Quantas histórias de donos de restaurante você conhece? Pode ser que não muitas, por isso vamos te apresentar nesse artigo um pouco da história do Danilo Silva, dono do restaurante Cravo e Panela, e temos certeza de que ela irá te inspirar.
E não importa se você está começando agora ou já tenha começado há muito tempo: continue a leitura até o final e não irá se arrepender.
A importância de conhecer outras histórias para criar a sua
Uma coisa é fato: é MUITO importante que qualquer empreendedor tenha interesse em conhecer a história de outros empreendedores, e em relação aos donos de restaurante não seria diferente, por isso fizemos a pergunta do início desse artigo.
Toda e qualquer história é válida para te inspirar a criar a sua, seja de pessoas pouco conhecidas ou de empresários extremamente famosos, como os chefs que ganharam ainda mais fama com os programas culinários. Mas, num contexto que inclui aprendizado além de inspiração, conhecer a trajetória de pessoas anônimas é tão importante quanto.
Afinal, ao conhecer a história de donos de restaurantes renomados você não raramente irá perceber que, muitas vezes, isso é feito de forma superficial, sem abordar detalhes que realmente podem te ajudar de imediato.
Já conhecendo histórias diversas, como as apresentadas no canal Matheus Lessa no Youtube, você:
CONHECERÁ AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE QUEM ESTÁ COMEÇANDO
Muitas delas já devem ser do seu conhecimento, mas pode ser que outras não. A contratação de funcionários, por exemplo, pode demandar muito mais atenção do que o imaginado.
SABERÁ QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES A SEREM ADOTADAS
Diante das dificuldades encontradas, quais foram as soluções encontradas pelos empreendedores? Foi preciso utilizar alguma ferramenta específica? E os resultados obtidos, quais foram?
Tudo isso e muito mais passa a ser do seu conhecimento.
DESCOBRIRÁ DICAS ÚNICAS
Por mais que você estude sobre controle de estoque, por exemplo, conhecer algumas dicas de quem já teve dificuldades com esse setor e conseguiu superá-las com certeza será de grande ajuda, ou mesmo outras dicas ligadas à contratação, como mencionado acima, decoração, redução de custos e diversos outros assunto.
As dicas de parceria para restaurantes também entram nesse contexto, como as dadas pelo Danilo durante sua conversa com o Matheus.
Saiba mais abaixo.
As dicas de parceria para restaurantes a quilo que o Danilo Silva tem para te dar
O tema “parcerias para restaurantes” não deixa de despertar curiosidade, principalmente de quem está começando, seja com um estabelecimento que trabalhe vendendo a comida a quilo ou não.
Para Danilo, 3 pontos foram fundamentais no que diz respeito a esse assunto:
SE TORNAR PARCEIRO DE OUTROS DONOS DE RESTAURANTES DA REGIÃO
E isso não foi feito pensando na concorrência, mas sim em como um poderia ajudar o outro a crescer, gerando uma forte troca de experiências e ajuda em diversos aspectos.
Para entender como essa iniciativa pode ser útil também para o seu negócio, conheça esse nosso artigo sobre compras feitas em grupo.
FIRMAR PARCERIA COM ESTABELECIMENTOS DIVERSOS
Os bancos, lojas e demais estabelecimentos ao redor do restaurante do Danilo representaram ótimas parcerias, como comentado na entrevista.
Para também aproveitar ao máximo essa ideia tenha em mente que é possível, entre outras coisas, oferecer um desconto especial caso um número mínimo de funcionários de determinada empresa escolha o seu restaurante para almoçar, sem contar as inúmeras possibilidades de fidelizar o cliente para garantir que ele sempre voltará.
FIRMAR PARCERIA COM OS ESTABELECIMENTOS DO CONDOMÍNIO
Localizado dentro de um condomínio, o restaurante Cravo e Canela encontrou também nas empresas locais, do mesmo espaço, oportunidades para vender mais.
Se esse também é o seu caso, não deixe de explorar essa alternativa.
Essas são dicas de parceria para restaurantes a quilo, como é o caso do Cravo e Panela, mas também para qualquer outro tipo de estabelecimento que trabalhe com alimentação fora do lar.
Mas que tal conhecer mais dicas que podem ajudar seu negócio de diversas formas?
Veja algumas no próximo tópico.
O que mais a entrevista com o Danilo Silva ensina
É POSSÍVEL COMEÇAR MESMO SEM TER EXPERIÊNCIA NO RAMO
E é exatamente isso que você leu: não é preciso ter experiência com restaurantes ou com alimentação no geral para abrir um restaurante.
Toda experiência é bem vinda, mas o próprio Danilo, que até então havia trabalhado com telefonia, é um exemplo de que com força de vontade em aprender e melhorar cada dia mais, é possível criar um negócio de sucesso.
Deixe o medo de lado, caso o tenha, e dê o primeiro passo.
É PRECISO ENTENDER AS NECESSIDADES DO CLIENTE E A MELHOR FORMA DE ATENDÊ-LO
Essa é uma das dicas aparentemente mais óbvias, porém é sempre uma das mais necessárias.
Você sabe que isso precisa ser feito, mas o que está disposto a fazer a respeito? No Cravo e Canela, uma das iniciativas para melhorar ainda mais a experiência do cliente foi trocar os pratos por outros, maiores e mais leves.
É FUNDAMENTAL BUSCAR A EXCELÊNCIA CONSTANTEMENTE
A criação de um programa de excelência é outra dica valiosa dada pelo Danilo. Afinal, como ele mesmo disse, antes de provar a comida de um restaurante o cliente “prova” o ambiente, reparando em cada detalhe possível.
Reuniões constantes com a equipe para mante o atendimento e o local em si impecáveis fizeram toda a diferença.
Gostou de todas essas dicas?
Então confira cada uma delas em detalhes no vídeo abaixo:
E se você está montando seu restaurante, mas não sabe ao certo como prosseguir, além de ver a entrevista na íntegra conheça também o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, pensado justamente para quem está iniciando ou mesmo já está com o negócio em funcionamento, mas não sabe quais pontos merecem mais atenção na hora da gestão.
Pontos esses que incluem conexão com o público-alvo, marketing, a criação de um bom cardápio e MUITO MAIS!
Para conhecer todos os tópicos que compõem esse material e descobrir mais informações sobre ele, clique no link acima ou no banner abaixo.
Se ficar com alguma dúvida é só clicar aqui para conversar com a nossa equipe.