É muito importante você investir em treinamento para seus garçons, pois na maioria das vezes ele é o principal e até mesmo o único contato com o cliente. Em geral costumamos formar nossa opinião a respeito de um restaurante baseado na qualidade em que fomos atendidos.
Com a grande diversidade de restaurantes, para agradar e fidelizar seus clientes não basta apenas ter uma boa comida, você precisa ter garçons treinados e eficientes para atender todos os perfis de clientes que venham frequentar o seu estabelecimento.
Nesse vídeo eu trago 10 Dicas Práticas que você pode implantar hoje mesmo na sua brigada de atendimento. Assista o vídeo completo!
Como tornar o seu garçom uma arma poderosa de vendas?
Essa não é só uma grande pergunta, como pode ser a resposta para um aumento significativo em seus resultados. Digo isso, porque muito empreendedores focam somente em custos, compras, insumos, marketing, mas acabam esquecendo sua equipe, seu TIME. O resultado disso pode ser catastrófico.
Faça uma pesquisa em seu restaurante, bar, pizzaria, lanchonete, e pergunte numa escala de 0 a 10 como ele avalia a importância de itens como:
– Qualidade dos Pratos e Bebidas
– Apresentação dos Pratos e Bebidas
– Ambiente
– Higiene dos Banheiros
– Atendimento
Vou te antecipar o item que deve vir em primeiro ou segundo lugar em sua pesquisa: ATENDIMENTO.
As pessoas querem e precisam ser bem atendidas. Por isso, mantenha uma atenção permanente sobre sua equipe de atendimento. Crie uma sistemática de treinamento muito bem definida e com avaliação de resultados. Tenha um sistema de meritocracia e de valorização dos resultados.
Saiba como implementar o Sistema de Meritocracia no seu Restaurante
Pode apostar que aos poucos os resultados vão aparecer, e acredite: esse item pesa e muito na mente do cliente quando ele se propõe a escolher um local para lanchar, almoçar, jantar!
Dicas de Treinamento para Garçons
O dono deve pensar em todos os detalhes quando se monta um restaurante, desde aspectos administrativos até como seu cliente pode desfrutar do melhor do seu estabelecimento, sendo assim ele deve montar um cronograma de treinamento para sua equipe. Pensando nisso eu trouxe algumas dicas para melhorar o atendimento da sua casa.
Treinamento Básico para Garçons
O primeiro passo do treinamento para garçons, é apresentar todos os setores do estabelecimento, normas e condutas da empresa. O gerente deve passar como deve ser o atendimento e o tipo de serviço adotado pelo estabelecimento.
É muito importante o garçom saber como deve servir as mesas, qual ordem seguir, de que forma anotar os pedidos, para que ao mesmo tempo ele seja dinâmico e ágil no seu atendimento.
Ter um garçom bem informado e treinado sobre o funcionamento do restaurante e também do cardápio é um grande diferencial.
Uma dica valiosa, faça simulações com seus garçons antes mesmo deles atenderem seus clientes. Treine possíveis situações de conflitos e ensine como eles devem proceder.
Uniforme e Postura de garçons
O uso de uniforme deixa o seu restaurante mais apresentável. Os garçons devem estar com uniformes limpos, bem passados e adequados conforme a proposta do seu restaurante.
Também é importante que seus garçons se mantenham em postura ereta e elegante, se as mãos estiverem desocupadas, devem ser colocadas para trás do corpo. Indique ao seu garçom pontos estratégicos onde ele possa ver o máximo do ambiente e fique em posição de alerta para melhor atender seus clientes.
Seus garçons devem exercitar os bons hábitos
Um garçom deve, acima de tudo, mostrar educação ao falar com o cliente, deve ser paciente e ouvir com atenção para entender e resolver as necessidades do mesmo. Frases como “Boa noite” “Obrigado” “Com licença” são obrigatórias no seu vocabulário, que deve ser formal e ao mesmo tempo discreto.
O garçom deve ser extremamente profissional, não deve ser intrometido ou indiscreto e também não falar mal de colegas ou do seu convívio de trabalho.
Técnicas e Aprimoramentos para Garçons
É importante manter o foco na reciclagem do conhecimento dos seus garçons, absorver novas técnica, participar de workshops e treinamentos para estar sempre informado sobre as tendências do mercado.
O seu restaurante deve sempre ter um diferencial com relação aos concorrentes, para isso traga novidades e recomende que seus garçons se aprimorem a fim de melhor atender seu cliente.
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Porque precisamos mudar nosso Mindset?
Esse tema é vasto e muito poderoso. Tentando traduzir para uma maneira mais clara, seria algo como configuração da mente. Mente essa que pode ter sido configurada para construir um campeão ou um eterno perdedor.
Precisamos trabalhar a remoção dos “entulhos”, para que o espaço fique livre para receber informações que vão potencializar suas forças e capacidades. Nesse vídeo falarei um pouco como você pode começar essa mudança e elevar o potencial do seu time a resultados extraordinários.
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