por -
Avalie esse post

banner-estoque-360

Que tal descobrir como aumentar a venda de drinks no seu restaurante e lucrar ainda mais? E o melhor de tudo é que existem dicas extremamente simples para que isso seja feito, sem que você tenha que fazer grandes investimentos. Aliás, caso tenha que investir algo, certamente será menos que o esperado, podendo colocar em prática quase que imediatamente boa parte das dicas que daremos.

São 5 ao todo, e temos certeza de que todas juntas farão total diferença nos seus números ao final de cada dia.

Confira abaixo.

Dicas de como aumentar a venda de drinks em um restaurante

DICA 1: BUSQUE SEMPRE INOVAR

Você quer saber como aumentar a venda de drinks no seu restaurante, mas com quantos drinks, exatamente, você trabalha?

Para realmente vender mais é preciso inovar, seja trazendo para a casa drinks diferentes (inclusive não é uma má ideia fazer uma pesquisa junto aos clientes para saber de suas preferências), ou mesmo melhorando o que já tem. Por exemplo: se é vendido somente um tipo de caipirinha, por que não inserir mais sabores?

Importante: não tenha medo de se inspirar em outros estabelecimentos para levar uma novidade aos seus clientes. Entenda mais sobre isso no vídeo abaixo:

DICA 2: TRABALHE COM PROMOÇÕES

Muitos donos de restaurante pensam em promoções de todos os tipos para atrair clientes, mas elas podem ser usadas também para potencializar suas vendas de drinks.

Principalmente se você trabalha com happy hour, vale a pena considerar oferecer drinks em dobro em determinado dia da semana especificando o horário, ou quem sabe dar um drink de cortesia para quem levar alguém que nunca esteve no restaurante…

DICA 3: CRIE UM PROGRAMA DE FIDELIDADE

Mesmo que você já trabalhe com essa iniciativa para fidelizar seus clientes, utilize-a também como solução de como aumentar a venda de drinks no seu restaurante.

É possível, inclusive, trabalhar com um cartão fidelidade separado, focado somente nos drinks. Se seu restaurante trabalha com happy hour, como mencionamos acima, o sucesso dessa iniciativa será ainda maior.

DICA 4: EXPONHA SUAS GARRAFAS DE FORMA DIFERENCIADA

E isso vale mesmo se em seu restaurante as pessoas não precisam ir até o bar para pedir drinks, pois irá auxiliar, e muito, no desejo de compra.

Para isso, crie uma exposição criativa, dando destaque para garrafas diferentes e marcas internacionais, além das nacionais mais famosas. A iluminação precisa ser pensada com cuidado, para surtir o efeito desejado e realmente chamar a atenção de forma positiva.

DICA 5: TENHA COLABORADORES TREINADOS

É claro que essa dica não poderia ficar de fora, afinal com o treinamento certo os colaboradores responsáveis pelo bar podem, com atitudes simples, aumentar muito a venda de drinks.

É muito importante, por exemplo, que eles não sejam treinados somente no sentido de preparar corretamente cada pedido, mas também de saber explicar tudo sobre determinado drink para o cliente, além de simplesmente citar os ingredientes.

Alguns macetes, como servir a bebida com dois canudos para o consumo ser mais rápido e abrir espaço para mais um pedido, também são do conhecimento de quem sabe como trabalhar focando nas vendas.

Dicas extras…

São dicas realmente simples de como aumentar a vendas de drinks em um restaurante, não é mesmo?

Mas temos mais algumas para te apresentar, que num primeiro momento podem não parecer ligadas diretamente a vendas, mas com certeza influenciam todo o processo.

A primeira delas é a questão da limpeza: com sua equipe, crie uma rotina de checagem de copos e taças para ver se está tudo realmente limpo e em condições de ser entregue ao cliente.

Ainda focando na HIGIENE, e lembrando da importância de manter as bebidas expostas de forma a causar o desejo de compra, nunca se esqueça de limpar ou até mesmo lavar cada garrafa antes de colocá-las no expositor ou no estoque.

Se coloque no lugar do seu cliente: mesmo não tendo contato direto com a garrafa, não seria nada agradável ver que ela está suja e sendo utilizada no preparo do seu drink.

E, por falar em preparo, outra iniciativa que te ajudará a lucrar ainda mais é utilizar a ficha técnica. Sim: ela também deve ser sua ferramenta de apoio na hora de preparar os drinks, e irá auxiliar no que diz respeito às vendas, uma vez que o cliente terá a garantia de qualidade, sendo que haverá padronização e, portanto, não importa quantas vezes o mesmo drink seja pedido: ele sempre estará impecável.

Por fim, foque no controle do seu estoque, prezando para que não haja nenhum tipo de desperdício e para que nunca falte os produtos necessários para que os pedidos de todos os clientes sejam atendidos. Entender sobre Curva ABC e auditorias, por exemplo, é fundamental nessa etapa.

E em relação às outras bebidas?

Agora que você já descobriu como aumentar a venda de drinks em um restaurante, pode ser que esteja se perguntando sobre como trabalhar melhor a venda de outras bebidas, como vinhos e cervejas.

A boa notícia é que todas as dicas acima também podem ser aplicadas nesse caso, como ter colaboradores especializados, que saibam explicar sobre o produto, e criar promoções que incentivem o consumo.

Inclusive, se você trabalha com a venda de taças de vinho, dê uma olhada nesse link aqui, pois com certeza irá te ajudar. Outro conteúdo interessante é esse artigo que aborda o funcionamento da taxa de rolha cobrada nos restaurantes: nem todos os donos de restaurante sabem da existência da mesma, e se esse é o seu caso vale a pena dar uma olhada.

O controle de estoque também deve ser seu foco mesmo nesse tipo de venda, e se você tem algum tipo de dificuldade em relação a ele conheça o Treinamento Estoque 360º, pensado justamente para te ajudar em todo o processo, desde a escolha do fornecedor até o armazenamento correto de seus produtos.

Para saber mais sobre ele, clique no link acima ou no banner abaixo e encontrará todas as informações de que precisa. Se ficar com qualquer tipo de dúvida, entre em contato para conversar com a nossa equipe.

banner-estoque-360