por -
Cursos para donos de restaurante: quais e por que fazer
5 (100%) 1 vote

banner-estoque-360

Você já ouviu falar em cursos para donos de restaurante? Já considerou fazer um? Se a resposta foi “não” para uma dessas perguntas, temos uma notícia para te dar: para ser um bom empreendedor, não basta apenas abrir um negócio, mas também entender TUDO sobre ele, portanto comece a buscar conhecimento o quanto antes.

Ao chegar até esse artigo, aliás, você já demonstrou que deseja dar um passo a mais, e vamos te ajudar nesse processo indicando cursos que são essenciais.

A importância de se capacitar

Mas, antes, vamos falar da importância de se capacitar através desses cursos?

No momento em que decidiu empreender no setor da alimentação fora do lar não temos dúvidas de que você estudou, e muito, para que nada saísse errado na abertura do seu negócio. E nesse estudo com certeza entraram pontos como:

  • Definição de público-alvo;
  • Estudo da localização perfeita;
  • Leis e normas que devem ser seguidos nesse tipo de empreendimento.

Mas e depois de já estar com o restaurante aberto, quais foram suas preocupações em se capacitar ainda mais?

Pode não parecer, uma vez que o sonho se realizou, mas é fundamental continuar estudando e, ainda, incentivar sua equipe a sempre fazer o mesmo.

Agora, é hora de estudar mais a fundo tudo o que diz respeito ao seu restaurante e cada área que o compõe, mas nem sempre há tempo para investir nos cursos tradicionais, ministrados pessoalmente, não é mesmo?

E a solução para esse problema será apresentada abaixo, no próximo tópico.

Dicas de cursos para donos de restaurante

Se não há tempo para ser investido em cursos presenciais confiáveis, a solução é recorrer àqueles que podem ser feitos de acordo com o seu horário, sendo eles no formato digital.

Existem, inclusive, cursos gerais de administração para esse tipo de negócio, mas a nossa dica é que você foque em realmente se aprofundar em cada área, pois só assim conseguirá entender as particularidades e os principais pontos que merecem sua atenção.

E duas dessas áreas são, sem dúvidas, seu estoque e a sua produção, estando essa última diretamente ligada ao que é apresentado e entregue para o cliente.

Abaixo, veja quais pontos você deve estudar em cada uma dessas áreas:

O que estudar para ter um real controle sobre seu estoque

No que diz respeito ao controle de estoque, é fundamental que você saiba, entre outras coisas:

  • Como ter uma gestão de compras eficiente;
  • Como diminuir os desperdícios e aumentar o controle na produção;
  • Como escolher e cadastrar seus fornecedores;
  • Como aplicar uma prática de auditorias no seu negócio.

Um curso completo nesse sentido é o Treinamento Estoque 360º, composto por vídeo aulas separadas em módulos e contando com diversos materiais para download para facilitar a sua rotina.

Conheça um pouco sobre alguns módulos e o que eles ensinam, demonstrando que esse é um dos melhores cursos para donos de restaurante:

GESTÃO DE INSUMOS

Nesse, que é o primeiro módulo, o aluno aprender sobre insumos de um ângulo diferente, entendendo a importância da classificação e do controle dos mesmos. Também é apresentada uma planilha poderosa para ajudar nessa gestão.

FORNECEDORES

Já no módulo três as aulas são voltadas para a escolha correta dos fornecedores, demonstrando que essa pode ser uma tarefa muito mais simples do que parece. Para facilitar os comparativos e a escolha em si, também são apresentadas algumas planilhas para download.

RECEPÇÃO E ARMAZENAMENTO

Há, também, um módulo dedicado a esse assunto muitas vezes negligenciado pelos donos de restaurante. Essa falta de atenção pode levar ao desperdício e, consequentemente, à perda de dinheiro, sendo esse um dos motivos para que as aulas dessa parte do curso sejam tão importantes.

Clique aqui para saber mais sobre esse curso.

O que estudar para ter uma produção impecável e um cardápio que te ajuda a vender

No que diz respeito a otimizar a produção em sua cozinha e ainda saber como utilizar seu cardápio como uma verdadeira arma de venda é importante você aprenda, entre outras coisas:

  • O que é uma ficha técnica e quais tipos existem;
  • Como trabalhar a precificação correta em seus pratos;
  • Como distribuir esses pratos da forma correta no cardápio.

Para essa finalidade, a melhor indicação de curso é o Treinamento Cardápio Vendedor, igualmente dividido em módulos com vídeo aulas e materiais de apoio para facilitar o aprendizado.

Alguns dos resultados obtidos com esse curso são:

  • Padronização das receitas, tornando sua produção mais rápida e mantendo a qualidade para o cliente;
  • Maior conexão com seu público-alvo;
  • Engenharia de Cardápio aplicada na prática, direcionando as vendas para os produtos certos;
  • Descoberta da margem de lucro REAL do negócio.

Clique aqui para saber mais sobre esse curso.

Outros cursos que vale a pena fazer

Além desses dois cursos para donos de restaurante mencionado acima, existem ainda muitos outros que num primeiro momento podem não parecer muito ligados a esse tipo de negócio, mas que com certeza farão toda a diferença em sua gestão.

Cursos esses, aliás, que também podem ensinar MUITO para a sua equipe, então não pense duas vezes antes de capacitar não só a si mesmo, mas também aos seus funcionários.

“Mas, afinal, quais são esses cursos?”, você deve estar se perguntando, e são justamente os ligados a:

LIDERANÇA

Você provavelmente já deve ter descoberto que ser um bom líder é completamente diferente, e muito mais inspirador, do que ser um bom chefe.

Ao procurar os ensinamentos certos é possível desenvolver essa habilidade, criando uma rotina de trabalho mais agradável para todos. Lembrando que a liderança também deve ser trabalhada nos colaboradores.

MARKETING DIGITAL

Mesmo que já exista alguém em sua equipe que cuida dessa área, não custa nada aprender um pouco mais sobre ela. Aprenda a utilizar as redes sociais a seu favor, a se destacar nos mecanismos de busca e a ter o seu negócio inserido no mundo digital, onde boa parte do seu público está.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

O que tem de novo no mercado? Quais são as ferramentas mais recentes criadas para otimizar sua gestão? Busque um curso voltado para inovação e tecnologia para encontrar as respostas e estar sempre à frente da concorrência.

E agora que você já conhece alguns cursos para donos de restaurante, que tal começar a estudar? Para saber mais sobre os treinamentos de estoque e cardápio é só clicar nos links mencionados acima, e se ficar com qualquer dúvida sobre eles fale com a nossa equipe clicando aqui.

como-criar-um-cardapio-curso