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Você sabia que compras em grupo ajudam donos de restaurante em momentos de crise? Sim: essa é uma ótima alternativa para quem tem medo de ter seu negócio afetado quando a economia do país não está em seus melhores momentos, e ajuda a manter o estoque sempre controlado e com todos os itens necessários para a continuidade da operação.

Continue a leitura desse artigo para saber mais sobre o assunto e descobrir se essa também é a melhor saída para você.

O setor da alimentação fora do lar e sua relação com os períodos de crise

O setor da alimentação fora do lar é um dos que menos sofrem com os momentos de crise.

Essa é uma frase que já mencionamos em diversos artigos, e inclusive é embasada pelos órgãos do setor. Afinal, mesmo diminuindo o número de vezes em que vão a restaurantes, as pessoas não costumam abandonar 100% o hábito de comer fora.

Mas, infelizmente, para os donos de restaurante essa diminuição no número de visitas e a crise como um todo representam um cenário bem mais preocupante, principalmente se não houver o preparo correto para esse tipo de situação.

Entre os principais pontos desse contexto estão:

MAIOR CUSTO PARA O CONSUMIDOR

O lucro é o principal objetivo de muitos empreendedores, e isso leva a um pensamento equivocado: o de que se há menos clientes, é preciso cobrar mais dos que foi possível manter, como forma de garantir a lucratividade.

Com isso os clientes que ainda frequentam o restaurante passam a ter que pagar um valor maior comparado ao de antes, o que aumenta as chances de que não voltem mais.

NECESSIDADE DE DEMITIR COLABORADORES

E se há menos clientes e menos dinheiro entrando, pagar as contas se torna mais difícil. A saída, nesses casos, costuma ser demitir alguns colaboradores, o que definitivamente não é uma alternativa boa para nenhum dos envolvidos.

Nenhuma dessas situações é agradável, então o que fazer?

Alguns empreendedores já encontraram uma solução inovadora e eficaz, sobre a qual falaremos abaixo.

Como as compras em grupo ajudam donos de restaurante a superar momentos de crise

E a solução encontrada foi nada mais do que passar a utilizar compras em grupo como forma de conseguir manter o estoque sempre abastecido, sem ter que pagar altos preços ou mesmo investir um dinheiro que precisa ser guardado, por conta da crise.

E não se trata de nada mirabolante, e nem mesmo de sites de compras coletivas, como pode dar a entender: diversos empreendedores, donos de restaurantes, criaram um grupo onde poderiam trocar informações a respeito das compras que faziam, e em pouco tempo esse grupo virou algo realmente vantajoso.

Com várias pessoas comprando ao mesmo tempo, os fornecedores conseguem oferecer preços bem melhores, que representam descontos de até 50%, a depender do produto. E com isso todos saem ganhando:

  • Os empreendedores, que conseguem manter o estoque girando e ainda ficam com dinheiro em caixa para pagar todas as contas e salários;
  • Os clientes, uma vez que não encontram preços mais altos quando buscam uma refeição, afinal com a economia gerada não é preciso aumentar o preço de cada prato;
  • Os fornecedores, que não deixam de vender e conseguem gerar fidelização.

Os colaboradores, claro, também só têm a comemorar, pois continuam com seus empregos, e é assim que as compras em grupo ajudam donos de restaurante a superar os momentos de crise.

Esse assunto, inclusive, já foi tema de uma reportagem do G1, na qual é retratada a realidade de empreendedores de Piracicaba (SP) que já em 2015 conseguiram agregar mais de 200 restaurantes da cidade em uma associação cujo objetivo era as compras coletivas.

Confira o texto completo clicando aqui.

Outras alternativas para driblar a crise

Sim, as compras em grupo ajudam donos de restaurante, e esse já é um fato inegável. Porém, é sempre MUITO importante se atentar no que diz respeito aos fornecedores envolvidos nesses grupos.

Preço baixo nem sempre é sinal de qualidade, e pode ser que o produto que você procura esteja mais barato não necessariamente por conta dessa compra em grupo, mas sim por ter uma procedência duvidosa, por exemplo, e precisar ser vendido logo. Estar alerta é uma necessidade!

No mais, além de se preocupar em manter seu estoque, estude também outras possibilidades de driblar os momentos de crise, como:

OFERECER DELIVERY

Muitas vezes as pessoas deixam de comer fora por que sabem que vão gastar mais do que se pedirem comida para consumir em casa, então que tal oferecer delivery em seu restaurante?

Assim seu cliente fica satisfeito e você mantem as vendas. Só não se esqueça de estudar a viabilidade da operação, se é possível contratar um ou mais entregadores, até quantos quilômetros é possível atender, etc.

CRIAR PROMOÇÕES

Outra ideia interessante, que também precisa de estudo de viabilidade, é a criação de promoções para atrair mais clientes e, de quebra, ainda movimentar um pouco as redes sociais.

As 50 primeiras pessoas que compartilharem determinada postagem podem ganhar um drink grátis, ou todos os que fizerem check-in no estabelecimento podem ganhar determinado desconto. São DEZENAS de possibilidades!

NUNCA DEIXE DE FIDELIZAR SEUS CLIENTES

Nos momentos de crise econômica as pessoas comem menos fora de casa, mas tenha certeza de que se seus clientes estiverem fidelizados, na primeira oportunidade eles irão primeiro ao SEU restaurante, e não na concorrência.

Sendo assim, mantenha sempre em prática estratégias e atitudes que visem gerar fidelização, como um atendimento de excelência. Assim, quando a crise chegar, sua preocupação será bem menor.

EVITE O DESPERDÍCIO

Para se precaver contra as consequências da crise, é ainda importante que você mantenha um controle rígido do seu estoque, evitando o desperdício a qualquer custo. Perder produtos significa perder dinheiro, dinheiro esse que com certeza poderá fazer falta.

Quer aprender de forma APROFUNDADA a criar e manter esse controle?

Então conheça o Treinamento Estoque 360º, que aborda desde a questão da compra e escolha de fornecedor até a administração desse que é um espaço fundamental para qualquer restaurante.

Clique no banner abaixo para saber mais, e se ficar com alguma dúvida não deixe de entrar em contato para falar com nossa equipe.

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