financiamento-coletivo-crowdfunding

Muitos empreendedores tem idéias inovadoras, porém não tem capital para investir para que essa ideia saia do papel. Em tempos difíceis de recessão e crises econômicas, está cada vez mais difícil conseguir capital para financiar grandes negócios. E é neste momento de incerteza que surge uma alternativa criativa e muito promissora para a geração de investimentos: o Crowdfunding ou Financiamento Coletivo.

Mas afinal, o que é Crowdfunding ou Financiamento Coletivo?

Crowdfunding (ou financiamento pela multidão, em tradução literal) é um método para arrecadar capital através do esforço coletivo de amigos, familiares, clientes e investidores individuais que se identifiquem com o seu projeto. Não é necessário uma quantia especifica, a pessoa que deseja investir que vai definir o valor, em troca a pessoa recebe uma recompensa que pode variar bastante de acordo com cada projeto, pode ser um Cd, um livro, uma camiseta, ingresso para show, agradecimento em redes sociais . Essa contribuição de financiamento coletivo geralmente é feita através da internet em plataformas de crowdfunding.

Nesse vídeo falo desse tema que  é tão polêmico no momento atual.

Por que o Crowdfunding é diferente?

crowdfunding-o-que-eCrowdfunding é essencialmente o oposto da abordagem tradicional para o financiamento das empresas. Tradicionalmente, se você quiser levantar capital para iniciar um negócio ou lançar um novo produto, você precisa fazer o seu plano de negócios, pesquisa de mercado, e protótipos, e depois apresentar a sua ideia para uma quantidade  limitada de pessoas próximas ou instituições bancárias. Em época de crise tem sido cada dia mais difícil conseguir empréstimos em bancos, ou pessoais, especialmente valores muito altos. Então você acaba tendo que limitar suas ideias e muitas vezes nem consegue tirá-las do papel por falta de capital.

No Brasil, assim como no resto do mundo, o Crowdfunding tem ganhado cada vez mais espaço, crescendo e conquistando cada vez mais pessoas. Assim você empresário tem uma nova chance de alancar suas ideias.

A mecânica é muito simples: o empreendedor apresenta sua ideia ao público, dizendo quanto precisa arrecadar e qual a data limite para alcançar este feito. As pessoas acessam o site, conhecem o projeto através de explicações em vídeo e texto e decidem por contribuir, ou não, com o projeto apresentado. Caso o projeto consiga o financiamento, o site que divulgou a iniciativa recebe uma comissão da empresa (em geral, 5%), caso contrário o empreendedor sai sem levar nada do que foi arrecadado.

Os benefícios de Crowdfunding

Alcance – Usando uma plataforma de crowdfunding como financeira do seu projeto você tem acesso a milhares de investidores credenciados que podem ver, interagir e compartilhar sua campanha de angariação de fundos.

Apresentação – Outro fator é a simplicidade e a desburocratização no uso de uma plataforma de crowdfunding, visto que, para apresentar a sua ideia a um investidor, é necessário montar um plano de negócios bem estruturado, pensar em diversas variáveis sobre o seu negócio e convencê-lo. Já com crowdfunding, o empresário precisa somente escrever o texto da campanha – defendendo o seu projeto e explicando porque precisa do dinheiro – e criar recompensas atrativas – que podem a pré venda do próprio produto que ele quer lançar no mercado.

Propaganda & Marketing – Como você estará usando uma plataforma de crowdfunding você pode compartilhar e promover a sua campanha através da mídia social, e-mail newsletters, e outras táticas de marketing online.

Validação do Conceito – Apresentar o conceito do seu negócio para milhares de pessoas é uma excelente oportunidade para validar e melhorar a sua oferta. Como potenciais investidores começam a manifestar interesse e fazer perguntas, você vai ver rapidamente ver se há algo faltando ou que pode ser mudado a fim de melhorar a sua proposta.

Eficiência – Uma das melhores coisas sobre crowdfunding on-line é a sua capacidade de centralizar e racionalizar os seus esforços de angariação de fundos. Através da construção de um perfil único e abrangente para o qual você pode canalizar todas as suas perspectivas e potenciais investidores, você elimina a necessidade de prosseguir cada um deles individualmente. Então, em vez de duplicar os esforços de impressão de documentos, a compilação de ligações, e atualizar manualmente cada um quando há uma atualização, você pode apresentar tudo on-line em um formato muito mais acessível, deixando você com mais tempo para executar o seu negócio, em vez de captação de recursos.

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Tipos de Crowdfunding

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Assim como existem muitos tipos diferentes para levantar capital tradicionalmente para as empresas em todas as fases de crescimento, há uma variedade de tipos de crowdfunding. O método selecionado depende do tipo de produto ou serviço que você oferece e seus objetivos de crescimento. Os 3 principais tipos são à base de doação e recompensas.

