Se há algo que você certamente já percebeu ao buscar empreender nos dias atuais, é que as redes sociais do restaurante PRECISAM existir. Obviamente que cada empreendedor possui a liberdade de escolher com quais irá ou não trabalhar, mas estar presente em ao menos uma delas é a melhor forma de se aproximar dos consumidores e, com isso, gerar atração, fidelização e, claro, manter ou aumentar as vendas.
Para que todos esses resultados sejam alcançados, porém, é preciso dedicação e, principalmente, um trabalho bem feito.
Já falamos por aqui, por exemplo, sobre a importância de ir além de simplesmente criar um perfil na rede social favorita. Afinal, se ele não for bem administrado, esse pequeno passo de pouco ou nada irá adiantar.
Sim: sabemos que todo o processo em si parece pequeno, ou simples demais, mas esconde algo muito maior. Representa, inclusive, seu destaque diante da concorrência.
Sendo assim, não espere para começar a agir a favor do seu negócio utilizando as redes sociais que estão ao seu dispor.
Para te ajudar, separamos 7 ideias gerais que dão MUITO certo quando aplicadas.
Confira a seguir.
Ideias para turbinar as redes sociais do restaurante
TIRE FOTOS E FAÇA VÍDEOS DE SUAS RECEITAS
Você já deve ter visto dezenas de restaurante utilizando essa ideia nas redes sociais, mas há algo que eles não fazem e que você pode fazer: fugir do comum!
Que tal fugir do food porn, mostrando apenas pratos prontos e suculentos, e começar a registrar todo o processo de preparo para os seus seguidores? Só não se esqueça de que cada conteúdo deve ser criado com qualidade, então se achar necessário contrate um profissional para te ajudar.
FAÇA O MESMO COM SUCOS E DRINKS ESPECIAIS
E, claro: as bebidas também devem fazer parte das redes sociais do restaurante, seguindo a mesma ideia mencionada acima.
Nos dois casos, mas principalmente nesse, preze pela criatividade a todo momento, principalmente na apresentação.
O AMBIENTE NÃO DEVE FICAR DE FORA
As redes sociais que você escolher usar serão de certa forma sua vitrine, portanto devem mostrar também como é o ambiente em si.
Para isso, tire fotos e faça vídeos tanto do salão quanto dos demais espaços que tiver, como a área para crianças e também a cozinha, lembrando de deixá-los arrumados antes. E não se esqueça: o conceito escolhido na hora de abrir seu restaurante deve ser valorizado.
MOSTRE O SEU TIME
Agora você já sabe que deve mostrar os pratos e drinks que produz, mas o que talvez não saiba é que também é importante mostrar o time que está por trás de toda essa produção. Afinal, qualquer cliente sabe que é preciso uma equipe para o restaurante dar certo, sendo interessante mostrar também esse lado dos “bastidores”.
Essa prática também irá mostrar para a equipe que ela é valorizada, e para os clientes irá mostrar que existe um lado humano em seu empreendimento.
MOSTRE SEUS FORNECEDORES
Nessa outra ideia para turbinar as redes sociais do restaurante também é trabalhada a valorização, porém de uma forma diferente.
O fornecedor, claro, se sentirá valorizado ao ver fotos e vídeos de seus produtos e até mesmo do seu próprio espaço sendo postados, mas o foco aqui é na valorização do respeito com o cliente, mostrando a ele a procedência do que come.
Muitos chefs famosos fazem isso nas redes sociais de seus restaurantes, visitando fazendas e valorizando o comércio local, por exemplo. Aposte também nessa iniciativa.
REPOSTE FOTOS DE CLIENTES
Essa é uma prática extremamente simples, mas que gera MUITA fidelização: basta baixar um aplicativo de repost, totalmente gratuito, e compartilhar em seu feed as fotos de alguns clientes.
Vale a pena, inclusive, estimulá-los a postarem fotos marcando o estabelecimento, inclusive nos stories do Instagram. Nesse último caso, não deixe de adicionar a publicação aos stories do próprio restaurante como forma de agradecimento.
POSTE FOTOS DE CLIENTES FELIZES EM SEU RESTAURANTE
Por fim, além de repostar fotos, preze por tirar algumas também, sempre captando momentos felizes dos clientes em seu restaurante.
Uma dúvida que costuma surgir nesse momento é em relação ao direito de uso de imagem, e se você também se questiona sobre isso, basta baixar um modelo simples de solicitação na internet para ser assinado pelo cliente fotografado. Mas, via de regra, não é preciso chegar a tanto: dificilmente alguém se sente incomodado com essa prática.
Para entender melhor cada uma dessas ideias, veja o vídeo abaixo:
Importante, se você ainda não abriu seu restaurante:
Todas essas ideias para turbinar as redes sociais do restaurante, no que diz respeito a fazer fotos e vídeos dos pratos, drinks, ambientes e colaboradores, devem ser colocadas em prática antes mesmo de o negócio começar a de fato funcionar.
Com isso, cria-se antecipação e é despertada, no cliente, a vontade de conhecer seu estabelecimento assim que ele abrir as portas.
Outro ponto que você jamais deve esquecer é o fato de que as redes sociais são voltadas para interação, mas não deixam de ser também um forte canal de atendimento cada vez mais utilizado pelas pessoas.
Sendo assim, treine o responsável (caso não seja você) para interagir com o público da forma correta, respeitando o perfil do mesmo, e também para saber lidar com comentários negativos que receber, sempre prezando pela educação e, ainda, pela máxima de que “o cliente tem sempre razão”. Falamos mais sobre isso nesse artigo, não deixe de ler.
Nossa última dica é que você busque se aperfeiçoar cada vez mais também nesse assunto, buscando cursos e treinamentos a respeito, que possam fortalecer sua marca no mundo digital, melhorando seus resultados no “mundo real”, como o Treinamento Mídias in Food.
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