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Esteja você com seu negócio já em funcionamento, ou ainda estudando tirá-lo do papel, pare um minuto e reflita sobre o que poderia dar errado partindo de VOCÊ, a ponto de te levar à falência… Tarefa um tanto difícil, não é mesmo? Principalmente quando acreditamos que estamos fazendo tudo corretamente, mas não se engane: o que parece um mero detalhe pode na verdade estar entre os erros que a maioria dos donos de restaurante mais comete, e cujas consequências são de fato sérias.

Continue a leitura até o final para descobrir quais são esses erros e algumas dicas de como evitá-los.

Os erros que a maioria dos donos de restaurante mais comete: conheça e evite cada um deles

É óbvio: quanto mais erros, maiores são as chances de o seu negócio fechar as portas para não abri-la nunca mais, por isso vale a pena evitar todos eles, ou o máximo que for possível.

Um dado que costuma assustar quem investe na alimentação fora do lar, inclusive, especificamente em restaurantes, é que praticamente metade deles deixam de funcionar com menos de 2 anos de existência. Realmente alarmante, e só reforça a importância de se preparar corretamente.

A informação é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), e já foi amplamente divulgada, justamente como alerta para que os erros que a maioria dos donos de restaurante mais comete deixem de existir.

Bem, eles só podem deixar de existir se forem conhecidos, por isso listamos abaixo 5 deles, os que julgamos mais importantes, para que sejam do seu conhecimento e jamais façam parte do seu negócio.

São eles:

  1. NÃO TER NENHUM CONHECIMENTO A RESPEITO DO MERCADO E DA OPERAÇÃO EM SI

Esse erro, um dos piores, é praticamente um “tiro no escuro”: investir em um mercado sobre o qual não se tem nenhum tipo de conhecimento, e num negócio sobre o qual não se sabe NADA sobre a operação.

Como abrir um restaurante? Quais áreas fazem parte do mesmo? Como cada uma deve ser administrada da forma correta? Sem conhecer a resposta para essas e outras perguntas você dificilmente terá sucesso.

  1. AGIR POR PURO IMPULSO

E quem não adquire conhecimento suficiente normalmente é por que está agindo por impulso, o que jamais deve acontecer.

Antes de montar seu restaurante, pare para pensar sobre o que realmente está motivando essa ação: seria o fato de ser algo APARENTEMENTE fácil de lidar? Seria a ótima notícia de que a alimentação fora do lar é um dos setores que menos sofrem com a crise? Seria uma necessidade urgente de ganhar dinheiro ou investir em algo para se sentir ocupado?

Administrar um restaurante não é uma coisa simples de se fazer, então pense muito bem a respeito, pois agir por impulso também é uma forma de cometer erros.

  1. NÃO FAZER UM PLANEJAMENTO

Você pode ter todo o conhecimento a respeito do mercado e do funcionamento de um restaurante e pode realmente querer abrir o seu por amar essa área, mas se não fizer um bom planejamento estará errando da mesma forma.

Como já mencionamos em outros conteúdos, esse planejamento deve ser DETALHADO, constando nele informações cruciais como:

  • O público que será atendido;
  • A localização ideal;
  • Quanto é preciso para começar o negócio;
  • Qual tamanho precisa ter o imóvel que será comprado ou alugado, entre outas coisas.

Nunca se esqueça dessa palavra: DETALHAR!

  1. COMEÇAR A SUBSTITUIR INGREDIENTES SEM CRITÉRIO

Esse é um dos maiores erros que a maioria dos donos de restaurante mais comete pelo simples motivo de que ele leva à total perda de controle do seu estoque e do processo de produção de sua cozinha.

Isso geralmente ocorre quando o restaurante NÃO possui um conceito no qual o cliente pode escolher como compor seu prato, mas o dono simplesmente começa a abrir exceções e em pouco tempo percebe-se que a ficha técnica, ferramental fundamental, não está mais sendo respeitada como deveria.

  1. IGNORAR RECLAMAÇÕES E FEEDBACKS DOS CLIENTES

Como saber se seu serviço está do agrado do cliente se você simplesmente não o ouve?

Acredite: há donos de restaurante que simplesmente IGNORAM o que o cliente tem a dizer, fechando os ouvidos para as críticas e, com isso, deixando de lucrar. Obviamente que existem situações nas quais a frase “o cliente tem sempre razão” não deve ser levada tão a sério, mas nos demais contextos a palavra de quem consome em seu estabelecimento deve SIM ser ouvida e respeitada, afinal sem essas pessoas seu negócio simplesmente não existe.

Pode parecer que não, mas esses erros que a maioria dos donos de restaurante mais comete são sim muito graves, principalmente quando “andam juntos” e são somados a outros, como não colocar as necessidades do cliente em primeiro lugar (o que reforça o que dissemos acima) e ignorar o que dizem sobre a sua marca nas redes sociais.

Como evitar que esses erros sejam cometidos

Evitar que esses erros façam parte da SUA jornada é mais fácil do que parece…

Por exemplo:

Não possui o conhecimento necessário para abrir seu próprio restaurante? Então comece investindo em uma franquia, que já está toda formatada e te dará todo o suporte que precisar.

Quer realmente aprender como funciona cada área de um restaurante para então abrir o seu, inclusive se colocando no lugar de seus futuros colaboradores? Busque trabalhar por um tempo num estabelecimento desse tipo mesmo que não ganhe nada, apenas para adquirir experiência.

Quer garantir que seu cliente sempre receberá a atenção que merece? Então, além de se tornar um bom ouvinte e aprender a receber também feedbacks negativos, invista no treinamento da sua equipe para que seu atendimento seja de excelência.

E não encare nenhuma dessas dicas como um “peso” ou gasto: todas elas são na verdade uma forma de INVESTIR na realização do seu sonho.

Ainda não sabe exatamente qual passo dar para montar seu restaurante evitando todos os erros possíveis? Então conheça o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, criado justamente para quem, como você, se sente perdido nesse começo.

Clique no link acima ou no banner abaixo para obter todas as informações sobre esse material, e se houver qualquer dúvida nossa equipe estará à disposição aqui.

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