por -
Planilha de Fluxo de Caixa para Restaurante: por que ter a sua
5 (100%) 1 vote

banner planilhas financeiras matheus lessa

Quando você pensou em abrir seu próprio negócio com certeza considerou também o que seria necessário para administrá-lo corretamente, certo? E quando falamos em administração não há como fugir: o dinheiro é o elemento principal a ser gerido, e justamente por isso é tão importante ter uma planilha de fluxo de caixa para restaurante.

Não importa o tamanho do seu estabelecimento ou há quanto tempo ele funciona. Aliás, vamos além: não importa nem mesmo se ele ainda não está em funcionamento, trabalhar com uma planilha para otimizar o controle do seu caixa é fundamental.

No decorrer desse artigo falaremos mais sobre esse assunto.

O que é fluxo de caixa e por que é tão importante manter seu controle

Antes de falar do uso da planilha de fluxo de caixa para restaurante em si, vamos explicar brevemente o que vem a ser o fluxo de caixa e por que ele é tão importante. Afinal, pode ser que você não saiba, principalmente se estiver começando a empreender agora.

A definição mais simples e “livre” em relação a esse termo é: o fluxo de caixa nada mais é do que uma poderosa ferramenta de gestão de tudo o que entra e sai do seu restaurante em termos de dinheiro. Simplesmente tudo, CADA MÍNIMA QUANTIA, deve ser contabilizada.

E aqui estamos nos referindo a literalmente qualquer receita e despesa que você venha a ter, como:

  • Vendas a vista ou a prazo;
  • Salário dos funcionários, incluindo encargos;
  • Rendimentos de aplicações;
  • Pagamento da contabilidade;
  • Pagamento de impostos, entre outros.

Logo, a conclusão a que chegamos é a de que o fluxo de caixa é importante para manter os números em dia, certo? Mas sua importância vai muito além, justamente por permitir esse controle.

Leia também: O que é e como encontrar o CMV de um restaurante.

Entre outras coisas, o fluxo de caixa para restaurante te permite:

ANALISAR SEU CRESCIMENTO EM DETERMINADO PERÍODO

Fazendo o controle corretamente, com uma planilha de fluxo de caixa para restaurante, é possível analisar os ganhos e gastos registrados, fazendo comparativos entre períodos.

Você consegue saber, por exemplo, se o primeiro semestre do ano atual foi mais lucrativo do que o primeiro semestre do ano que passou e tomar as medidas necessárias caso seja preciso aumentar as vendas.

Prever quando será preciso um esforço maior nas vendas também passa a ser uma atividade frequente, desde que seu caixa seja analisado regularmente.

EVITAR IMPREVISTOS FINANCEIROS

Tendo TODOS os números do seu restaurante sob seu comando, você consegue garantir que sempre haverá dinheiro em caixa. Assim, evitar imprevistos financeiros se torna muito mais fácil.

Não que eles vão deixar de existir: sempre pode aparecer um equipamento quebrado, por exemplo, mas você terá caixa para realizar a troca e continuar com sua operação normalmente, o que dificilmente aconteceria se não houvesse nenhum tipo de controle financeiro.

INVESTIR EM MELHORIAS E CRESCIMENTO

Se por um lado identificar que há pouco dinheiro sobrando no caixa ao final de cada controle possibilita descobrir onde está o erro para a falta de lucro, permitindo a busca por melhorias, identificar que há dinheiro SOBRANDO possibilita colocar essas melhorias em ação.

É preciso investir em promoções e ações de venda?

Investir mais em divulgação?

Reformar o imóvel, deixando ele mais atrativo?

Oferecer um bom treinamento aos colaboradores, a fim de mantê-los motivados e aumentar as vendas?

Tudo isso e muito mais é possível, inclusive fazer um empréstimo tendo a segurança de que irá conseguir quitá-lo.

Mas atenção a um ponto que muitos empreendedores ignoram: as vendas, ao contrário das despesas, nem sempre serão certas, podendo variar muito de mês a mês e em períodos maiores.

E aqui, mais uma vez, vemos a importância de ter um bom controle de fluxo de caixa: para que seja possível controlar, também, suas vendas.

Leia também: Como encontrar o ponto de equilíbrio de um restaurante.

Por que ter uma planilha de fluxo de caixa para restaurante

Diante do que foi dito acima se torna muito mais fácil entender também a importância de adotar uma planilha de fluxo de caixa para restaurante em sua gestão.

Nada impede que o controle dos seus números seja feito manualmente, mas obviamente esse processo é passível de erros, além de ser mais trabalhoso. Ao adotar uma planilha automatizada, por outro lado, em minutos é possível ter todas as receitas e despesas cadastradas devidamente.

Quanto à frequência do cadastro em si, enfatizamos que de nada adianta adotar uma planilha de fluxo de caixa para restaurante para uso se a mesma for preenchida uma vez ou outra, ou apenas com os dados de um mês específico.

É de EXTREMA importância cadastrar as despesas e receitas obtidas ao final de cada dia, caso contrário o controle não será tão efetivo. Com isso você terá uma visão muito mais clara de como foi o desempenho do seu restaurante mês a mês, podendo descobrir a qualquer momento os números que foram responsáveis pelo caixa ter fechado o período com saldo positivo ou não.

Aliás, eis outra grande vantagem de trabalhar com uma planilha: ela permite a visualização e análise de períodos inteiros em segundos, o que não é possível quando o fluxo de caixa é feito em cadernos ou agendas.

Com qual planilha de fluxo de caixa para restaurante trabalhar?

Não, não é difícil encontrar no mercado dezenas de planilhas de fluxo de caixa para restaurante que prometem revolucionar sua gestão, mas nem todas são realmente completas.

Na hora de escolher sua planilha, opte por aquela que, automatizada, já possui todos os campos prontos para preenchimento, além de manter os mesmos editáveis. Permitir que esse preenchimento seja feito diariamente é outro diferencial, como citamos acima.

Além disso, outro ponto de suma importância é que a planilha de fluxo de caixa para restaurante escolhida facilite o cadastro das vendas feitas por cartão, oferecendo o suporte para que você chegue aos valores REAIS a serem recebidos com esse tipo de venda.

Com as nossas Planilhas de Gestão Financeira você tem em mãos esses e outros benefícios, uma vez que terá uma planilha somente para acompanhamento de vendas no cartão facilitando, e muito, o preenchimento da planilha de fluxo de caixa. E se houver qualquer dúvida, basta acionar a equipe do suporte apara aprender como manusear cada função do jeito certo.

Quer saber mais a respeito? Clique no link acima, e se tiver qualquer dúvida é só entrar em contato.

banner planilhas financeiras matheus lessa