por -
Como controlar os gastos mensais do seu restaurante
5 (100%) 2 votes

banner planilhas financeiras matheus lessa

Todo tipo de negócio envolve diversas tarefas que devem ser administradas com atenção, e no ramo alimentício não seria diferente. Saber como controlar os gastos mensais do seu restaurante, por exemplo, é uma dessas tarefas, de longe a mais importante de todas, e que se não for bem cuidada pode mudar drasticamente sua realidade literalmente de um dia para o outro.

Mas, afinal, como fazer esse controle da forma correta? Quais detalhes nunca devem passar despercebidos?

Para descobrir a resposta para essas e outras perguntas, continue a leitura abaixo.

Por que controlar os gastos mensais do seu restaurante

Antes de saber como controlar os gastos mensais do seu restaurante, porém, que tal relembrar (ou aprender) a importância dessa ação?

Claro que é praticamente de senso comum que o controle financeiro é essencial para um negócio não ir à falência, mas há muito mais a ser explicado. Por exemplo:

CONTROLAR OS GASTOS DO SEU RESTAURANTE É PRIMORDIAL PARA EVITAR DESVIOS INTERNOS

Sabendo exatamente quanto entra e sai do seu caixa mês a mês e, como proprietário, ficando a cargo desse controle ou colocando alguém de extrema confiança nessa tarefa, você automaticamente estará evitando que possíveis fraudes ou desvios de dinheiro possam surgir.

Afinal, ao saberem que cada centavo é supervisionado, seus funcionários pensarão duas vezes antes de tentarem tirar algum valor do caixa para uso próprio.

CONTROLAR OS GASTOS DO SEU RESTAURANTE TE PERMITE SABER O QUE É GASTO EM CADA ÁREA

Por exemplo: você sabe que todo mês precisa pagar contas e salários, além de fazer compras, mas sem um controle eficaz como determinar quanto, exatamente, está sendo destinado a cada uma dessas áreas?

Será que você não está gastando mais do que deveria em alguns períodos sem ter necessidade? Pois é: somente controlando os gastos mensais você terá a resposta.

CONTROLAR OS GASTOS DO SEU RESTAURANTE TE PERMITE FAZER INVESTIMENTOS EM DIVERSAS ÁREAS

Controlando os gastos do seu restaurante você consegue saber literalmente onde está gastando dinheiro. Logo, sabe também quanto está entrando de lucro e quanto pode ser reutilizado para melhorias em todas as áreas.

Lembrando que novos equipamentos, treinamentos para sua equipe e ações para atrair e fidelizar clientes são uma forma de deixar seu estabelecimento cada vez mais interessante para todos. Então não trate esses detalhes de qualquer forma, e sim como o investimento que de fato são.

Bacana o que vimos até aqui, não é mesmo? E olha que essas são apenas algumas vantagens de trabalhar o controle de gastos da forma correta.

Como controlar os gastos mensais do seu restaurante: o início

E agora que você já conhece as principais vantagens, vamos a outro ponto muito importante: o “como começar”.

E não: começar esse controle não é nada de outro mundo. O que você precisa para esse start são basicamente 3 coisas:

  • Dedicação;
  • Respeito à própria tarefa;
  • Respeito ao dinheiro do seu restaurante.

O que isso significa?

Bem, significa que estamos falando de controle de gastos mensais, porém para saber quanto gastou durante um mês todo você precisará, todos os dias, estudar seus números, o que sem dúvidas exige muita dedicação. São aqueles minutinhos a mais de trabalho no fim do dia, quando é bom também que haja concentração, e que fazem toda a diferença.

Estamos falando também de respeito extremo a essa tarefa se seu foco é ter um controle REAL e proveitoso: não adianta controlar tudo por somente alguns meses e depois parar ou começar a cuidar disso de qualquer forma. É um processo que tem início, mas não fim, pois se finalizado levará seu restaurante ao caos.

E, tão importante quanto, para começar você precisa também ter SEMPRE em mente que é preciso separar o pessoal do profissional. Ou seja: o dinheiro do caixa não deve ser utilizado para pagar coisas pessoais, por mais baratas que pareçam num primeiro momento, pois é justamente aos poucos que alguns problemas surgem.

Algo aparentemente inofensivo, como retirar uma quantia para ir ao cinema, por exemplo, pode ser o início de uma grande dor de cabeça, principalmente se considerarmos que na maioria das vezes esse uso do dinheiro para fins pessoais não é contabilizado.

Entendida essa parte, é a vez de outra:

Qual a melhor ferramenta de controle de gastos para utilizar?

Você sabia que existem muitos empreendedores que fazem todo esse controle à mão? Não que isso não seja possível (vamos lembrar que antes da tecnologia ganhar tanto espaço as coisas eram feitas dessa forma, com papel, e davam muito certo para muita gente), mas imagine o nível de trabalho a mais que isso significa…

Trata-se de um tempo que nenhum empreendedor gostaria de perder, e que costuma ser grande mesmo quando o papel é substituído pelas planilhas próprias, pois mesmo quem entende muito de Excel pode encontrar dificuldades em criar fórmulas que deixem o processo mais automatizado, por exemplo.

Então, o que fazer?

Bem, nesse caso se você realmente está buscando saber como controlar os gastos mensais do seu restaurante a dica é utilizar ferramentas que já foram testadas e entregam o que prometem. Aqui, o problema encontrado é que, a depender da ferramenta, você não conseguirá trabalhar com literalmente todos os seus gastos.

E foi pensando nisso que surgiram as Planilhas de Controle Financeiro que você pode conferir clicando aqui nesse link: elas são destinadas justamente a quem não tem tempo a perder, pois precisa focar também em outros aspectos do negócio, mas quer ter um controle extremamente eficiente de todos os números.

Enquanto uma é voltada especificamente para o fluxo de caixa, a outra trabalha as vendas em cartões, incluindo os parcelamentos, mostrando ao usuário quanto ele terá a receber também quando o cliente não pagar a vista. Juntas, formam a ferramenta de controle perfeita, além de serem de uso simples e contarem com suporte e vídeo explicativo em relação ao uso.

Quer saber mais? É só clicar no link mencionado acima para obter diversas informações, ou entrar em contato a qualquer momento.

Nosso time está a postos para te ajudar e te mostrar como controlar os gastos mensais do seu restaurante de modo realmente eficiente.

banner planilhas financeiras matheus lessa