por -
Avalie esse post

Ebook-do-Matheus-Lessa

Não importa se você já começou o seu negócio ou se ainda está na fase do planejamento: quanto antes definir quais utensílios para restaurante deverá comprar e a quantidade de cada um, melhor será para a sua operação. Muitos empreendedores, porém, nem sempre dão a esse assunto a importância que ele merece, e é por isso que criamos esse artigo.

Continue a leitura para saber mais.

A importância de contar com bons utensílios em seu negócio

Os utensílios são tão importantes quanto o conceito que você criou ou está criando, seus pratos e diferenciais.

Essa frase pode, num primeiro momento, parecer extremamente exagerada, mas pare um minuto para refletir o quanto esses pequenos objetos (alguns nem tão pequenos assim) podem influenciar sua operação. Do que adiantaria, por exemplo, pensar em pratos e em um ambiente diferenciados para criar uma boa impressão se, na hora de servir o cliente, não houver porta guardanapo nas mesas ou mesmo talheres adequados para o prato em si.

Já na cozinha, imagine o quão incomodo é para uma equipe ter que trabalhar sem peças que são consideradas fundamentais no dia a dia, como uma faca específica para carne ou a bandeja para que o garçom possa servir os pedidos.

Conseguiu perceber o quanto é importante pensar nesse assunto com a atenção que ele merece?

O que podemos perceber aqui, também, é que, ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, o termo “utensílios para restaurante” vai MUITO além da cozinha, influenciando diretamente a experiência de quem está no salão.

utensilios-de-mesa-para-restaurante

Quais utensílios para restaurante você não pode deixar de ter

Agora pode ser que você esteja pensado em quais utensílios, afinal, você deve adquirir para o seu negócio, e é nossa obrigação dizer que isso irá depender justamente do seu conceito.

Um restaurante japonês, por exemplo, não irá necessariamente utilizar as mesmas coisas que um restaurante nordestino, assim como um de padrão mais elevado não irá utilizar as mesmas peças que um mais simples.

Mas, via de regra, sempre existem aqueles utensílios que são necessários em praticamente qualquer estabelecimento do tipo.

Veja abaixo 20 deles:

  1. Talheres diversos para o salão (para prato principal, sobremesa, etc)
  2. Porta guardanapo de papel para as mesas
  3. Colher com bico para decoração (útil para sobremesas ou pratos finos)
  4. Bandejas, para uso dos garçons
  5. Suporte para sachês de açúcar e sal, para as mesas
  6. Peneira em aço Inox
  7. Porta temperos para as mesas
  8. Campainha, para avisar a equipe quando os pedidos estiverem prontos
  9. Cubas, para restaurantes com buffet self service
  10. Facas para cortes e carnes específicas, para a equipe da cozinha
  11. Facas para legumes, também para a cozinha
  12. Panelas e frigideiras
  13. Pratos diversos (para prato principal, sobremesa, etc)
  14. Canecas, caso o restaurante sirva bebidas como chopp
  15. Copos e taças
  16. Xícaras, caso seja servido café
  17. Espátulas
  18. Descascadores de legumes
  19. Tábuas de corte
  20. Batedor fue

Eles são essenciais para uma boa mise en place

Não é nada de mais, não é mesmo? Mas se pensarmos bem cada um desses utensílios possui muito poder sobre a operação do dia a dia do restaurante, influenciando inclusive a mise en place.

Esse outro termo, como explicado de forma mais profunda nesse artigo aqui, diz respeito à organização que deve ser feita antes do preparo de cada receita e antes de receber os clientes à mesa, o que ajuda a passar uma ótima impressão e a tornar os processos mais rápidos.

Ao receber um pedido, por exemplo, sua equipe deve primeiro separar os ingredientes, equipamentos e utensílios para restaurante necessários para o preparo da receita, para então partir para o preparo em si.

Já a equipe do salão antes mesmo de receber os clientes deve se certificar que as mesas estejam preparadas com os utensílios certos, como o porta guardanapos. Há casos em que só é possível levar algo à mesa após saber o que o cliente irá comer, mas recebê-lo com uma mesa completamente vazia pode não ser tão agradável.

Não se esqueça de contar também com bons equipamentos para o seu negócio

Lembrando que os utensílios citados acima e todos os demais dos quais você possa vir a precisar devem ser de boa qualidade e durabilidade, evitando gastos desnecessários posteriormente, e o mesmo é válido para os equipamentos que forem escolhidos.

Veja abaixo uma pequena lista do que o seu restaurante precisa ter, especificamente na cozinha:

  • Liquidificador
  • Batedeira
  • Espremedor de frutas
  • Geladeira
  • Freezer
  • Lava-louças

São equipamentos que definitivamente demandam um investimento significativo, por isso escolha com cuidado seus fornecedores e tenha certeza de que possui o dinheiro necessário para investir.

Para essa primeira parte, tanto no que diz respeito aos utensílios para restaurante quanto aos equipamentos, basta seguir dicas como conversar com outros clientes do fornecedor para pegar referências e checar o tipo de suporte ou garantia que é oferecido. Já em relação à segunda parte, o mais importante é manter um bom controle financeiro, pois só assim será possível determinar qual a quantia que pode ser destinada a esse tipo de investimento.

Para muitos donos de restaurante essa é uma missão praticamente impossível, mas com as Planilhas de Gestão Financeira ela se torna muito mais simples, pois com poucos cliques é possível registrar cada venda, sendo ela no dinheiro ou no cartão (tanto débito quanto crédito).

Assim, você consegue acompanhar de perto seus números, o lucro obtido a cada mês, as taxas que devem ser pagas e muito mais, de forma praticamente automatizada. Trata-se da solução ideal tanto para quem está começando e quer dar início à gestão financeira com o pé direito quanto para quem já tem um restaurante e precisa acompanhar essa área mais de perto.

Clique no link acima ou no banner abaixo para saber mais sobre as planilhas e como elas podem te ajudar, e sinta-se mais preparado para fazer os investimentos necessários sem medo de entrar no vermelho.

Se ficar com qualquer dúvida, fale com a nossa equipe clicando aqui.

banner planilhas financeiras matheus lessa