Empreendedores, principalmente aqueles à frente de startups, vêm usando um novo verbo — “pivotar”.
Mas afinal, o que é pivotar?
O termo está cada vez mais sendo usado entre empreendedores. O verbo pivotar é uma referência aportuguesada do verbo, em inglês, to pivot, que significa girar. Para ficar mais claro: quem pivota está, em outras palavras, mudando um negócio. Porém se trata de uma mudança radical no negócio.
Esse é um risco que nós empreendedores assumimos em estar a frente de um projeto e muitas vezes, o fato do projeto dar errado ou constatarmos a inviabilidade do negócio atual é a oportunidade para estruturar um novo modelo de negócios, com uma vantagem: agora, você já sabe onde está o erro e já identificou quais são as melhores oportunidades para alavancar sua empresa.
Eu gravei um vídeo contanto um pouco da minha história, e quando precisei pivotar o meu negócio depois de ter a certeza que minha primeira ideia não daria certo no local escolhido para o meu ponto de venda.
Leia também:
O que fazer para Reinventar o seu Restaurante
Quando vale a pena ter um sócio
Dicas que farão você dobrar o faturamento do seu restaurante
Como saber se é mesmo o momento de pivotar um negócio?
Nem sempre é fácil identificar se os resultados decepcionantes sinalizam que o seu negócio é inviável ou se apenas precisa de correções para decolar.
Mas às vezes temos alguns sinais claros que demonstram que não dá mais para insistir na ideia inicial. Uma maneira simples e direta é o desinteresse dos clientes pelo seu modelo de negócio.
Se o seu negócio não se vende ou se, mesmo vendendo, ele não dá conta de arcar com os custos. Temos aí um sinal de alerta. Uma empresa precisa atender aos desejos ou necessidades do seu público-alvo, mas principalmente precisa se sustentar pois ela precisa ter a certeza disso para se manter de portas abertas. Se isso não tem mais ocorrido na sua empresa há algum tempo pode ser que seja a hora de você pivotar o seu negócio para não ir à falência.