por -
Como não perder dinheiro com o seu Restaurante
5 (100%) 4 votes

banner-estoque-360

Você quer saber como não perder dinheiro com o seu restaurante, e por isso chegou até esse post. Pois tenha certeza de que aqui você encontrará as dicas que precisa e que, além de ajudarem nesse assunto, abrirão seus olhos para pontos da sua gestão que provavelmente passaram em branco até agora.

Duvida?

Continue a leitura para entender mais.

A importância de focar em não perder dinheiro

Mas antes, uma pergunta: você quer saber como não perder dinheiro com o seu restaurante apenas para lucrar mais, ou por entender o quanto sua gestão pode ser prejudicada sem essa iniciativa?

Se está visando SOMENTE o lucro, aí vem a primeira dica: pare!

Não que você não tenha que pensar nisso, mas se o dinheiro for sua principal preocupação, automaticamente haverá falhas em inúmeros processos… Se preocupando com isso você também conseguirá pensar como deveria no nível de motivação dos seus funcionários? E na satisfação dos seus clientes?

Provavelmente não, pois uma das primeiras coisas que devemos pensar ao abrir um restaurante é exercer o trabalho com excelência em todos os sentidos, e o lucro será uma consequência direta desse esforço.

Você precisa entender também a importância de focar em não perder dinheiro, uma vez que essa é sim uma ação necessária, e ela vai muito além de manter ou aumentar seu lucro.

Sabendo como não perder dinheiro com o seu restaurante você:

PODERÁ SE ATENTAR MAIS NA GESTÃO COMO UM TODO

Se acredita que está perdendo dinheiro, automaticamente seu foco ficará somente na questão financeira até que o problema seja solucionado, deixando as demais áreas total ou parcialmente abandonadas.

Mas, uma vez que essa perda é cessada e todo o seu financeiro se encontra em ordem, sobrará muito mais tempo para cuidar de outras coisas.

Aliás, clique abaixo para conhecer as planilhas de controle financeiro que podem te ajudar MUITO a controlar seus números:

banner planilhas financeiras matheus lessa

CONSEGUIRÁ INVESTIR MAIS EM SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

A ideia é se manter em crescimento, certo? Pois bem, e isso também é possível quando você descobre como não perder dinheiro com o seu restaurante para poder investir em seu próprio negócio.

Uma reforma, novas contratações e até mesmo promoções criativas para atrair e fidelizar clientes só saem do papel se houver dinheiro disponível para isso.

TERÁ CAIXA PARA IMPREVISTOS

Outro ponto extremamente importante ligado a esse assunto é o dinheiro que você terá disponível para imprevistos, o que é essencial em qualquer negócio.

Afinal, imprevistos sempre surgem, e é preciso estar minimamente preparado para lidar com eles, ou seja: ter caixa para isso. Se um equipamento quebra, por exemplo, o dinheiro para arrumá-lo não deve sair do seu bolso.

Uma das dicas mais importantes de como não perder dinheiro com o seu restaurante

Agora você já sabe a importância de não perder dinheiro com o seu restaurante e os pontos da sua gestão que essa atitude influencia, então que tal descobrir uma das dicas mais importantes a esse respeito?

Sim, existem muitas que você pode seguir, mas essa que apresentaremos precisa, de qualquer forma, estar presente no seu dia a dia. Então vamos dar a ela a importância que merece, não é mesmo?

E a dica é: GERENCIE SEU ESTOQUE COM EXCELÊNCIA.

Pode ser que nesse momento você esteja pensando “ok, já sei que devo fazer isso, é algo básico, que dica boba”, mas acredite: há muita coisa que você não sabe a respeito.

Não se trata somente de buscar os melhores preços. Isso, por sinal, pode ser o primeiro erro cometido: focar demais no preço do que precisa ser comprado e ignorar a procedência do produto e a reputação do fornecedor, o que pode fazer com o que barato saia caro, literalmente!

Ou, pior: não comprar as quantidades certas.

E aqui te fazemos uma pergunta: você conhece a curva ABC do seu estoque? Se a resposta é SIM, ótimo, pois você está na frente de milhares de outros empreendedores.

E se for NÃO, não se preocupe, pois abaixo segue um breve resumo do que significa essa curva:

ITENS A – REPRESENTAM 80% DO SEU FATURAMENTO

ITENS B – REPRESENTAM 15% DO SEU FATURAMENTO

ITENS C – REPRESENTAM 5% DO SEU FATURAMENTO

Mas, afinal, por que a dica mais importante está ligada a essas informações? Simples:

Esses 80% são formado por 20% dos itens do seu estoque (itens A). Ou seja: menos da metade do que você compra representa quase 100% de tudo o que fatura. Inacreditável, não é mesmo?

E tem mais: esses mesmos 20% são, na maioria das vezes, formados por proteínas, como as carnes adquiridas.

Bem, sabendo disso, fica nítido que são esses itens que devem receber maior atenção em suas auditorias e compras.

E, já que o assunto é saber como não perder dinheiro com seu restaurante, você já deve ter percebido que a compra impensada (ou pensada da forma errada) dos outros 80% pode significar apenas que você está gastando a mais quando poderia estar economizando.

O estoque, portanto, é a área que mais deve receber atenção para que você não perca dinheiro, como é explicado no Treinamento Estoque 360º, criado justamente para potencializar sua gestão a esse respeito.

Claro que há outras áreas nas quais seu restaurante também pode economizar, como:

  • Evitar o desperdício de alimentos;
  • Evitar o desperdício de água e energia elétrica;
  • Utilizar fontes inteligentes de energia, que ajudam na economia;
  • Manter a equipe treinada, para que não seja preciso gastar com demissões e novas contratações.

E no que diz respeito aos seus funcionários, outra dica interessante é saber como evitar roubos por parte da sua equipe, pois esse é um problema ao qual qualquer dono de restaurante está exposto.

Você pode saber mais a respeito no post 8 Dicas de Como Evitar Roubos por Funcionários em Restaurantes.

Agora sim: você já sabe como não perder dinheiro com o seu restaurante tanto com dicas simples sobre o assunto quanto com a mais importante, voltada para o estoque.

Mas se quiser conhecer outras é só entrar em contato a qualquer momento. E para mais dicas voltadas para a gestão como um todo, continue acompanhando o blog.

banner-estoque-360