Você sabe qual a margem de lucro ideal de um restaurante? Essa com certeza é uma das respostas que os empreendedores do food service mais buscam, e chegou a hora de encontrá-la, nesse artigo.
Aliás, antes de continuar a leitura, um aviso breve: esqueça qualquer coisa que já tenha ouvido sobre a margem de lucro ideal, principalmente se envolver grandes números e promessa de lucratividade extrema logo no início do empreendimento.
Agora sim, vamos ao artigo em si.
Relembrando o que é margem de lucro e por que ela é tão importante
Antes de falarmos sobre qual a margem de lucro ideal de um restaurante, achamos importante, primeiro, relembrar o que vem a ser essa margem e por que ela é tão importante para o seu negócio. Vale a pena frisar, inclusive, que ela na verdade é importante para QUALQUER negócio, seja ele do ramo que for.
Já falamos um pouco sobre esse assunto no artigo Como determinar a margem de lucro de um restaurante (caso ainda não tenha visto, vale a pena a leitura), mas vamos a ele novamente, dessa vez de uma forma um pouco mais resumida:
Enquanto que o lucro em si nada mais é do que o valor restante quando você retira do faturamento todos os custos que teve no processo de produção, a margem é o que representa esse lucro em percentual.
Mas ela não serve somente para simplificar a forma como o lucro é visto: é através dela que cada dono de restaurante consegue saber o quão saudável financeiramente seu negócio está, e justamente por isso é tão importante.
E essa saúde financeira, por sua vez, está ligada diretamente à precificação de cada produto vendido em seu estabelecimento, a qual percebemos estar ou não adequada justamente descobrindo a margem de lucro.
Talvez você ainda não saiba, mas:
QUANDO A MARGEM DE LUCRO É MUITO BAIXA pode significar que você está cobrando menos do que deveria nos seus pratos e bebidas, ou mesmo que está tendo gastos poderiam ser menores.
QUANDO A MARGEM DE LUCRO É MUITO ALTA pode significar que você está cobrando um valor muito alto para cada produto vendido, inclusive vale a pena reparar na lucratividade geral do seu negócio, pois uma margem de lucro alta não significa necessariamente que você está de fato lucrando.
O fato de cobrar mais do que deveria, por exemplo, pode afastar alguns clientes ou fazer com que acabem optando pelos pratos mais baratos e, no final, todos saem perdendo. Sendo assim, não se iluda com números altos demais (lembra, no início do artigo, quando sugerimos que você esquecesse tudo que já tinham te falado sobre margem de lucro? É justamente por questões como essa que demos essa dica).
Afinal, qual a margem de lucro ideal de um restaurante?
Bem… Se tanto a margem de lucro baixa demais quanto a alta demais podem significar que seu negócio precisa repensar seus números, então qual seria a margem ideal?
Vamos direto à resposta: a margem de lucro ideal de um restaurante é qualquer número que esteja entre 10% e 15%. Há, ainda, casos de estabelecimentos extremamente bem geridos nos quais essa margem chega a 20%, mas estar entre os primeiros números citados já significa que seu restaurante está financeiramente saudável.
E por que não trabalhar com uma margem de lucro de 100%?
Após se perguntar qual a margem de lucro ideal de um restaurante, essa deve ser outra pergunta que você está se fazendo: por que não trabalhar com uma margem de lucro de 100%?
Como mencionamos logo acima, uma margem extremamente alta também significa que algo está errado em sua gestão, o que já descarta essa possibilidade, mas há ainda um motivo bem mais forte: SEMPRE existirão custos e despesas ligados à produção de seus pratos e bebidas. E, uma vez que você gasta para produzir algo, se torna impossível lucrar 100%, por mais que esse seja o sonho de qualquer empreendedor.
Mas, como dissemos, estar entre 10% e 15% já é suficiente e, embora essa taxa varie de negócio para negócio, percebê-la em seu negócio sem dúvidas é um ótimo sinal.
Caso você descubra que sua margem na verdade está baixa demais, é preciso agir para melhorá-la, e é aí que entram algumas dicas como:
BUSQUE REDUZIR SEUS CUSTOS
Isso pode ser feito com medidas simples, como melhorar seu processo de compras e escolher novos fornecedores, que entreguem produtos de qualidade por preços menores; buscar reduzir o desperdício de água e energia para que as contas não venham tão caras no final do mês, etc.
Essa ferramenta, essencial em QUALQUER estabelecimento que lide com alimentação, irá te ajudar a padronizar as produções da sua cozinha (o que também ajuda a reduzir o desperdício de alimentos).
CALCULE O PREÇO CORRETO PELO QUAL SEUS PRODUTOS DEVEM SER VENDIDOS
E, uma vez que suas produções estão padronizadas através da ficha técnica, você conseguirá determinar o preço pelo qual cada item deve ser vendido, sem precisar cobrar valores altos do cliente e, principalmente, considerando a realidade da SUA cozinha.
Está parecendo confuso colocar tudo isso em prática e, principalmente, descobrir qual a margem de lucro do seu restaurante? Aliás, você deve ter estranhado não termos ensinado esse cálculo, mas não o fizemos por que queremos que você aprenda de forma realmente profunda, sem perder nenhum detalhe, e é por isso que queremos que conheça o Treinamento Cardápio Vendedor.
Ele não só te mostrará sua margem, como também ensinará, através de vídeo aulas didáticas, a como utilizar a ficha técnica e outras ferramentas sem as quais nenhum restaurante sobrevive muito tempo, pois é justamente em seu cardápio que está seu maior poder de vendas.
Quer saber mais? Então aproveite que já descobriu qual a margem de lucro ideal de um restaurante e clique no link acima ou no banner abaixo para obter todas as informações sobre o treinamento.
Se ficar com qualquer dúvida, seja ela qual for, clique aqui para entrar em contato e conversar com a nossa equipe. Já ajudamos dezenas de restaurantes brasileiros a descobrirem suas margens de lucro e realmente lucrar com elas, e temos certeza de que podemos transformar também o seu negócio.