por -
Enxoval para restaurante: entenda tudo sobre esse assunto e encante seus clientes
5 (100%) 1 vote

banner-estoque-360

Em algum momento da sua trajetória inicial com o seu negócio você se questionou a respeito do enxoval para restaurante? Provavelmente não, e isso definitivamente é o esperado: muitos empreendedores desse meio não conhecem a existência desse termo, e acabam por trabalhá-lo muito bem mesmo assim. Esperamos, por sinal, que esse seja o seu caso.

Mas, de qualquer forma, conhecimento nunca é demais, por isso esse é o tema desse artigo.

Mesmo indiretamente já tendo conhecimento sobre ele, e até mesmo já tendo aplicado o mesmo em seu negócio, continue a leitura para aprender mais e, quem sabe, melhorar ainda mais o resultado que está tendo no que diz respeito a encantar seus clientes.

O que vem a ser um enxoval para restaurante?

Um enxoval para restaurante em muito se assemelha ao enxoval criado em casamentos, sabia?

Os dois são pensados com base em elementos de tecido:

No caso do enxoval das noivas, há a separação entre cama, mesa e banho, sempre envolvendo toalha, lençol, panos de prato e tapetes, por exemplo. Já no caso dos restaurantes o foco é basicamente nas mesas.

Não é raro, inclusive, encontrar profissionais da área que chamam esse enxoval de “enxoval de mesa”. Mas, afinal, por que vale a pena pensar nesse assunto? Bem, a resposta é simples:

Da mesma forma que o enxoval de uma casa tem o objetivo de criar uma atmosfera aconchegante e harmoniosa, que traduza o gosto do casal, o enxoval para restaurante bem escolhido irá traduzir o conceito do seu negócio, passar uma boa impressão para os seus clientes e, claro, encantar todos eles.

Mas o que é preciso para chegar a esse resultado?

Descubra no tópico abaixo.

As principais peças a serem escolhidas em seu enxoval

Toalha, jogo americano e guardanapo.

Esses são os principais itens que devem compor o seu enxoval para restaurante, mas não pense que simplesmente comprá-los, sem nenhum critério, já será suficiente.

Obviamente cada estabelecimento possui suas características, devendo segui-las também em relação a esse assunto, mas existem alguns cuidados que podem ser tomados para que o enxoval realmente seja encantador e faça com que os clientes tenham uma ótima experiência.

São eles:

EM RELAÇÃO ÀS TOALHAS

Na verdade o uso de toalhas nas mesas não é uma obrigatoriedade, mas, se optar por fazê-lo, cuide para que todas as mesas tenham toalhas iguais e não se deixe levar unicamente pela cor branca. Caso tenha um restaurante nordestino, por exemplo, vale a pena apostar em alguma estampa que remeta ao Nordeste, mas que não seja “carregada” demais.

O tecido, claro, também deve ser bem escolhido, sendo que os mais refinados costumam estar presentes em estabelecimentos mais formais ou no horário do jantar, ficando os mais simples para o almoço, o que também não é uma regra.

EM RELAÇÃO AO JOGO AMERICANO

Com ou sem toalhas, seu restaurante pode passar uma ótima impressão ao colocar bons jogos americanos nas mesas.

E é exatamente isso que você acabou de ler: eles podem ser utilizados sozinhos, ou acompanhados de toalhas.

itens-do-enxoval-para-restaurante

Em relação a esse item especificamente, são diversos os materiais que podem ser escolhidos, desde o tecido até o couro ou mesmo palha, perfeito para ambientes mais rústicos. Podem ou não ser descartáveis, e o melhor: muitos são personalizáveis, e podem ficar ainda mais com a cara da sua marca.

EM RELAÇÃO AOS GUARDANAPOS

E, por falar em sua marca, que tal tê-la estampada em seus guardanapos?

Esse é mais um item importante que compõe o enxoval para restaurante e pode ser trabalhado tanto em papel quanto em tecido, sendo esse último mais presente principalmente em locais mais refinados. Acredite: colocar seu logo no guardanapo, independente do tipo de material, com certeza causa um impacto visual muito mais positivo do que simplesmente deixá-lo em branco.

Mas, claro: faça isso colocando o bom senso em primeiro lugar.

Esses itens são a chave para uma mesa perfeita, mas devem estar acompanhados

Todos esses itens são simples, não é mesmo?

E um pouco de criatividade pode literalmente dar a eles o poder de transformar uma simples mesa em um elemento que fará toda a diferença na refeição de cada cliente.

Porém esse resultado só é de fato alcançado com a presença de outros elementos, como os mencionados nesse artigo sobre utensílios para restaurantes.

Os talheres, os copos e as taças, por exemplo, também devem acompanhar o conceito do seu negócio e em nenhum momento passar ao cliente a ideia de que alguma coisa não está se encaixando na composição criada. O mesmo, claro, é válido para os pratos e a louça como um todo.

Aliás, fica aqui uma dica de ouro:

Use principalmente o jogo americano estrategicamente, como um elemento que dê destaque aos demais ao redor e acima dele. Caso ele seja colorido, o ideal é utilizar pratos brancos, enquanto que jogos americanos brancos são perfeitos para destacar louças coloridas, cada vez mais comuns em restaurantes.

Estude com calma a ideia que deseja passar e a melhor maneira de não sobrecarregar o cliente visualmente e conseguirá chegar ao resultado que deseja. E, se for preciso, basta contratar um profissional para auxiliar nessa tarefa.

Lembre-se que tão importante quanto os pratos que você tem a oferecer é a experiência entregue ao seu cliente, afinal a mesma é formada por inúmeros fatores, e não só pela comida.

E se você gostou das dicas desse artigo e quer ter acesso a outras, não deixe de continuar acompanhando nosso blog, onde encontrará conteúdos voltados para diversas áreas do seu negócio.

Caso prefira conteúdos em vídeo, dê uma olhada no canal do Matheus Lessa no Youtube, repleto de entrevistas, dicas e muita inspiração para que seu restaurante alcance o sucesso desejado! Lá você também irá encontrar aulas ligadas a cursos como o Treinamento Estoque 360º e o Treinamento Cardápio Vendedor, que estão ajudando dezenas de empreendedores pelo país e com certeza também podem te ajudar a revolucionar a gestão do seu negócio.

Se ficar com qualquer dúvida em relação a qualquer conteúdo que ler ou assistir, entre em contato e converse com a nossa equipe. Estamos aqui para te ajudar =)

como-criar-um-cardapio-curso