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Como aumentar o número de clientes do seu restaurante
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Você não sabe como aumentar o número de clientes do seu restaurante? Essa é uma dificuldade presente na vida de milhares de empreendedores, então não se sinta sozinho. Aliás, justamente por ser algo tão recorrente resolvemos criar esse artigo, com dicas simples, mas poderosas, para seu estabelecimento encher cada vez mais.

Você perceberá que atrair clientes pode ser mais fácil do que imagina.

Confira abaixo.

Como aumentar o número de clientes do seu restaurante: dicas simples que surtem muito efeito

TORNE SEU NEGÓCIO “ENCONTRÁVEL”

O que isso significa? Bem, significa basicamente que você precisar fazer com que as pessoas encontrem seu restaurante de uma forma rápida e sem muitas pesquisas.

Essa dica não tem necessariamente a ver com a sua localização, uma vez que ela precisa ser escolhida seguindo pontos específicos, como seu público-alvo, mas sim com a divulgação. Acredite: há estabelecimentos que criam perfil nas redes sociais, por exemplo, e não destacam telefone nem endereço. Como ser encontrado dessa forma? Impossível!

Então, lembre-se: sempre que fizer uma postagem, for aparecer em alguma reportagem ou qualquer coisa do tipo, deixe claro qual é o seu endereço ou forneça ao menos seu telefone. Assim mais gente saberá onde você está, e com isso o número de clientes irá aumentar.

CONSIDERE A POSSIBILIDADE DE OFERECER DELIVERY

Mesmo seguindo a dica acima, pode ser que você encontre dezenas de pessoas que se interessem pela sua comida, mas não queiram ou não possam visitar seu restaurante, então que tal pensar na possibilidade de oferecer delivery?

Quando falamos de como aumentar o número de clientes não precisamos focar somente em quem de fato fará uma visita, então estude a viabilidade dessa opção.

Aprenda aqui a como montar um delivery de sucesso.

VENDA O QUE AS PESSOAS REALMENTE QUEREM

Você sabe que precisa existir todo um planejamento antes de abrir um restaurante, e que ele envolve várias etapas, não é mesmo?

Entre essas etapas está o estudo do seu público-alvo e do que você realmente irá vender, qual o conceito a ser seguido… E aqui é preciso ter cuidado. Por exemplo: será um restaurante japonês e você identificou junto aos seus futuros clientes que há espaço para isso na região escolhida.

Mas só isso não basta: para aumentar o número de clientes do seu restaurante, ou seja, atrair cada vez mais pessoas, você deve moldar sua ideia ao que elas realmente querem.

Ao montar um restaurante japonês com mesas e cadeiras comuns e algumas criações ousadas na cozinha pode ser que ele fique vazio se o que seus clientes realmente querem for um conceito mais tradicional, com almofadas no chão e o que mais fizer com que se sintam no Japão.

FIQUE CONHECIDO PELA EXCELÊNCIA

Seja no conceito adotado, no modelo de gestão, no atendimento ou qualquer outro ponto.

Fazer tudo com excelência automaticamente leva à famosa divulgação boca a boca, e quanto mais pessoas falarem bem do seu negócio, mais pessoas irão querer conhecê-lo. É uma tática que simplesmente não tem como dar errado.

DIVULGUE O SEU RESTAURANTE

Mas, claro, não conte apenas com o “boca a boca” e busque divulgar seu restaurante sempre que for preciso. Aliás, quando se trata de redes sociais isso pode ser feito literalmente todos os dias, se considerarmos que cada foto postada é uma forma de se anunciar.

Conte também com as mídias tradicionais se achar necessário, mas principalmente quando se trata de promoções para aumentar o número de clientes, o marketing digital pode ser imbatível.

E aqui vai uma dica dentro da dica: tente deixar as pessoas curiosas a respeito do que podem encontrar no seu estabelecimento, seja na divulgação do dia a dia ou em datas comemorativas. Essas últimas, por sinal, também são perfeitas para conseguir mais visitas, desde que você saiba trabalhá-las.

E depois de aumentar o número de clientes no restaurante, o que fazer?

Bem, a primeira coisa a se ter em mente é que tendo aumentado o número de clientes, os esforços adotados devem se manter para garantir a casa cheia todos os dias.

Isso significa que a excelência citada acima, por exemplo, precisa se manter em todos os detalhes:

NA GESTÃO

As coisas precisam estar nitidamente em ordem, para que cada cliente perceba o nível de organização em seus processos e para que sua equipe também se sinta inserida em algo sólido, que não irá perder o rumo a qualquer momento.

NO ATENDIMENTO

E ainda falando em equipe, a excelência deve estar também no atendimento prestado, o que é fundamental independente do contexto em que seu restaurante se encontre.

Lembrando que além de receberem treinamento, seus funcionários devem se sentir valorizados e em boas condições de trabalho, pois só assim estarão motivados a atender sempre com o máximo empenho.

NO AMBIENTE

Limpeza e organização são essenciais para fazer com que cada pessoa queira voltar.

É claro que uma decoração fiel ao seu conceito também é importante, mas se tiver que escolher entre os três pontos, fique sempre com os dois primeiros.

E, além disso, não podemos esquecer de outro ponto importante: a lucratividade. Afinal, de nada adianta saber como aumentar o número de clientes do seu restaurante se você não for capaz de estimular o consumo.

Nesse caso algumas dicas são:

  • Descrever seus pratos com palavras que instiguem a imaginação e o paladar;
  • Utilizar fotos reais, que retratem como seus pratos realmente são;
  • Oferecer pratos em porções diversificadas, atraindo diversos tamanhos de grupos.

Todos esses pontos fazem parte da criação de um cardápio perfeito, sem o qual você dificilmente conseguirá reter os novos clientes que conseguir. Esse cardápio vai muito além de um design bem trabalhado, tendo a precificação correta de cada prato, beneficiando tanto o restaurante em si quanto quem faz uma refeição nele.

Quer saber como criar essa verdadeira arma de venda pra o seu negócio e ainda aprender a trabalhar a ficha técnica dos seus pratos corretamente? Conheça o Treinamento Cardápio Vendedor.

Se houver qualquer dúvida sobre ele, é só entrar em contato e nós iremos te ajudar. Ensinamos como aumentar o número de clientes do seu restaurante e, com esse treinamento, mostraremos também como não deixar esse número diminuir.

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