A palavra “cashback” vem ganhando cada vez mais fama. Para algumas pessoas, ela está ligada somente ao uso de cartões de crédito ou lojas específicas, que funcionam como um verdadeiro marketplace para venda de inúmeros produtos, mas na realidade já está muito além. Trata-se de algo que já é utilizado até mesmo para aumentar o ticket médio do restaurante, e é sobre isso que falaremos no decorrer desse artigo.
Continue a leitura para saber mais e analisar a possibilidade de também começar a trabalhar com cashback em seu negócio.
O que é cashback e quais são as suas vantagens
Traduzindo de forma simples e direta, cashback nada mais é do que, literalmente, “dinheiro de volta”, e a forma como ele funciona é igualmente simples: ao comprar determinados produtos ou utilizar determinadas formas de pagamento, o cliente recebe uma parte do dinheiro de volta, para usar em futuras compras.
Para o consumidor, a maior vantagem é o maior poder de compra, uma vez que, com o crédito obtido, as próximas compras serão sempre vantajosas.
Já para o dono do produto ou serviço, o que também inclui os restaurantes, as principais vantagens são:
ATRAÇÃO DE NOVOS CLIENTES
Afinal comprar de quem oferece tal benefício se torna mais vantajoso do que comprar com a concorrência.
FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES QUE JÁ POSSUI
Clientes esses que estarão cada vez mais incentivados a serem fieis à marca, uma vez que com ela podem comprar mais.
AUMENTO DAS VENDAS
E, claro, a consequência disso só poderia ser o aumento das vendas e, também, do ticket médio do restaurante.
Falaremos a respeito no próximo tópico.
O cashback como forma de aumentar o ticket médio do restaurante
Você ainda pode estar estranhando o fato de os restaurantes se beneficiarem tanto com o cashback, mas a verdade é que eles já ocupam a segunda posição entre os setores que mais estão envolvidos com essa tendência, como aponta essa matéria da Exame.
Ou seja: é o segundo mercado que mais tem devolvido dinheiro aos consumidores, sendo também onde há grandes chances de aumento no ticket médio, como previsto nessa outra matéria do portal Terra.
A lógica é simples: uma vez que a cada compra o cliente sabe que receberá um valor de volta, para utilizar posteriormente, ele tende a deixar essa compra mais cara. Ao invés de adquirir somente um lanche, por exemplo, ele passa a pedir também a bebida, a sobremesa e outros acompanhamentos, pois sabe que quanto mais gastar, mais terá de retorno.
A preocupação com aumentar o ticket médio do restaurante não precisa ser algo constante na rotina dos donos de estabelecimentos desse tipo, pois trata-se de um número que tem aumentado naturalmente, como mostra a imagem abaixo, mas se é possível fazer esse esforço, certamente valerá a pena e te deixará ainda mais à frente da concorrência.
Porém, é preciso seguir os passos certos, quando se trata do cashback. Por exemplo:
TER UM APLICATIVO PRÓPRIO PARA O RESTAURANTE
Os aplicativos de delivery podem ser ótimos aliados nas vendas, desde que você estude as características de cada um, porém desenvolver um aplicativo para uso exclusivo do seu restaurante pode ser ainda mais vantajoso.
E uma das maiores vantagens é justamente conseguir utilizar o cashback para atrair e fidelizar clientes.
DEFINIR A PORCENTAGEM DE RETORNO QUE SERÁ OFERECIDA
Além de ocuparem o segundo lugar entre os negócios que mais “devolvem dinheiro”, os restaurantes também são reconhecidos por darem a maior porcentagem de retorno aos clientes, chegando a quase 8%.
Mas você não precisa necessariamente seguir essa porcentagem: estude o seu negócio e a partir de que número o cliente realmente pode começar a ver vantagem em comprar com você, através do seu aplicativo.
SABER O QUE FAZER APÓS OFERECER O CASHBACK
Sim: com o cashback é perfeitamente possível aumentar o ticket médio do restaurante, mas desde que você saiba realmente trabalhá-lo.
A dica, nesse caso, é analisar a média de gastos de cada cliente junto à média de crédito que ele está utilizando em compras posteriores, a fim de verificar se você não está, na verdade, começando a obter pouco lucro.
Através dessa análise também é possível pensar em promoções para vender ainda mais para as mesmas pessoas.
Outras dicas para aumentar o ticket médio em seu negócio
Mesmo o cashback sendo uma ótima forma de aumentar o ticket médio do restaurante, ele representa uma decisão que donos de restaurantes e seus sócios não costumam tomar de imediato, até mesmo por envolver investimentos em tecnologia.
Mas existem outras iniciativas, bem mais simples, que podem ser tomadas para que os clientes gastem ainda mais em seu estabelecimento.
A criação de boas promoções é a principal delas, mas pode ser utilizada junto às seguintes:
INCREMENTO DE PRODUTOS
Se você trabalha com batata frita, por exemplo, experimente vendê-la de formas mais especiais.
Ao invés de servir uma simples batata com sal, ofereça aos clientes opções como queijos, molhos e bacon para incrementá-las.
TREINAMENTO DA EQUIPE
Uma equipe bem treinada sempre sabe a hora de aproveitar uma oportunidade e fazer o cliente gastar um pouco mais.
Seus garçons podem receber um treinamento sobre vinhos, a fim de saber qual pode ser oferecido para acompanhar cada prato. Se trata de uma bebida mais cara, que favorece o ticket médio.
OTIMIZAÇÃO DO CARDÁPIO
Você sabia que é possível transformar qualquer cardápio em uma verdadeira arma de vendas?
Pode parecer exagero, mas é exatamente isso: com ferramentas certas, como a Engenharia de Cardápio, você conseguirá levar seus clientes a comprarem pratos estratégicos, que te ajudam a lucrar muito mais.
MAS, TENHA CUIDADO: investir em qualquer ação para aumentar o ticket médio sem conhecer DE VERDADE seus números não surtirá efeito, e pode até mesmo te fazer perder dinheiro.
Antes de dar esse passo, conheça as Planilhas de Gestão Financeira e comece a ter o controle de tudo o que entra e sai do seu caixa, inclusive no que diz respeito às vendas via cartão. Feito isso, será a hora de entender de fato quanto cada cliente está gastando em média, para então buscar aumentar esse “gasto” a seu favor.
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