por -
Como montar um restaurante mediterrâneo
5 (100%) 1 vote

Ebook-do-Matheus-Lessa

Buscar saber como montar um restaurante mediterrâneo pode parecer uma tarefa simples de ser colocada em prática, porém, como mostraremos no decorrer desse artigo, o empreendimento em si pode exigir mais cuidados do que o imaginado. Se é seu sonho empreender com um estabelecimento desse tipo, você está no lugar certo: acompanhe a leitura até o final e comece hoje mesmo a tirar suas ideias do papel.

Vamos lá?

O que vem a ser a culinária mediterrânea

É impossível saber como montar um restaurante mediterrâneo sem antes saber o que vem a ser a chamada “culinária mediterrânea”, e a explicação não poderia ser mais simples.

A culinária mediterrânea nada mais é do que aquela praticada em países banhados pelo Mar Mediterrâneo, estando eles na Europa, na África e na Ásia. É o que se come, por exemplo, em Israel e na Itália, e, ao contrário do que possa parecer, não se restringe só aos frutos do mar, que é o que costumamos imaginar quando ouvimos falar desse assunto.

De fato os frutos do mar são parte essencial dessa culinária, mas ela vai muito além, incluindo ainda grãos, hortaliças, queijos, frutas, azeites e outros itens sempre frescos, típicos da estação e sem nenhum traço de industrialização.

Se você nunca ouviu falar de pessoas que escolheram se alimentar somente com base em uma dieta mediterrânea por conta de ela ser composta por esses elementos, pesquise e descobrirá um mundo incrível repleto de frescor e saúde, que vai muito além dos restaurantes, mas que também fará toda a diferença no seu processo de empreender.

E é importante salientar, ainda, que desde 2013 essa dieta é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o que reforça sua importância até mesmo cultural, por representar partes específicas do mundo.

Mas, afinal, como montar um restaurante com esse foco?

Descubra abaixo.

Dicas de como montar um restaurante mediterrâneo

Agora que você já sabe no que se baseia a culinária mediterrânea, é hora de finalmente saber como montar um restaurante mediterrâneo. A boa notícia é que o processo de abertura envolve as etapas necessárias para a abertura de qualquer outro tipo de restaurante, mas existem algumas ressalvas:

DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO

Estamos falando de um tipo de restaurante associado automaticamente à alimentação saudável, e isso deve pesar na hora de definir seu público-alvo.

Não que existam muitas restrições nesse sentido, mas seu público dificilmente será formado por adolescentes, por exemplo.

ESCOLHA BEM SUA LOCALIZAÇÃO

Além do público, outra escolha que deve ser certeira é a sua localização: vale a pena considerar estar em uma área onde existam muitas empresas e muitos restaurantes, mesmo que acredite que eles possam representar uma forte concorrência, afinal dificilmente existirão muitos restaurantes mediterrâneos em uma mesma localização como essa.

Estar em áreas mistas (comerciais e residenciais) também pode ser ótimo, principalmente se for uma região mais nobre, na qual os moradores e frequentadores não se importem de pagar a mais por consumirem pratos compostos de produtos orgânicos, uma vez que esses também fazem parte desse tipo de negócio.

São várias as possibilidades no quesito localização, e seu público não precisa ser tão restrito, mas esses dois pontos são apenas dois exemplos do que você deve trabalhar para tirar seu empreendimento do papel. Lembre-se de que deve criar um bom plano de negócio, com todas as informações possíveis, incluindo o investimento necessário.

Outros dois pontos, tão importantes quanto, são:

ESCOLHA COM CUIDADOS SEUS FORNECEDORES

Essa é uma dica que não pode deixar de ser dada para quem busca saber como montar um restaurante mediterrâneo, afinal ele deve servir sempre itens frescos e de boa procedência, cabendo aos seus fornecedores garantir que isso aconteça.

Se tratando de frutos do mar, verifique se o fornecedor lhe dará a documentação de cada produto nas vendas, atestando a temperatura de armazenamento e entrega, entre outras informações.

PENSE NA DECORAÇÃO COM CARINHO

Não é por que você servirá frutos do mar todos os dias que seu restaurante deve ser decorado apenas com motivos marítimos. Na verdade eles nem precisam estar muito presentes.

Se possível, frequente alguns restaurantes mediterrâneos para observar como são decorados e se inspirar para criar a decoração perfeita para o SEU negócio.

Aposte em ações para atrair e fidelizar clientes

E agora que você já sabe como montar um restaurante mediterrâneo, é hora de saber o que pode ser feito quando ele já estiver em funcionamento, principalmente no que diz respeito à atrair e fidelizar clientes.

Calma: as dicas nesse sentido são simples de serem colocadas em prática, e sempre podem ser adaptadas ao seu orçamento.

Por exemplo:

FALE SOBRE A CULINÁRIA COM A QUAL TRABALHA E SEUS BENEFÍCIOS

Nas redes sociais, no seu site, no seu blog e até mesmo conversando com seus clientes, fale sobre as particularidades da culinária mediterrânea e todos os seus benefícios para a saúde, e instrua sua equipe a fazer o mesmo.

Se torne referência no assunto.

PROMOVA EVENTOS

Mesmo tendo um chef especialista no assunto, convide outros para alguns eventos específicos ligados à temática do seu restaurante, como uma noite de pratos mediterrâneos da Grécia.

Promova também palestras com nutricionistas, workshops e o que mais julgar necessário para atrair público e reforçar que você e sua equipe são autoridades nesse tipo de culinária.

CRIE UMA HORTA

E se estamos falando de cozinhar com produtos frescos, típicos de cada época do ano, por que não criar uma horta que pode ser visitada pelos clientes?

Assim eles poderão ver de onde vêm algumas coisas que comem e terão certeza de que estão em um local confiável no que diz respeito também à procedência desses insumos.

Ideias bem simples, não é mesmo?

Mas, voltando do início: sabemos como pode ser difícil cuidar de todas as etapas que envolvem a abertura de um restaurante ou outro negócio ligado à alimentação fora do lar, por isso indicamos o ebook O Segredo dos Restaurantes do Sucesso para quem, como você, está nesse processo.

Com ele você irá aprender tudo sobre os principais pontos aos quais deve prestar atenção, como os que citamos aqui e muitos outros. Clique no link acima para saber mais, e se ficar com alguma dúvida entre em contato com a nossa equipe.

Ebook-do-Matheus-Lessa