por -
Dicas para donos de restaurante: como otimizar o seu tempo no dia a dia
5 (100%) 1 vote

banner planilhas financeiras matheus lessa

Nos nossos artigos você pode encontrar dezenas de dicas para donos de restaurante que são extremamente úteis para o seu negócio, e temos certeza de que nesse artigo não será diferente. Nele, separamos as melhores estratégias para otimizar o seu tempo, podendo investi-lo de forma realmente inteligente onde achar necessário.

Vamos começar?

Continue a leitura abaixo e analise se algumas dessas estratégias já fazem parte da sua rotina ou não.

Dicas para donos de restaurante administrarem melhor o tempo, podendo focar na gestão de forma inteligente

ORGANIZE AS TAREFAS DO DIA

Tempo otimizado é sinônimo de dia organizado, por isso sempre organize o seu.

O melhor, nesse caso, é ter uma agenda, seja uma tradicional ou mesmo no celular, e organizar, no fim do dia, todas as tarefas do dia seguinte. Para um controle maior, sempre que possível coloque também as tarefas relacionadas aos outros dias da semana, assim poderá trabalhar muito mais tranquilo, já sabendo tudo de importante que te espera.

PRIORIZE ATIVIDADES

Tendo todas as tarefas organizadas, priorize aquelas que são mais importantes e que não podem deixar de ser feitas durante o seu dia.

Dessa forma seu esforço irá primeiro para o que realmente importa.

SAIBA DELEGAR TAREFAS

Outra das dicas para donos de restaurante nesse sentido é saber delegar as tarefas que não precisam necessariamente ser feitas por você.

Com essa atitude você não só terá seu tempo otimizado, mas ainda ganhará ainda mais a confiança da sua equipe, ao confiar a ela as atividades que não pode desempenhar no momento.

DIGA MAIS “NÃOS”

Acredite: dizer muitos “sins” é uma atitude que pode acabar com o seu negócio, a começar pelo fato de que ela consome, e muito, o seu tempo.

Quanto mais você disser “sim” sem refletir a respeito, ou mesmo somente para agradar alguém, mais tempo vai perder com coisas que, no fundo, não possuem muita importância. Apareceu uma proposta de parceria que supostamente deveria ser analisada com urgência, por exemplo, porém há coisas mais importantes para serem feitas? Diga não, e foque no que é importante para o seu negócio.

FOQUE NA ORGANIZAÇÃO

Você já deve ter percebido o quanto é importante ter as tarefas do dia a dia organizadas, mas essa organização deve ir além incluindo, inclusive, o seu estabelecimento como um todo.

Tenha uma conversa com a sua equipe sobre a importância de manter tudo organizado e limpo ao final de cada dia, para que não seja preciso perder tempo arrumando nada no dia seguinte. Foque, ainda, em manter seu escritório igualmente organizado, afinal é nele que você realmente cuida de tudo, e perder poucos minutos que sejam procurando documentos ou outros itens definitivamente não deixará seu dia mais produtivo.

Saiba onde está tudo, sempre.

SE PRECISO, ACORDE MAIS CEDO

Via de regra, todo empreendedor acorda cedo, principalmente se está começando, e essa é mais uma das dicas para donos de restaurante que não poderíamos deixar de te dar.

Se ainda não existe uma rotina no seu dia nesse sentido, experimente adotá-la e certamente perceberá que irá usar seu tempo de uma forma bem melhor.

Você acorda cada dia em um horário? Então comece a acordar todos os dias às 7h00, por exemplo, e sentirá a diferença.

EVITE DISTRAÇÕES

Mensagens de texto, redes sociais, televisão… Esses e outros elementos são verdadeiros ladrões de tempo, que não ajudam em nada na produtividade.

Evite-os a todo custo quando for preciso focar em suas tarefas.

FAÇA PAUSAS

Ficar horas em uma mesma atividade, como fazendo o levantamento de novos fornecedores para suas compras, nem sempre faz com que ela seja completada da melhor forma. Muito pelo contrário: causa cansaço mental e não leva ao resultado perfeito.

Por isso, faça pausas estratégias durante o seu dia, e aí sim será um bom momento para checar o WhatsApp ou as notícias na internet.

UTILIZE FERRAMENTAS PENSADAS PARA TE AJUDAR

Atualmente existem no mercado dezenas de ferramentas como softwares e planilhas automatizadas que são pensadas justamente em te ajudar e otimizar seu tempo.

Use e abuse dessas tecnologias em seu negócio.

Dicas extras para ajudar em sua gestão

Gostou dessas dicas para donos de restaurante, voltadas para a otimização do tempo? Vale lembrar que elas também podem ser utilizadas por seus funcionários, assim todos sentirão que estão tendo muito mais rendimento.

Elas podem, ainda, ser utilizadas junto a muitas outras dicas, mas não vamos citar todas aqui para não nos demorarmos no assunto, porém duas delas são muito interessantes: ter um planejamento e focar em qualificação para todos.

Agora que você já sabe como trabalhar melhor seu tempo, é importante focar em outros pontos que se relacionam a ele, e ter o dia a dia do restaurante planejado, como um todo, é uma ótima iniciativa.

Planeje-se, por exemplo, em relação às inspeções que precisam ser feitas, aos inventários para manter um bom controle do seu estoque, às férias e pagamentos dos funcionários, e todos os demais pontos que achar necessário. Assim, sempre poderá agir com tranquilidade se houver algum imprevisto.

Por fim, invista em treinamentos para todos, pois através deles também conseguirá uma rotina mais adequada ao que deseja, sem perda de tempo. Ao qualificar mais seus garçons, por exemplo, eles passarão a atender melhor, sanando as dúvidas dos clientes sem precisarem recorrer a você ou ao gerente, ou seja: sem perder nem um minuto. Com isso, todos ganham em produtividade e em conhecimento.

Além dos treinamentos, aposte também nas ferramentas que deixarão a rotina de todos muito mais prática, e um ótimo exemplo são as Planilhas de Gestão Financeira.

Com elas, você e/ou seu gerente poderão controlar de maneira muito mais simples literalmente TUDO o que entra e sai do seu caixa, incluindo os números correspondentes às vendas por cartão, seja de crédito ou débito.

Registrar cada venda, considerando as taxas e os prazos para recebimento, é uma das tarefas que mais tomam tempo e geram dor de cabeça se for desempenhada manualmente ou em uma planilha que não tenha sido pensada especificamente para isso, já com campos automatizados. Se isso acontece no seu restaurante, está na hora de mudar essa realidade, ganhando mais tempo e criando um controle financeiro realmente eficaz.

Saiba mais clicando no banner abaixo, e se ficar com dúvidas converse com a nossa equipe.

banner planilhas financeiras matheus lessa