por -
Como ganhar dinheiro com um restaurante self service
5 (100%) 2 votes

como-criar-um-cardapio-curso

Qual empreendedor não sonha em abrir um negócio visando lucratividade, não é mesmo? Outros fatores também influenciam nessa decisão, como realização profissional e a possibilidade de atender as necessidades das pessoas de alguma forma, mas o lucro acaba sim sendo determinante. E é aí que entra a pergunta: como ganhar DINHEIRO com um restaurante self service?

São muitas as pessoas que se perguntam isso diariamente, e a resposta pode ser encontrada na leitura desse artigo.

O que é um restaurante self service?

Você lembra/sabe o que é um restaurante self service?

Antes de mais nada, essa é a primeira coisa que você precisa saber se realmente quer descobrir como ganhar dinheiro com um restaurante self service, e vamos à explicação:

Um restaurante self service nada mais é do que aquele tipo de restaurante no qual o próprio cliente se serve, seguindo um modelo tipicamente brasileiro de negócio.

Ele apresenta praticidade para as duas partes: para o empreendedor, que não precisa se preocupar em ter pessoas servindo mesas, e para o cliente, que não precisa aguardar ser atendido, basta se servir com as opções do dia. Para muitos ainda pode parecer algo arriscado, mas não é.

Em 2017, 6 em cada 10 estabelecimentos seguiam esse modelo, como apontado por uma pesquisa do SEBRAE cujos dados foram divulgados nessa matéria do O Globo. E o motivo de ser algo tão procurado é simples: o setor de alimentação fora do lar sempre se manteve forte, bem como a necessidade de muitas pessoas de comer de forma saudável e rápida, pagando um valor justo por isso.

Aliás, outra informação importante: para saber como ganhar dinheiro com um restaurante self service você não precisa obrigatoriamente cobrar todos os pratos por peso. Também é possível cobrar um valor fixo, cobrando à parte somente as carnes de acordo com a quantidade de gramas consumida, como já é feito em muitos estabelecimentos pelo Brasil.

A bebida, por outro lado, SEMPRE é cobrada por fora, cabendo a você analisar se oferece uma sobremesa como cortesia ou não.

Para saber como ganhar dinheiro com um restaurante self service é preciso saber como montá-lo

E nessa montagem é IMPRESCINDÍVEL que você se atente a pontos como:

COMPRA DE EQUIPAMENTOS PARA ATENDER SUA OPERAÇÃO

A balança de precisão é o principal deles, independente do modelo de self service que você escolha (preço fechado ou cobrar prato a prato), sendo o equipamento que irá te permitir controlar venda a venda.

O balcão onde a comida ficará também é MUITO importante, afinal sem ele seu negócio não irá existir.

ESCOLHA DE UM BOM IMÓVEL

Talvez fugir da concorrência seja uma tarefa difícil, mas mesmo estando literalmente ao lado dela você também pode ganhar muito dinheiro, se escolher um bom ponto de venda.

Opte por aquele que comporta suas mesas sem que fiquem muito próximas umas das outras e que ofereça acessibilidade tanto em termos de distância quanto em termos de permitir que pessoas com cadeira de roda possam entrar e se acomodar, por exemplo.

Um bom ponto de partida é começar a analisar imóveis disponíveis em área com grande número de pontos comerciais, afinal são os funcionários dos mesmos que ajudam esse modelo de restaurante a ser o sucesso que é.

DIFERENCIAIS CLAROS

Além de ter um bom ponto comercial, quem busca saber como ganhar dinheiro com um restaurante self service também precisa ter ao menos mais um diferencial que o coloque em destaque.

Esse diferencial pode ser o seu cardápio. Mesmo funcionado como self service, seu restaurante não precisa obrigatoriamente ter dezenas de opções de pratos: há quem trabalhe com uma quantidade  pequena de pratos mineiros e nem por isso deixa de lucrar.

A divulgação e a fidelização de clientes também são importantes

É impossível ganhar dinheiro e obter sucesso com qualquer tipo de negócio se ele não for conhecido e não atrair clientes de alguma forma, por isso é tão importante apostar em estratégias de divulgação, fidelização e atração de clientes.

A diferenciação mencionada no tópico anterior já é um ótimo exemplo de como você pode atrair mais pessoas utilizando um cardápio diferente, mas como elas ficarão sabendo desse cardápio?

APOSTE EM UMA BOA DIVULGAÇÃO!

As redes sociais são ótimas para te ajudar nesse processo, pois possuem grande alcance quando se investe dinheiro nelas, e basta criar um bom conteúdo COMPARTILHÁVEL para que ainda mais pessoas se apaixonem pelo seu negócio.

Fazer uma “divulgação menor” focada na área que você atende, através de panfletos e guias locais, também é uma boa ideia.

CRIE AÇÕES DE FIDELIZAÇÃO

Lembra que falamos sobre escolher um imóvel onde haja bastante movimento dos funcionários das empresas ao redor? Pois bem: essas pessoas estarão por ali todo dia, então que tal criar um incentivo para que comam SEMPRE no seu restaurante?

A ideia mais tradicional e simples de todas é criar um cartão fidelidade, com o qual a cada 10 refeições feitas, o cliente ganha uma por conta da casa.

E que tal trabalhar também com delivery? Pode parecer absurdo, mas muitos restaurantes self service entregam comida, como apontado na matéria que citamos no início do artigo. Para os dias chuvosos nos quais nem sempre as pessoas querem almoçar na rua, é mais do que válido.

A definição dos seus preços deve ser perfeita se você realmente quiser ganhar dinheiro com um restaurante self service

Por fim, outro ponto MUITO importante para quem quer saber como ganhar dinheiro com um restaurante self service é a PRECIFICAÇÃO, que deve ser feita de forma profissional.

Você pretende criar seus preços no “achismo”?

Acha que acompanhar a concorrência é o certo a ser feito nesse caso?

Se a resposta for sim para uma dessas perguntas, saiba que você poderá PERDER dinheiro ao invés de ganhar, pois o preço do que você vende deve ser formado a partir dos SEUS números e da SUA realidade, como ensinado no Treinamento Cardápio Vendedor.

Com ele você irá aprender a utilizar corretamente a Ficha Técnica, padronizando suas produções e garantindo que as opções do seu buffet serão sua maior arma de vendas.

Quer saber mais e começar a lucrar da forma correta agora mesmo?

Clique no link acima ou no banner abaixo para mais informações, e se tiver qualquer dúvida é só falar com  a nossa equipe.

como-criar-um-cardapio-curso