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Aumentar a fidelização de clientes no restaurante é claramente uma necessidade. Afinal, uma vez fidelizados os clientes dificilmente pensarão em frequentar a concorrência… Mas como chegar a esse resultado?

Muitos empreendedores, donos de negócios desse tipo, acreditam que é uma trajetória difícil e, muitas vezes, a preocupação em ter que fazer algo extremamente elaborado impede a ação, fazendo com que o tempo passe e nada seja feito. A boa notícia, porém, é que fidelizar seu cliente é MUITO mais simples do que você imagina.

Isso pode ser feito através de dicas simples e que irão transformar seu restaurante para melhor como um todo, como as 6 que listaremos no próximo tópico.

Confira a seguir.

Dicas para aumentar a fidelização de clientes no restaurante

DICA 1 – TENHA UM ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA

Já abordamos bastante essa questão em diversos conteúdos, mas sempre vale a pena reforçar. Afinal, estamos falando de fidelização, e atender bem é uma obrigação para que o cliente queira voltar.

Dentro dessa dica cabem muitas outras, como:

  • Falar com sua equipe sobre a importância de atender sempre com simpatia;
  • Recepcionar corretamente cada pessoa que entrar no estabelecimento;
  • Instruir sua equipe a atender bem inclusive quem liga ou entra por alguns minutos, apenas para tirar uma dúvida.

Nada impossível, certo? É algo que deve ser feito logo no primeiro dia de funcionamento do restaurante, só não e esqueça de criar e manter um treinamento constante para que o atendimento oferecido por sua equipe nunca perca a qualidade.

DICA 2 – OFEREÇA UM AMBIENTE SEMPRE AGRADÁVEL E CONVIDATIVO

Desde a área de espera, até o salão e os banheiros: cada espaço por onde o cliente irá passar deve ser pensando para que ele se sinta bem e queira voltar.

Isso envolve uma decoração bacana, a ausência de odores desagradáveis e, claro, uma limpeza IMPECÁVEL, seja nos chão, nas mesas, nos utensílios que sairão da cozinha… TUDO deve estar higienizado.

DICA 3 – CRIE UM PLANO DE FIDELIZAÇÃO

E, claro: para aumentar a fidelização de clientes no restaurante você precisa colocar em ação um plano eficaz visando alcançar esse objetivo.

É possível criar um seu, único para o seu negócio, ou se inspirar no que já é trabalhado em outros estabelecimentos, como cartão fidelidade, brinde especial ou refeição grátis para quem completar um número específico de visitas, etc… A ideia é fazer com que os clientes sempre queiram voltar não apenas pela comida em si, mas também pelos benefícios que encontrarão ao aderirem a esse plano.

DICA 4 – TENHA UM DIFERENCIAL

Eis outro ponto que já abordamos algumas vezes e que é de extrema importância tanto para atrair os clientes, principalmente quando seu estabelecimento começar a funcionar, quanto para gerar fidelização, passando a mensagem de que você está realmente oferecendo algo ÚNICO, não encontrado na concorrência.

Aliás, já adiantamos: não há problema nenhum em se INSPIRAR na concorrência. Centenas de empreendedores fazem isso seja para criar promoções, produtos e até mesmo na hora de trabalhar a precificação do que irão vender, chegando assim a algum diferencial próprio.

Para fidelizar de verdade, sempre preze pela inovação, pois é ela que irá te destacar, e se for uma inovação tecnológica, melhor ainda! Um cardápio digital, um robô para auxiliar no atendimento… Sem dúvidas são ideias que irão encantar seus clientes.

DICA 5 – CRIE UMA CONEXÃO COM SEUS CLIENTES

Para estarem de fato fidelizados, é importante que seus clientes se sintam próximos da sua marca, e isso pode ser feito através de diversos canais, como as redes sociais. Utilize-as não só para “vender”, mas também para informar e criar uma relação sólida através da interação.

Ainda não utiliza o WhatsApp e acredita que o e-mail marketing não gera mais resultados?

Mude essa mentalidade e comece a usar também essas ferramentas… Elas serão úteis, por exemplo, para enviar uma mensagem de feliz aniversário para os clientes aniversariantes do mês, quem saber oferecendo um desconto especial.

DICA 6 – APLIQUE UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

A conexão citada acima com certeza irá te ajudar a aumentar a fidelização de clientes no restaurante, mesmo por que estar conectado ao seu cliente significa também saber ouvi-lo, e nesse contexto uma das melhores estratégias é aplicar uma pesquisa de satisfação.

Ela pode ser entregue ao cliente junto à conta, para preenchimento, ou pode ser baseada em perguntas feitas pelo próprio garçom, mas o importante, independente do formato, é que ela realmente seja aplicada, pois só assim você poderá saber o que seus clientes estão pensando do seu negócio.

Será que há elogios?

Quais pontos precisam de melhoria?

Será que sua equipe está atendendo conforme as instruções passadas?

São essas e outras respostas que você irá obter ao aplicar a pesquisa.

Ainda sobre o atendimento e o nível de satisfação do seu cliente…

Como você percebeu durante a leitura, aumentar a fidelização de clientes no restaurante não é nenhum “bicho de sete cabeças”, e é uma tarefa que está ligada diretamente a coisas básicas que você deve fazer para alcançar o sucesso em seu negócio.

Você aprendeu, por exemplo, que um atendimento de excelência faz toda a diferença na experiência dos clientes, experiência essa que deve SEMPRE ser a melhor. Mas e se, mesmo assim, o feedback recebido for negativo? E se na pesquisa de satisfação forem apontados detalhes ruins que, no seu ver, não fazem sentido?

É nesse momento que muitos donos de restaurante acabam agindo com imprudência ao literalmente debater com o cliente e se esquecer de criar a conexão já mencionada, se abrindo para descobrir o que pode melhorar para que o cliente em questão se sinta mais satisfeito.

Para criar e manter a fidelização, jamais seja esse tipo de pessoa, e se lembre constantemente mente da famosa frase “o cliente tem sempre razão”. Em alguns casos ela de fato não é aplicável, mas esses são bem poucos, sendo que na maior parte do tempo é sim importante saber ouvir o que as pessoas que consomem em seu estabelecimento têm a dizer, seja algo bom ou não.

Gostou dessas dicas para aumentar a fidelização de clientes no restaurante e quer começar o quanto antes?

Então aproveite para conhecer também o Treinamento Cardápio Vendedor, com o qual você irá obter uma ferramenta para padronizar a produção de seus pratos e chegar à precificação ideal tanto para o seu negócio quanto para os seus clientes. Precificação essa que pode ser o diferencial que você precisa.

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