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Para saber como atrair e fidelizar clientes os clientes do seu restaurante? Vem comigo e confira essas 7 dicas.

Atrair e fidelizar clientes é um dos pontos fundamentais para qualquer empresa, mas em especial a do seu restaurante, bar, pizzaria, churrascaria, etc. Mas não se engane, não basta atrair clientes, mais importante que atrair novos clientes é saber como fidelizar esses clientes alcançados. Esse é um desafio para você dono ou gerente de restaurante, pois um cliente satisfeito passa a recomendar o seu restaurante para amigos e familiares, fazendo assim a melhor e mais barata propaganda, que é o boca-a-boca.

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Saiba como fidelizar os seus clientes

As técnicas de fidelização de clientes podem abranger diferentes estratégias dentro do seu restaurante, desde oferecer um ambiente confortável e acolhedor, um bom atendimento, o melhor produto oferecido, qualidade, marketing e propaganda. Existem várias técnicas e estratégias que podem ser usadas para atrair e fidelizar seus clientes.

Continue comigo e vamos aprender juntos algumas dessas técnicas para atrair e fidelizar mais clientes para seu restaurante, assim conseguindo mais sucesso e aumentando seus lucros.

Nesse vídeo eu conto 3 super dicas de como coisas simples, mas não fáceis, podem ser usadas por você para atrair mais clientes para o seu restaurante.

Nesse próximo vídeo eu compartilho como uma técnica bem aplicada pode aumentar as chances do seu cliente se fidelizar ainda mais a sua casa, marca ou negócio!

Além dessas dicas, tem algumas estratégias importantes que você precisa saber.

1. Ambiente agradável e acolhedor

A satisfação do seu cliente deve ser sempre a sua principal preocupação. Todo empreendedor deve montar seu negócio pensando no bem estar do seu cliente, tendo isso em mente, na hora de projetar o seu restaurante, monte um espaço agradável, que traga conforto ao seu cliente, uma decoração que esteja de acordo com a sua proposta de cozinha, cardápio e atendimento.

Pense nos detalhes, como música ambiente de acordo com o seu perfil de público, ar condicionado para dia mais quentes, iluminação que seja condizente com a sua proposta, wi-fi para a maior comodidade de seus clientes.

2. Atendimento diferenciado

Muitos donos de restaurantes não dão a devida importância para a sua equipe de colaboradores, porém esse é um ponto extremamente importante pois sua equipe representa o sucesso da sua marca e seu estabelecimento.

Mantenha seu time de atendimento motivado e engajado. É imprescindível  todos os garçons estarem bem treinados e conhecerem bem a política do seu restaurante para melhor atender os seus clientes.

Essa prática é uma estratégia fundamental para fidelizar seus clientes, afinal quem não voltaria a um ambiente onde foi bem atendido?

Para saber mais sobre esse tema tão importante, leia o meu post sobre treinamento para garçons

Eu também gravei um vídeo onde falo sobre um ponto fundamental para que você alcance a excelência em seu atendimento. Não deixe de assistir esse vídeo!

 3. Seu cliente precisa ter experiências prazerosas com o  cardápio do seu restaurante

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“Muitos donos de restaurantes não dão a devida importância para a sua equipe de colaboradores, porém esse é um ponto extremamente importante pois sua equipe representa o sucesso da sua marca e seu estabelecimento.”

Todo restaurante precisa desenvolver um cardápio que atraia o seu cliente e que ofereça pratos com uma boa apresentação e que faça o seu cliente sair satisfeito. Além de ter um ótimo atendimento, você precisa investir em bons profissionais na cozinha do seu restaurante, crie pratos únicos e de sabor inigualável e treine sua equipe de garçons para conhecer bem o seu cardápio e saber apresentar bem as sugestões de acordo com que o cliente deseja.

Uma comida saborosa somada com um bom atendimento poderá transformar esse momento uma excelente experiência para o seu cliente. E sabemos que um cliente satisfeito pode ser sua melhor e mais barata opção de marketing. Com o crescente uso da internet, páginas de avaliação de estabelecimentos e recomendações nas redes sociais desempenham um papel importante na escolha de um restaurante.

