por -
Avalie esse post

banner-estoque-360

Saber o passo a passo para criar um inventário no restaurante é mais do que mais uma tarefa que tem que estar no dia a dia do empreendedor: é uma obrigação, principalmente para quem deseja ver seu negócio prosperando com todas as áreas funcionando perfeitamente.

Muitas pessoas pensam que é algo difícil e cansativo de ser feito, que “toma muito tempo”, mas não é bem assim: havendo a organização necessária, qualquer inventário pode ser feito sem comprometer o tempo da equipe, mesmo por que haverá um tempo destinado somente para ele, sem atrapalhar nenhuma outra tarefa.

É importante que você, como empreendedor, entenda que cada processo e cada tarefa dentro do seu negócio possui importância.

Se você pesquisa por um determinado assunto, provavelmente é por que sabe que deve aprender sobre ele, e se encontra inúmeros conteúdos a respeito terá a certeza disso. E foi assim que aconteceu em relação a esse artigo, certo?

Você pesquisou sobre o passo a passo para criar um inventário no restaurante e chegou até ele, e agora vai entender por que é tão importante realizá-lo: é através dele que o controle sobre seu negócio REALMENTE irá existir.

Quando falamos de inventário estamos falando também de ESTOQUE, área que obrigatoriamente precisa ser organizada e controlada devidamente, pois influencia diretamente todas as demais áreas do restaurante, inclusive a produção da sua cozinha.

O inventário não diz respeito somente ao estoque de insumos, sabia?

É comum alguns donos e gerentes de restaurante pensarem que na hora de fazer um inventário precisarão contar somente os insumos ligados diretamente à cozinha, e esse é um grande erro.

O inventário deve ser aplicado em todo e qualquer produto/item que você possua: alimentos, produtos de limpeza e, também, os utensílios que compõem o chamado “enxoval” do restaurante, como talheres, copos e taças.

E aqui reforçamos mais uma vez a importância de essa atividade ser realizada: já imaginou não manter um controle sobre suas taças, por exemplo, e por conta disso não perceber que algumas foram quebradas e em determinado dia simplesmente não ter taças suficientes para atender todos os clientes?

Isso JAMAIS deve acontecer, portanto siga as dicas abaixo voltadas para o passo a passo para criar seu inventário e tenha total controle sobre seu estoque, independente do produto que ele envolva.

O passo a passo para criar um inventário no restaurante: dicas que você não deve deixar de seguir

CRIE CLASSIFICAÇÕES E ORGANIZE TODOS OS ITENS

Organização é a palavra-chave para que o inventário do seu restaurante seja impecável e o mais rápido possível, mas para que isso realmente ocorra é preciso organizar da forma CERTA.

Por exemplo: ao invés de apenas separar todos os pacotes de arroz dos demais alimentos, crie subcategorias, deixando ainda o arroz comum separado do integral, e assim por diante.

FAÇA UMA PRIMEIRA CONTAGEM DE CADA ITEM

Fazer um inventário no restaurante significa basicamente contar quantos itens ele tem tanto no estoque físico quanto no virtual, e para isso é preciso um ponto de partida, certo?

E esse ponto de partida é extremamente simples: condiz simplesmente com fazer uma primeira contagem de TUDO, assim você terá um parâmetro para realizar a primeira comparação entre os estoques.

Acredite: isso realmente fará a diferença.

REGISTRE TODAS AS ENTRADAS E SAÍDAS

No passo a passo para criar um inventário no restaurante, essa é uma das tarefas mais importantes, e deve ser feita diariamente, com qualquer item.

Dessa forma as chances de ter alguma diferença na hora da comparação entre os estoques serão bem menores, praticamente nulas, pois você saberá e terá registrado o que e quando saiu do estoque, e também a quantidade.

NOMEIE UM OU MAIS RESPONSÁVEIS PELA REALIZAÇÃO DO INVENTÁRIO

Sem uma pessoa para cuidar da contagem o inventário simplesmente não existe, mas quem da sua equipe tomará conta dessa tarefa?

Você? Seu gerente? O responsável pelas compras? Terá uma pessoa para fazer o inventário e outra para fazer uma segunda conferência, garantindo que a contagem está certa? Cada inventário será feito por uma pessoa diferente?

Isso precisa ser definido.

ESCOLHA O MOMENTO CERTO PARA FAZER O INVENTÁRIO

Além da pessoa responsável, outro ponto que precisa ser definido é QUANDO o inventário será feito e com qual frequência.

Há empresas da indústria, por exemplo, que fazem uma contagem mensal do estoque, mas e no seu restaurante, o que será melhor?

O que mais deve ser feito…

Como dissemos no início do artigo a realização do inventário é muito importante para que você tenha um controle real do seu estoque e dos seus processos, mas essa importância ainda vai além: com essa contagem regular você consegue, por exemplo, descobrir pontos que precisam de melhorias e ainda evitar o desperdício.

Veja um exemplo de cada caso:

Ao notar que está com menos taças do que antes, como também usamos como exemplo no começo, você perceberá que talvez sua equipe não as esteja manuseando com o devido cuidado na cozinha, levando a muitas quebras. Vale a pena fazer uma reunião a respeito, buscando melhorias.

Já ao fazer o controle correto de cada item durante o inventário, será possível notar quais estão próximos da validade e devem ser utilizados o quanto antes, evitando que tenham que ser jogados fora, o que geraria desperdício.

Outro passo que deve ser dado, porém, e que ajudará seu estoque como um todo, inclusive na hora do inventário, é descobrir qual a curva ABC do seu negócio, pois assim você saberá o que tem mais saída e precisa ser comprado com mais frequência, merecendo inclusive atenção redobrada na hora da contagem.

Parece complicado demais?

Então conheça o Treinamento Estoque 360º, pensando para quem precisa ter um controle total sobre o estoque do restaurante e, claro, aprender a fazer um inventário da forma CORRETA.

Com ele você aprenderá tudo sobre essa área, o que também inclui a curva ABC, o processo de compras e MUITO MAIS!

Não espere mais para começar a transformar seu negócio através de uma de suas áreas mais importantes: clique no link acima para saber mais e ler os depoimentos de alguns alunos para entender como esse treinamento tem ajudado dezenas de estabelecimentos pelo Brasil.

Se ficar qualquer dúvida, clique aqui e converse com a nossa equipe.

banner-estoque-360