Crowdfunding Baseada em doação

Em termos gerais, você pode pensar em qualquer campanha de crowdfunding em que não há retorno financeiro aos investidores ou contribuintes. Iniciativas comuns crowdfunding à base de doação incluem angariação de fundos para alívio de desastres, instituições de caridade, organizações sem fins lucrativos, e contas médicas.

Exemplos: 

Médicos sem Fronteiras

Objetivo: R$ 10.000,00

Arrecadado: R$ 41.865,00

Com kicks iniciais de apenas R$ 20,00, a campanha Calendário Médicos Sem Fronteiras – 2014 conseguiu arrecadar 420% de sua meta inicial em apenas 10 dias! O Médicos sem Fronteiras atende vítimas de catástrofes naturais, desnutrição, conflitos armados e epidemias. Foram mais de mil compartilhamentos em redes sociais (Facebook e Twitter) e diversos comentários de solidariedade na campanha. Isso os motivou a lançar uma nova campanha logo em seguida que arrecadou R$ 12.505,00. Totalizando R$ 54.370,00 de fundos arrecadados em menos de 60 dias.

 

Projeto Onçafari

Objetivo: R$ 25.000,00

Arrecadado: R$ 25.977,00

O objetivo do Projeto Onçafari é a preservação do Pantanal através do ecoturismo que possibilite a observação de Onças Pintadas. Segundo o criador, ex-piloto Mario Haberfeld, “a campanha ‘Ajude a Preservar as Onças Pintadas‘ foi um sucesso. Ultrapassou nosso objetivo. Ainda não é fácil arrecadar fundos no Brasil. Apesar disso, com muito esforço, divulgação em nossas mídias, nas mídias da Kickante e com a ajuda de muitos amigos e interessados pelo Projeto, conseguimos ser bem sucedidos.”

 Crowdfunding baseado recompensas

Crowdfunding baseado em recompensas  envolve indivíduos que contribuem para o seu negócio em troca de uma “recompensa”, tipicamente uma forma de o produto ou serviço sua empresa oferece. Mesmo que este método oferece apoiadores uma recompensa, ainda é geralmente considerado um subconjunto de crowdfunding à base de doação, pois não há retorno financeiro. Esta abordagem é uma opção popular aqui na financiável, bem como outras plataformas de crowdfunding populares como Kickstarter e Indiegogo, porque permite que proprietários de empresas incentivar seu colaborador, sem incorrer em muita despesa extra ou venda de participação acionária.

Crowdfunding baseado em capital

Ao contrário dos métodos baseados em recompensas e doações e, crowdfunding baseado em capital permite contribuintes para se tornar co-proprietários de uma empresa de negociação de capital para ações de capital. Como proprietários de capital, seus colaboradores recebem um retorno financeiro de seus investimentos e, finalmente, recebem uma parte dos lucros na forma de dividendos ou distribuição.

Mais alguns exemplos de casos de sucesso através de Crowdfunding:

Star Citizen – Jogo para PC

Objetivo: US$ 500 mil

Arrecadado: US$ 36 milhões (!)

Star Citizen é um jogo de combate espacial criado por Chris Roberts, designer do famoso Wing Commander. Com investimentos a partir de US$ 5, o projeto é recordista mundial em arrecadação de fundos via financiamento coletivo, A enorme quantidade de informações sobre a execução do projeto e a credibilidade do nome de seu autor, aliados a uma base de seguidores anteriormente consolidadas, podem ter sido o segredo para o enorme sucesso deste projeto.

Relógio Pebble – Smartwatch

Objetivo: US$ 100 mil

Arrecadado: US$ 10 milhões

Com investimentos iniciando em US$ 1, os autores do Pebble, um relógio inteligente, utilizaram fartamente sua rede de contatos online e uma constante comunicação com seu público-alvo para divulgar o projeto. Outra sacada do projeto foi a de investir em algo que já existe (relógio), mas acrescentando recursos altamente tecnológicos no produto. Um bom vídeo de apresentação e a credibilidade dos autores também ajudaram no sucesso.

Algumas grandes empresas e produtos/serviços que conhecemos hoje já tiveram suas rodadas de investimento coletivo, como a Wikipédia, Linux, YouTube e, acredite, até a famosa Estátua da Liberdade, símbolo mor dos EUA, precisou de investimento coletivo para ser construída e transportada.

Então, para você que ficou curioso para conhecer mais sobre o assunto, separei abaixo alguns (dentre muitos) sites de Crowdfunding para você conhecer e investir, caso curta algum projeto. Veja a lista:

Kickante

Kickstarter (estrangeiro)

Indiegogo (estrangeiro)

Vakinha

Catarse

Benfeitoria

Juntos.com.vc

Bicharia

Idea.me

E você, o que pensa sobre este novo modelo de financiamento empresarial? Já investiu ou pensa em investir em algum projeto? Já teve alguma experiência e quer compartilhar?  Deixe um comentário abaixo, participe!

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