4. Incentive o seu cliente a voltar mais vezes ao seu restaurante

Os famosos cartões de fidelidade podem ser extremamente úteis para o seu restaurante. A nossa recomendação é que, ao planejar este tipo de ação, você leve em conta as características do seu público para verificar a melhor forma de operacionalizá-la. O cartão de fidelidade pode ser oferecido na forma de um cartão impresso ou magnético, check-ins online no Facebook , cupons de desconto para a próxima visita ou cadastro no site.

Veja também: Como criar mais conexão com seu cliente ao utilizar wi-fi no seu restaurante

A ideia é incentivar o cliente a retornar a seu estabelecimento, oferecendo vantagens de acordo com seu consumo. O que importa neste tipo de ação é escolher os benefícios certos para o seu público, que podem ser, por exemplo, descontos, pratos predefinidos ou à escolha do cliente.

Nesse vídeo, eu falo sobre um modelo de fidelização que usei no meu restaurante

A mudança do modelo tradicional de venda por demanda, pela venda recorrente, ou seja, programada, lhe trará um grande diferencial e uma ótima oportunidade de aumentar significativamente seu faturamento através de vendas “programadas” e vantagens aos seus clientes, como: brindes, descontos, bônus e etc.

5. Promoções no seu restaurante

Outra forma de atrair e fidelizar clientes é com promoções dos pratos mais pedidos, combos com bebidas ou ofertas de sobremesas. É importante que você leve em consideração os hábitos de consumo do seu público na hora de definir as suas promoções e estabeleça dias estratégicos para oferecê-las. Elas irão ajudar a manter um fluxo ativo de pessoas no seu estabelecimento em dias de pouco movimento.

6. O uso de Redes Sociais

Tão importante quanto ter seu perfil nas redes sociais para divulgar sua empresa, marca, negócio ou produto, mais importante ainda é que você faça a manutenção diária da página, publicando conteúdo com frequência e respondendo às mensagens, principalmente as críticas. Demorar em responder uma crítica pode influenciar outros clientes negativamente.

O primeiro passo para isso é fazer com que sua página seja encontrada por seu público alvo, seja organicamente ou patrocinado. Aproveite os cartões de fidelidade e a divulgação de promoções para apresentar a página de seu estabelecimento nas redes sociais.

 Além dos sites especializados em restaurantes, redes como o Facebook oferecem um espaço dedicado para inserir comentários e avaliar um estabelecimento com estrelas, em uma escala de 1 a 5.

Redes sociais mais utilizadas: Facebook, Instagram, Twitter, Pintrest – entre tantas outras.

Leia também uma entrevista que eu concedi ao Blog da Fispal Food Service: É possível fidelizar clientes de seu restaurante mesmo com um baixo investimento em marketing?

7. Peça um feedback para seus clientes, faça pesquisa de satisfação

Incentive seus clientes a apresentarem sugestões e críticas por meio de um canal direto, seja um formulário de pesquisas próximo do caixa, e-mail do SAC ou uma área em seu site reservada à comunicação. O mais importante, nesse caso, é que o cliente receba uma resposta em curto prazo.

Analisando o conjunto de sugestões e reclamações apresentadas em um determinado período, você poderá melhorar os processos do seu restaurante, verificar itens que precisam ser modificados, valores que precisam ser revistos ou ocorrências que precisam ser evitadas. Com base nesta pesquisa, também é possível estruturar treinamentos específicos para os colaboradores e gerentes do seu restaurante.

Assista o vídeo, onde eu falo dessa técnica poderosa que é a pesquisa de satisfação de seus clientes em relação ao seu restaurante.

Aplique no seu restaurante essas sete estratégias e verá como vai conseguir atrair e fidelizar mais clientes e isso lhe trará um maior retorno financeiro com aumento dos seus lucros e também maior sucesso para o seu estabelecimento.

Deixe seu comentário no post se esse artigo te ajudou, pois o seu feedback é muito importante pra mim!

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