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Quando você começou seu negócio, com certeza o fez pensando em utilizá-lo como uma fonte de renda, certo? Afinal, esse é o objetivo de qualquer empreendedor, seja nessa área ou não: ganhar dinheiro com algo próprio, de preferência ligado a algo que ame fazer. Mas, para que isso se torne realidade, é preciso conhecer TODOS os seus números, por isso é tão importante saber como determinar a margem de lucro de um restaurante.

Você já ouviu falar a respeito?

Se a resposta for não, sem problemas: nesse artigo iremos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Acompanhe até o final.

O que é lucro, margem de lucro e sua importância

Considerando que você tenha pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto, antes de explicar como determinar a margem de lucro de um restaurante vamos te explicar o que vem a ser o lucro, sua margem e a importância da mesma.

Vamos lá:

O QUE É LUCRO

O lucro nada mais é, dizendo a grosso modo, do que a quantia que te sobra após a retirada dos custos de produção do seu faturamento. Ele é considerado bruto, como no caso dessa retirada, e líquido, quando são retirados também os valores relacionados a despesas diversas, como as contas mensais e os impostos.

Leia também: 7 dicas práticas para você aumentar os lucros do seu restaurante.

O QUE É MARGEM DE LUCRO

Já a margem de lucro, que é o foco desse artigo, é a representação em porcentagem do lucro obtido com cada item vendido em seu restaurante.

A IMPORTÂNCIA DA MARGEM DE LUCRO

Conhecer a fundo esse termo é fundamental para que você entenda como determinar a margem de lucro de um restaurante, pois é ele que irá te mostrar, entre outras coisas, se o seu negócio está saudável financeiramente.

É importante ressaltar que essa margem costuma ficar entre 10% e 15% nos restaurantes, e por mais que você se esforce ela jamais chegará em 100%.

O motivo? Simples:

SEMPRE irão existir despesas fixas.

SEMPRE irão existir despesas variáveis.

Logo, se alguém já tentou te convencer de que é possível ter essa porcentagem de lucro, esqueça. Uma prova de que isso é impossível é que todo prato que você vende precisa de ingredientes que, por sua vez, precisam ser comprados, gerando uma primeira despesa que deve ser considerada.

Conheça o MestreCast Como aumentar seus lucros.

A única maneira de obter uma margem de lucro de 100% seria não precisar investir em aluguel, pagamento de funcionários, compra de insumos e outros itens, o que, reforçamos, é impossível.

Aprenda como determinar a margem de lucro de um restaurante

Ainda considerando que você sabe pouco ou nada a respeito desse assunto, não vamos te confundir com fórmulas, mas sim te ensinar como determinar a margem de lucro de um restaurante a partir de 4 pontos essenciais  que devem ser considerados em seus cálculos.

São eles:

  • O preço de venda do seu prato, ou qualquer outro item vendido;
  • Seus custos fixos;
  • Suas despesas variáveis;
  • Seu custo de produção.

Vamos lá:

PREÇO DE VENDA

Sem saber a que preço seus pratos serão vendidos, mesmo que essa decisão seja tomada no “achismo”, será impossível calcular com exatidão sua margem de lucro. Afinal, é desse preço que você irá subtrair os custos e despesas mencionados acima, sabendo o que te resta de lucro.

CUSTOS FIXOS

São os custos recorrentes a serem pagos todo mês. Alguns exemplos são: salário de funcionários, seu pró-labore, contas de luz e internet, entre outros.

DESPESAS VARIÁVEIS

Já as despesas variáveis são aquelas que, como o nome sugere, não são as mesmas mês a mês, como o valor de taxa de cartão de crédito a pagar, os impostos e etc.

CUSTO DE PRODUÇÃO

Por fim, o custo de produção é aquele relacionado ao preparo do prato em si, considerando cada insumo e o custo da quantidade utilizada.

Para entender melhor o papel de cada um desses pontos, veja o vídeo abaixo:

O papel da margem de lucro na sua precificação e como aumentá-la

Agora que você assistiu ao vídeo e aprendeu mais sobre como determinar a margem de lucro de um restaurante e qual a margem de lucro ideal, consegue compreender melhor também o seu papel na precificação dos seus produtos.

Uma margem de lucro extremamente baixa, por exemplo, pode significar que você precisa recalcular seus preços, e aqui vale citar novamente que sem conhecer a sua margem de lucro você não conseguirá ter um financeiro saudável.

Entre as opções para quem precisa aumentar essa margem estão ações como otimizar as compras do estabelecimento, procurando fornecedores que ofereçam produtos de qualidade sem cobrar altos preços por isso. Essa iniciativa ajuda, por exemplo, a diminuir os custos de produção, mas trabalhar a precificação correta considerando a SUA realidade sem dúvidas é um dos primeiros passos a serem dados.

Muitas vezes, mexer nesse preço de forma inteligente é na verdade o único passo que precisa ser dado, mas para isso é preciso utilizar as ferramentas certas, como a ficha técnica.

Leia também: Guia passo a passo de como montar uma ficha técnica para restaurante.

Saiba mais a respeito

É a ficha técnica que irá padronizar suas produções, te permitindo conhecer o custo de cada uma e, assim, saber o preço certo a ser cobrado.

Trata-se de uma ferramenta obrigatória na cozinha de qualquer restaurante que queira obter sucesso financeiro, não sendo à toa que é um dos principais assuntos ensinados no Treinamento Cardápio Vendedor, focado em transformar o SEU cardápio em uma verdadeira arma de vendas.

Quer saber mais a respeito e conhecer os cálculos de como determinar a margem de lucro de um restaurante HOJE MESMO? Clique no link acima para mais informações.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato clicando aqui e nossa equipe irá te ajudar.

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