por -
Como diminuir os desperdícios no restaurante
5 (100%) 1 vote

banner-estoque-360

Como diminuir os desperdícios no restaurante? Essa é uma pergunta feita com frequência pelos empreendedores desse meio, e não é para menos: ninguém gosta de desperdiçar alimentos e dinheiro, pois não há negócio no ramo da alimentação que consiga se sustentar dessa forma.

Na verdade até há, mas o esforço que precisa ser feito para que isso aconteça é imenso, e nada melhor do que se prevenir e evitar ter que passar por isso, não é mesmo?

Então se você também está em busca de dicas de como diminuir os desperdícios no restaurante que gerencia, fique conosco até o final desse artigo, pois temos certeza de que podemos te ajudar.

A importância de diminuir os desperdícios no restaurante

Antes das dicas em si, vamos falar um pouco sobre a importância de diminuir ao máximo o desperdício?

Como demos a entender na introdução, o fator financeiro é um dos maiores beneficiados com essa medida. O que não deixa de ser verdade: cada controle adotado por você e sua equipe evitará gastos desnecessários, e também os imprevistos que podem levar a eles.

Outro fator importante é a imagem que seu estabelecimento passará aos clientes ao mostrar que se importa em otimizar cada recurso e cada alimento com o qual trabalha. Principalmente atualmente, quando esse é um tema tão valorizado, esse diferencial logo irá te destacar da concorrência, aumentando o número de pessoas que passam pela sua porta diariamente.

Você pode até mesmo virar notícia, dependendo da criatividade colocada em prática para evitar o desperdício, e não há como isso também não influenciar na sua lucratividade.

Em resumo, podemos dizer que, uma vez que se busca saber como diminuir os desperdícios no restaurante, não só você e o seu negócio estarão ganhando: mas também sua comunidade, seu mercado, e o meio ambiente como um todo.

Então, vamos finalmente às dicas?

Como diminuir os desperdícios no restaurante e otimizar seu caixa

Bem, mais uma vez voltamos à questão financeira, afinal não tem como falar sobre como diminuir os desperdícios no restaurante sem tocar nesse assunto. Nesse contexto, é claro que as temidas contas não poderiam ficar de fora, junto a outros elementos que podem elevar seus custos mensais consideravelmente.

Veja abaixo algumas dicas de como diminuir os desperdícios que podem aumentar suas despesas mensais:

CRIE UM AMBIENTE ILUMIDADO NATURALMENTE

Ou seja: utilize a própria luz do sol a seu favor, permitindo que ela ilumine seu restaurante, ou boa parte dele, de modo a tornar o uso das lâmpadas dispensável durante o dia.

Janelas grandes, paredes de vidro e um teto que permita a entrada dos raios solares cumprem esse papel, além de deixarem o ambiente bem mais convidativo.

UTILIZE ÁGUA DA CHUVA

Claro que isso não deve ser feito para todos os processos do restaurante, mas sim em alguns específicos.

Há uma horta, mesmo que pequena, no local? Aproveite para regá-la com essa água. É preciso lavar os banheiros e o chão? Pois essa continua sendo uma ótima opção de uso.

Lembrando que muitas vezes o uso da água se torna totalmente dispensável: a calçada, por exemplo, pode ser simplesmente varrida.

INSTALE SENSORES INTELIGENTES NOS AMBIENTES

Essa pode não ser a melhor dica para ser aplicada no salão, que recebe pessoas o tempo todo, mas para outros ambientes, como os banheiros, é a melhor opção.

Quantas pessoas já não entraram no banheiro do seu restaurante e esqueceram a luz acessa? Isso acaba gerando um custo a mais na conta de energia, por isso o uso de sensores inteligentes de presença se fazem necessários.

Em relação à comida: quais medidas podem ser tomadas

E não há como falar sobre como diminuir os desperdícios no restaurante sem falar dos elementos mais importantes desse empreendimento: os alimentos.

Algumas dicas a respeito são:

UTILIZE AO MÁXIMO TODOS OS ALIMENTOS

Não é segredo para ninguém que aquela casca jogada no lixo também se enquadra no desperdício, afinal serve de alimento para muitas pessoas, então evite desperdiçá-la. Aliás: evite desperdiçar QUALQUER parte de QUALQUER alimento.

Pense em receitas junto à sua equipe, inove e seja reconhecido por isso.

PRODUZA SOMENTE O QUE FOR SOLICITADO

Mesmo que você tenha calculado a média de pedidos de determinados pratos durante o dia, é interessante evitar “produção em massa”, focando em atender somente os pedidos que realmente forem feitos.

Essa é uma das formas mais inteligentes de evitar que sobre comida no final do expediente, e de garantir que o cliente receberá sempre algo fresco, realmente feito na hora.

CONTROLE SEU ESTOQUE

Nesse ponto as dicas são:

  • Compre somente o necessário de acordo com a análise da sua demanda (comprar uma grande quantidade de determinado insumo somente por estar na promoção não é uma boa ideia);
  • Faça um armazenamento adequado para evitar contaminações;
  • Tenha um controle rigoroso de validade, prezando por utilizar primeiro os itens que estão mais próximos do prazo.

CRIA UMA PADRONIZAÇÃO EM SEUS PRATOS

Isso pode, e deve, ser feito através do uso da ficha técnica, com a qual a equipe da sua cozinha deve aprender a trabalhar.

É nela que estará a receita de cada prato, com a quantidade exata de cada ingrediente e informações extras, como forma de apresentação. Assim, adotando uma padronização inteligente e seguindo todas as outras dicas, desperdiçar insumos será praticamente impossível.

Você não sabe o que é fica técnica, como trabalhá-la e tudo que ela pode fazer pelo seu restaurante?

Então nós temos um material perfeito para te apresentar: o Treinamento Cardápio Vendedor.

Com ele você aprenderá tudo o que precisa sobre esse assunto, além de dezenas de outras dicas que transformarão seu cardápio em seu melhor cartão de visitas e uma verdadeira arma de vendas.

Você também não sabe o que é Engenharia de Cardápio? Não sabe como precificar corretamente seus pratos e bebidas produzidas por sua equipe?

Esses são outros dois assuntos amplamente trabalhados nesse treinamento através de vídeo aulas, materiais de apoio e bônus exclusivos.

Agora que você já conhece algumas dicas de como diminuir os desperdícios no restaurante, dê um passo a mais e trabalhe esse assunto em seu estabelecimento de forma profissional. Clique no link acima para saber mais sobre o treinamento, ou entre em contato que tiraremos todas as suas dúvidas.

como-criar-um-cardapio-curso