por -
Aprenda como administrar a gestão e domine seu restaurante
5 (100%) 1 vote

banner-domine-seu-restaurante-1

Uma gestão bem feita é PRIMORDIAL em qualquer tipo de negócio, incluindo os que envolvem a alimentação. E saber administrar os processos que a envolvem é uma obrigação para qualquer empreendedor, independente de quais fatores incluam. Foi pensando nisso que trouxemos nesse post os principais pontos aos quais você deve se atentar para que domine seu restaurante gerindo ele por completo e com excelência.

Vamos começar?

É só continuar a leitura abaixo.

Os pontos básicos para administrar a gestão do seu restaurante

Para que você consiga compreender o quão amplo pode ser o processo de gerir seu restaurante, vamos começar pelos pontos BÁSICOS que merecem atenção:

PREZAR PELO SEU ESPAÇO FÍSICO

Quando falamos em gestão de restaurante nem sempre é dada a devida atenção a esse ponto. Mas ele merece, não é mesmo?

Seu ambiente deve estar sempre impecável para receber os clientes, o que significa também estar devidamente equipado. E, por falar em equipamento, não se esqueça de instalar câmeras no seu salão, pois elas também podem ajudar na sua gestão.

EXERCER UMA LIDERANÇA EXEMPLAR

Ser um bom líder significa caminhar junto à sua equipe, e não simplesmente dar ordens.

Domine seu restaurante exercendo uma liderança exemplar e sendo uma inspiração para cada colaborador, ao invés de uma pessoa a ser temida caso os resultados não saiam como esperado. Além de bons conselhos e exemplos, mantenha sua equipe sempre motivada e treinada, pois isso irá refletir diretamente no atendimento.

Atendimento esse que deve ser igualmente de excelência. Aliás, como você pode notar, uma coisa irá puxar a outra: seja um bom líder, dê todo o apoio de que sua equipe precisa para ser cada vez melhor, e não terá que se preocupar com clientes reclamando de que foram mal atendidos.

CONHECER AS NORMAS E AS LEIS QUE REGEM SEU NEGÓCIO

No que diz respeito ao trabalho com alimentação, e principalmente ao atendimento ao consumidor, existem dezenas de leis e normas que precisam ser seguidas. Nada impede que você tenha, por exemplo, um advogado para cuidar dessa parte, mas ter ao menos o conhecimento básico sobre esse assunto é obrigatório para quem deseja gerir bem um restaurante.

Sobre a sua cozinha: você sabe o que deve seguir? Caso trabalhe com a culinária japonesa, é preciso estudar MUITO a forma de armazenamento dos peixes e preparo do arroz, entre outras coisas.

E não se esqueça: uma das suas obrigatoriedades é disponibilizar um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta de seus clientes.

TER UM ESPAÇO PRÓPRIO PARA ADMINISTRAR TUDO

Por fim, outro ponto importante para administrar corretamente a gestão do seu restaurante é ter um espaço próprio para isso.

Sim: você passa boa parte do tempo no salão e talvez na cozinha, mas que tal separar um espaço para funcionar como escritório? Isso irá te ajudar no dia a dia.

E se está iniciando seu negócio, pronto para tirar ele do papel, veja o vídeo abaixo, com dicas PRECIOSAS de como começar um restaurante de sucesso:

Os pontos FUNDAMENTAIS para administrar a gestão do seu restaurante

Terminados os pontos básicos, vamos aos que são fundamentais para que você domine seu restaurante. Eles estão mais ligados aos números, muitas vezes o único fator considerado na hora da gestão:

UTILIZE A FICHA TÉCNICA

Procura uma administração perfeita? Então é imprescindível que você trabalhe a ficha técnica em relação a todos os pratos que são produzidos dentro do seu estabelecimento.

É ela que garantirá o padrão, a boa apresentação ao cliente e, também, a organização da sua cozinha, dando mais produtividade e agilidade aos responsáveis por ela.

CONTROLE SEU ESTOQUE

É impossível falar de gestão de restaurante sem tocar nesse assunto, e há um motivo para isso: sem o controle correto do estoque você pode não só ter grandes prejuízos, como também passar por sérios imprevistos, como a falta de um insumo para um preparo importante.

Conhecer a curva ABC do seu estoque, por exemplo, é o primeiro passo para não perder dinheiro comprando os itens errados.

CONTROLE TODAS AS SUAS VENDAS

Você sente dificuldades em controlar seu caixa? E suas vendas no cartão?

Se sente, definitivamente não é o único, mas precisa ter em mente que cada centavo, incluindo possíveis taxas relacionadas a essas vendas, deve estar sob seu controle. Entenda isso, coloque em prática e domine seu restaurante através de um dos pontos mais valorizados: o dinheiro.

Parece complicado fazer tudo isso que citamos?

E se você pudesse aprender de forma PROFUNDA e PROFISSIONAL a colocar cada uma dessas dicas em prática, estudando no seu tempo e adquirindo inúmeras ferramentas para te auxiliar no dia a dia?

Saiba mais abaixo.

Domine seu restaurante: a plataforma exclusiva de cursos para negócios de alimentação

Com a plataforma Domine seu Restaurante você terá, em um único lugar, acesso a todas as dicas acima através de cursos e materiais como:

  • Planilha de Controle de Fluxo de Caixa;
  • Treinamento Cardápio Vendedor;
  • Treinamento Estoque 360º;
  • Ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, e MUITO mais!

São dezenas de planilhas automatizadas, vídeo aulas e materiais de apoio para aprimorar ainda mais seu conhecimento sobre o seu negócio, e basta uma única compra para ter acesso a TUDO.

Conheça a plataforma Domine seu Restaurante e todos os seus conteúdos aqui.

E tem mais: cada aluno da plataforma ganha um acompanhamento personalizado, além de bônus para complementar os estudos. Que tal ver alguns exemplos?

São eles:

  • Sugestões de receitas para restaurantes self service;
  • O passo a passo para comprar um restaurante em funcionamento;
  • Curso de Hambúrguer Artesanal;
  • Curso Manual de Boas Práticas e POP’s.

Clique aqui para ter acesso à plataforma Domine seu Restaurante e comece seus estudos o quanto antes!

Não sabemos quando, exatamente, esse artigo chegará até você, então se surgir o aviso de “vagas encerradas” basta preencher os campos com seus dados e enviá-los para participar da lista de espera para a próxima turma. Lembrando que toda e qualquer dúvida pode ser tirada entrando em contato com a nossa equipe.

banner-domine-seu-restaurante-2