por -
Como montar um restaurante a quilo
5 (100%) 1 vote

Ebook-do-Matheus-Lessa

Se você está considerando abrir um negócio voltado para alimentação fora do lar, saber como montar um restaurante a quilo é uma etapa importante, afinal esse formato pode ser extremamente lucrativo quando bem trabalhado. Também conhecidos como self-service, tais estabelecimentos estão entre os que mais conseguem se manter no Brasil, e não é à toa, afinal público para eles não falta.

Saiba mais a respeito no decorrer desse artigo.

5 dicas de como montar um restaurante a quilo

De modo geral, a montagem desse tipo de restaurante se assemelha à de qualquer outro tipo, pois existem pontos que definitivamente jamais devem ser ignorados, não importando o contexto do seu negócio de alimentação.

Trata-se daquelas tarefas básicas que todo empreendedor deve cumprir, e que são muitas!

Para te ajudar nessa missão de como montar um restaurante a quilo, vamos mencionar 5 delas a seguir:

  1. ESCOLHER A MELHOR LOCALIZAÇÃO POSSÍVEL

E aqui um grande erro é escolher um local considerando apenas o movimento que existe ao redor dele. Claro, esse fator é importante, mas não é determinante quando trabalhado sozinho.

Toda essa movimentação é feita por pessoas que são seu público-alvo?

A concorrência está presente nas proximidades, podendo atrair essas pessoas?

Caso decidam ir ao SEU restaurante, conseguirão acessá-lo de forma fácil?

Esses e outros fatores devem ser considerados na hora de escolher a localização do seu ponto de venda. E no caso da acessibilidade, mencionada no último ponto acima, lembre-se do quão importante é se colocar no lugar dos clientes.

Se não houver estacionamento, rampas de acessibilidade ou se for preciso fazer algum grande retorno para chegar até seu restaurante, provavelmente será mais cômodo ir a outro.

Leia também: Vale a pena investir em um restaurante?

  1. CUMPRIR O QUE É PREVISTO EM LEI

Toda empresa está sujeita a legislações específicas, e com restaurantes também é assim.

Ao buscar saber como montar um restaurante por quilo busque também se informar sobre as normas gerais que devem ser seguidas, e se há alguma específica em sua cidade. O alvará fornecido pela Vigilância Sanitária e o Registro na Junta Comercial, por exemplo, são obrigatórios.

  1. ESTUDAR A ESTRUTURA E OS EQUIPAMENTOS QUE SERÃO NECESSÁRIOS

Via de regra, para um restaurante a quilo o recomendado em termos de estrutura é deixar 60% da área do seu ponto de venda para os clientes, sendo esse o espaço destinado às mesas e circulação.

Já no que diz respeito aos equipamentos, a balança é primordial, bem como os balcões com as cubas, tanto os para as refeições quentes quanto os refrigerados, para os pratos frios. Fritadeira, forno industrial, liquidificador, caixa registradora e computador também são itens que devem compor essa lista.

  1. CONTRATAR A EQUIPE NECESSÁRIA

No que diz respeito a como montar um restaurante a quilo a equipe é mais enxuta, pois não há a necessidade de ter um garçom atendendo as mesas, uma vez que o próprio cliente se serve.

Nesse caso, duas pessoas para a cozinha, uma para a pesagem, uma para o caixa, uma para a limpeza e uma para a gerência podem ser suficientes. Isso, porém, irá depender do tamanho da sua operação.

  1. DEFINIR O INVESTIMENTO NECESSÁRIO

Não confie que a quantia que você possui será suficiente para empreender: faça um estudo detalhado de tudo que será necessário fazer e que envolve dinheiro.

 A compra de equipamento e a compra/aluguel do ponto de venda são alguns dos primeiros pontos que devem ser considerados nessa etapa, junto a outros. Por exemplo: quanto será preciso para decorar o local? E a aquisição dos insumos para começar a funcionar, exigiria quanto?

E não se esqueça: quem deseja saber como montar um restaurante a quilo deve considerar ainda as características que são próprias desse empreendimento, como:

A FORMA COMO A COMIDA É EXPOSTA

É preciso que a mesma seja apresentada de modo a facilitar a circulação dos clientes e possibilitar que possam escolher rápido o que comer, afinal uma das características do público-alvo desse negócio é a necessidade de ingerir algo de qualidade, porém em um tempo mais escasso.

A PRESENÇA DE UMA COMIDA MAIS CASEIRA

Mas isso não precisa ser uma obrigação: variar o cardápio, inclusive, irá te ajudar a agradar ainda mais seus clientes, valendo a pena fugir dos simples arroz, feijão, carne e saladas para inserir algo diferente, nem que seja somente aos finais de semana.

Nada impede que em dias específicos você coloque entre as opções pratos árabes ou japoneses, como muitos restaurantes a quilo fazem.

Possibilidade de aumentar o lucro: trabalhe com marmitex em seu restaurante

Como mencionado acima, um dos pontos que levam as pessoas a procurarem um restaurante a quilo é a falta de tempo e a necessidade de comer algo bem feito, e isso não ocorre só quando estão na rua aproveitando o horário do almoço no trabalho.

Muitas pessoas em casa também sentem essa necessidade, que pode impulsionar seu lucro: por que não oferecer marmitex para quem se encontra nesse segundo contexto? Ou mesmo para quem está no trabalho e não pode sair para comer?

Veja no vídeo abaixo algumas informações de como isso pode ser feito:

E, por fim, tão importante quanto todos os pontos mencionados até agora, está a elaboração CORRETA do seu preço de venda, que jamais deve ser feita com base nos preços trabalhados pela concorrência, mas sim com um estudo sólido que leve em consideração a SUA realidade.

A ficha técnica possui papel de extrema importância nesse processo, andando lado a lado com a precificação e padronizando as produções da sua cozinha, devendo estar ao alcance de seus cozinheiros para que tudo saia como o esperado. Quer saber como aplicá-la em suas receitas?

Então conheça o Treinamento Cardápio Vendedor, cujo foco está justamente em te ajudar a descobrir a real margem de lucro de cada item servido em seu restaurante, utilizando para isso a adoção da precificação INTELIGENTE.

Você sabe como aplicar os custos de folha de pagamento e aluguel no seu preço de venda?

Como definir qual é o preço a ser cobrado por quilo vendido?

Clique no link acima para descobrir como ter acesso a esses cálculos para começar seu negócio da forma CORRETA. Afinal, agora que você já sabe como montar um restaurante a quilo, basta apenas dar o primeiro passo.

Qualquer dúvida, converse com a nossa equipe e iremos te ajudar.

como-criar-um-cardapio-curso