As moscas no restaurante são um grande incômodo tanto para os clientes quanto para toda a equipe que trabalha no local, sendo fundamental se livrar desse problema não só por conta desse incômodo em si, mas principalmente por conta do que ele pode causar. Se elas estão em seu estabelecimento e você não sabe ao certo o que fazer a respeito, continue a leitura para saber mais.
Aliás: antes das dicas de como se livrar desse problema, vamos falar um pouco sobre o perigo que ele oferece.
Os problemas que as moscas podem causar
Perda de credibilidade.
É isso que, sem sombra de dúvidas, você terá que enfrentar caso deixe seu restaurante repleto de moscas. Afinal ninguém gosta de comer num ambiente assim, e em pouco tempo um simples “boca a boca” ou até mesmo uma postagem a respeito nas redes sociais pode fazer com que ninguém mais queira ir ao seu estabelecimento.
Para quem trabalha com self service isso é muito pior: afinal, sem a proteção correta as moscas podem literalmente ficar em cima da comida, causando um transtorno muito maior.
O que você talvez não saiba, porém, e seus clientes e funcionários também não, é que não é preciso que uma mosca toque a comida para transmitir doenças. É sabido que após isso ocorrer em pouquíssimas horas, dependendo do alimento, já é possível notar “ovos” sobre eles, mas a preocupação deve ir muito além.
Segundo um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, citado nessa matéria da BBC, uma mosca pode carregar centenas de bactérias em suas asas e pernas, e um simples movimento já é capaz de espalhá-las pelo ambiente.
E, considerando o tipo de local onde esses insetos costumam estar, não é de se admirar que os mesmos possam transmitir doenças como:
- Pneumonia;
- Infecção no estômago;
- Infecção respiratória;
- Úlceras estomacais.
Temos absoluta certeza de que você não quer isso para si mesmo, para a sua equipe e muito menos para os seus clientes. Mas como, afinal, acabar com as moscas em seu negócio?
Descubra nossas dicas a seguir.
6 dicas para acabar com as moscas no restaurante
DICA UM: LIMÃO COM CRAVO
Essa é uma daquelas dicas com cara de “receita de vó”, mas que funciona muito bem como repelente e é extremamente simples: basta “espetar” alguns cravos na metade de um limão e deixá-lo na área onde você não quer que as moscas fiquem.
Seu restaurante é self service? Se sim, coloque os limões com cravo no buffet, próximos aos alimentos, e poderá perceber o resultado. E o melhor: esse repelente caseiro não danifica a comida de nenhuma forma.
DICA 2: CITRONELA
Outro item “natural” e famoso por manter moscas e insetos diversos longe é a citronela com seu cheiro marcante.
Por se tratar de um restaurante, é uma boa ideia utilizá-la de modo a deixar o ambiente agradável, valendo a pena apostar em velas com a essência da planta. A dica é acendê-las pelo menos meia hora antes de começar os trabalhos com os alimentos, garantindo que as moscas não irão chegar perto.
DICA 3: TELAS
Toda cozinha e restaurante deve ter portas e janelas bem vedadas justamente para evitar a entrada de insetos.
Mas nada impede que você reforce essa segurança utilizando as chamadas telas mosqueteiras, que permitem a circulação de ar ao mesmo tempo em que barram as moscas.
DICA 4: CORTINA DE AR
Você já entrou em alguma loja e, ao passar pela porta, sentiu um “vento”? Se sim, significa que esse local utiliza uma cortina de ar, que também é extremamente útil para evitar moscas no restaurante.
E a lógica do funcionamento não poderia ser mais simples: por conta da corrente de ar, esses insetos são impedidos de seguir voando e, com isso, acabam indo para outro lugar.
DICA 5: ARMADILHAS LUMINOSAS
Ainda falando sobre soluções tecnológicas que você pode levar para o seu estabelecimento, não podemos deixar de lado as chamadas “armadilhas luminosas”.
Como é de conhecimento comum, as moscas são também atraídas pela luz. Logo, com o aparelho certo você conseguirá guiá-las de modo que fiquem presas, não atrapalhando a operação e muito menos a experiência dos clientes.
DICA 6: CUIDADOS COM A LIMPEZA
E, claro, jamais podemos esquecer que uma das melhores formas de afastar as moscas no restaurante é manter a limpeza e a higiene em dia, o que envolve vários fatores, como limpar as mesas com álcool, não deixar restos de comida no chão e utilizar somente lixeiras com tampa para evitar que o cheiro atraia os insetos.
E, por falar em insetos no geral, o melhor para manter seu restaurante seguro é se preocupar com todos eles, e não só com as moscas. E nessa hora nada melhor do que contratar um serviço de dedetização.
A dedetização como forma de livrar seu restaurante de insetos
Aliás, fica um alerta: a dedetização deve ser contratada até mesmo antes de o restaurante começar a funcionar, permitindo que a equipe responsável encontre os possíveis focos de problemas e elimine-os. Portanto, se você ainda não utiliza esse serviço, está mais do que na hora de contratá-lo.
Nesse artigo falamos muito mais a respeito. Mas, via de regra, alguns cuidados que devem ser tomados na hora da contratação envolvem:
ESTUDAR O CONTRATO
Se a empresa não oferecer um contrato de serviço, simplesmente não feche negócio. E se ela oferecer não deixe de ler cada linha com calma e analisar tudo que ele envolve.
Entre os pontos que ele deve abordar está a periodicidade das visitas, que no caso de um restaurante deve ser feita todo mês.
VERIFICAR SE A EMPRESA POSSUI REGISTRO
Toda e qualquer empresa que trabalha com dedetização deve ser registrada junto à vigilância sanitária, o que irá garantir que o serviço prestado é de confiança e te livrará de problemas, inclusive junto ao órgão.
Lembrando que os produtos químicos usados por ela também deve possuir registro, certificando que são legalizados para uso.
SE CERTIFICAR DE QUE A ÁREA AO REDOR DO RESTAURANTE TAMBÉM SERÁ VERIFICADA
Todo e qualquer cuidado voltado para limpeza interna é necessário, mas você já parou para pensar que o que há fora do seu restaurante também pode fazer com que ele tenha moscas e insetos diversos?
As lixeiras e os bueiros são bons exemplos disso, por isso verifique junto à empresa escolhida se haverá também a análise desses pontos externos para que você saiba o que pode ser feito a respeito.
E então, preparado para começar a espantar as moscas no restaurante e qualquer outro inseto?
Se houver qualquer dúvida a respeito, clique aqui e fale com a nossa equipe. E não se esqueça de continuar acompanhando o blog para obter mais dicas como as que demos aqui.