos clientes.

Se tratando dos pubs, isso vai muito além, pois eles tradicionalmente visam o sustento de uma família, e não a lucratividade máxima. Ao visitar um pub realmente tradicional você verá, por exemplo, que ele nem sempre vende comida, e se vende é em horários restritos, ao contrário de outros que vendem durante todo o horário de funcionamento esperando ganhar mais dinheiro.

TER RÓTULOS PRÓPRIOS

Se há uma coisa que definitivamente não pode faltar em um pub é cerveja, e ela ajuda a compor essa experiência tão especial para os clientes uma vez que, geralmente, é exclusividade da casa.

É comum encontrar pubs tradicionais que produzem seus próprios rótulos, ou mesmo aqueles que firmam parceria com cervejarias locais e mudam a carta de cervejas semanalmente, oferecendo “novas torneiras” com frequência. Nesse sentido, outro fator que diferencia um pub de um bar qualquer é a forma como a bebida é servida: nada de copos ou garrafas, e sim as famosas canecas de aproximadamente 500ml.

NÃO FECHAR TÃO TARDE

Sabemos que, se tratando do Brasil, essa dica pode ser a menos importante, pois há permissão para que os pubs fechem no raiar do dia praticamente, mas se o seu estabelecimento realmente for tradicional, o comum é fechar às 23h e não muito mais tarde que esse horário.

 Para fazer seus clientes de fato se sentirem em uma cidade inglesa, utilize um sino que deve ser tocado para que os últimos pedidos sejam feitos, minutos antes de fechar as portas.

TER DECORAÇÃO E PROGRAMAÇÃO TÍPICAS

E, claro: a decoração deve remeter aos estabelecimentos europeus, sejam eles ingleses ou irlandeses (o mesmo é válido para os pratos que você decidir servir). Coloque muitos bancos ao redor do balcão (as mesas não são tão necessárias), utilize madeira e o que mais te servir de inspiração.

No que diz respeito à programação criada para entreter seus clientes, que tal transmitir alguns jogos e disponibilizar jogos de dardos ou tabuleiros?

Demais pontos aos quais você deve se atentar

Nas dicas acima você descobriu o que não pode faltar caso esteja buscando saber como montar um pub tradicional, mas é claro que existem muitos outros pontos aos quais deve prestar atenção.

A definição do seu público-alvo é um desses pontos: por mais que tradicionalmente os pubs sejam familiares, no Brasil eles passam a ideia de “bar”, o que reforça que seu público será prioritariamente mais jovem. Claro que toda e qualquer pessoa deve ser bem recebida, mas seus esforços de comunicação e marketing devem ser sempre para esse primeiro grupo.

A localização também deve ser pensada com muito cuidado, pois enquanto que na Europa existem dezenas de pubs próximos a áreas mais residenciais, por aqui seu sucesso certamente será maior se ele estiver próximo a outros comércios voltados ao entretenimento. E não tenha medo se esses comércios incluírem bares: trabalhe seus diferenciais como pontos fortes, ofereça uma experiência realmente marcante para os seus clientes e não precisará se preocupar com a concorrência.

Pense, também, no imóvel que irá comprar ou alugar para começar seu negócio, pois ele deve ter o tamanho necessário para deixar todos confortáveis e ajudar a transmitir o conceito que você deseja trabalhar. Ainda falando de pubs tradicionais, é comum que eles deixem as cervejas armazenadas em barris ou outros compartimentos no subsolo, podendo o mesmo ser visitado pelos clientes para que vejam de perto o que estão consumindo.

Se essa também é a sua ideia, precisará encontrar um imóvel que comporte esse tipo de armazenamento.

Quer conhecer outras dicas preciosas de como montar um pub? Então conheça o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, que aborda os principais pontos que devem estar em seu plano de negócio, como os que citamos nesse tópico, e muitos outros para que seu estabelecimento seja um verdadeiro sucesso, como a criação de conexão com seu público-alvo e como trabalhar seu marketing corretamente.

Para saber mais sobre esse material, clique no link acima ou no banner abaixo, e se tiver qualquer dúvida converse com a nossa equipe.

Ebook-do-Matheus-Lessa