por -
Avalie esse post

banner planilhas financeiras matheus lessa

Controle financeiro é TUDO em QUALQUER tipo de empreendimento. Pergunte a qualquer empresário que você conheça e ele irá afirmar que sem organizar os números do seu negócio da forma correta é impossível se manter no mercado. E é justamente por isso que trouxemos nesse artigo algumas dicas de como organizar as finanças do restaurante, para que você aprenda a cuidar da gestão dos seus próprios números, tendo muito mais chance de alcançar o sucesso.

Continue a leitura para saber mais e começar a se organizar hoje mesmo.

A organização financeira do seu restaurante começa através da organização financeira na sua vida pessoal

Talvez você não saiba, mas é impossível falar de como organizar as finanças do restaurante sem falar também sobre organização de finanças PESSOAIS, por isso trouxemos esse tópico.

Como você tem cuidado do seu dinheiro, no que diz respeito à sua vida pessoal?

Não sabemos se você já tem um restaurante em funcionamento, ou se está pensando em abrir um, mas considerando a segunda hipótese é importante informarmos que sem saber gerir seu próprio dinheiro, dificilmente você conseguirá gerir o dinheiro de um estabelecimento, mesmo que de pequeno porte.

Educação financeira infelizmente não é um assunto que conhecemos desde pequenos, como deveríamos, mas sempre é tempo de aprender mais e adotar dicas que são fundamentais também quando vamos para o mundo corporativo.

Separamos 4 delas abaixo, para que você adote AGORA MESMO:

TENHA CONHECIMENTO DOS SEUS GASTOS E RECEBIENTOS MENSAIS

Esse é o primeiro passo para uma gestão financeira que de fato funcione: ter conhecimento de todos os seus gastos e recebimentos mensais.

Pode parecer complicado, mas é uma coisa que pode ser feita tanto em um caderno quanto em uma planilha, basta manter sempre anotado o que você precisará pagar mês a mês e o que terá a receber. Dessa forma você conseguirá saber quanto irá sobrar.

EVITE DÍVIDAS

Sabendo quanto de dinheiro irá te sobrar, você pode se prevenir contra um erro gigante: gastar uma quantia que não possui, o que costuma endividar qualquer pessoa que não saiba se organizar financeiramente.

Mesmo as compras no cartão de crédito devem ser evitadas sempre que possível.

TRABALHE COM OBJETIVOS CLAROS

Para comprar algo muito desejado sem se endividar, a dica é transformar cada compra em objetivos que precisam ser alcançados dentro de determinado período.

Por exemplo: se for preciso trocar de celular, estipule um prazo máximo para que essa troca seja feita e junte a quantia necessária até o final desse prazo, comprando um aparelho novo sem precisar recorrer ao parcelamento.

NUNCA GASTE TUDO O QUE VOCÊ TEM

Se você não tem o costume de guardar dinheiro, comece a transformá-lo em um hábito hoje mesmo, ainda que não exista nenhum objetivo financeiro a ser alcançado.

Dessa forma, quando surgir alguma emergência você estará mais do que preparado!

São dicas bem simples, não é mesmo? Mas tenha certeza de que são a “porta de entrada” para aprender como organizar as finanças do restaurante, pois sem se atentar a cada uma delas em sua vida pessoal, nem mesmo irá existir um restaurante.

Pode parecer exagero, mas é a verdade: apenas gerindo suas finanças você conseguirá saber se possui o dinheiro necessário para empreender.

Agora sim: como organizar as finanças do restaurante

Tendo entendido a importância de cuidar da sua vida financeira pessoal, vamos ao que realmente interessa, que são as dicas de como organizar as finanças do restaurante para que ele se mantenha em funcionamento.

Também são dicas simples, mas primordiais.

Confira:

TENHA O CONHECIMENTO DE TUDO QUE ENTRA E SAI DO SEU CAIXA

Em outras palavras: mantenha o controle de fluxo de caixa sempre em dia, registrando TODAS as entradas e saídas, ou seja, as receitas e as despesas.

Há quem faça esse controle semanalmente, mas para evitar qualquer tipo de erro, escolha registrar os números TODOS OS DIAS.

DÊ A DEVIDA ATENÇÃO ÀS VENDAS POR CARTÃO DE CRÉDITO

Vender através do cartão de crédito atualmente é uma necessidade, mas não dar a devida atenção a esse tipo de venda pode significar um grande problema em sua gestão financeira.

Isso por que as bandeiras dos cartões cobram taxas sobre as vendas, sendo fundamental administrá-las de perto!

CRIE SUAS PROMOÇÕES COM BASE EM ESTUDOS DO SEU CAIXA

Há dinheiro sobrando, que pode ser investido em alguma promoção ou ação de vendas?

É realmente preciso pensar em algo para tornar sua marca mais conhecida, e dá para fazer isso sem afetar negativamente o seu caixa?

Se a resposta for NÃO para essas perguntas, não tire nenhuma promoção do papel! Lembre-se que todo investimento visa um retorno financeiro, portanto se não conseguir identificar o quanto poderá ganhar com essa promoção, é melhor que ela não aconteça.

MANTENHA UMA BOA GESTÃO DE ESTOQUE

Todo estoque influencia diretamente o caixa por lidar com compras, portanto também deve ser considerado por quem quer saber como organizar as finanças do restaurante.

A gestão dessa área também deve ser impecável, a fim principalmente de identificar desperdícios, que por sua vez representam nada mais do que dinheiro sendo jogado fora.

JAMAIS CONFUNDA SEU DINHEIRO COM O DINHEIRO DO RESTAURANTE

Essa é de longe a principal dica para você que busca aprender como organizar as finanças do restaurante!

O motivo? Simples: tirar dinheiro do caixa para uso pessoal, ou tirar dinheiro da sua carteira para usar no restaurante é uma das práticas que mais levam à falência, principalmente se for recorrente. Ela significa que algo na gestão não está funcionando como deveria, afinal, se estivesse, nenhuma das partes estaria precisando do dinheiro da outra, certo?

As ferramentas certas para te ajudar nessa organização

Como dissemos acima, essas são dicas simples, mas primordiais, e que devem ser colocadas em prática o quanto antes.

Elas não são difíceis de serem trabalhadas, mas existem ferramentas criadas para deixar essa tarefa ainda mais fácil, como as Planilhas de Gestão Financeira que são focadas tanto na gestão de fluxo de caixa quanto na gestão de vendas via cartão de crédito.

Elas são automatizadas, o que torna o preenchimento muito mais simples e rápido, te permitindo acompanhar suas receitas e despesas de perto diariamente. Clique no banner abaixo ou no link acima para saber tudo que elas podem fazer pelo seu negócio.

Qualquer dúvida, entre em contato.

banner planilhas financeiras matheus lessa